Vida de Milton Santos personalidade baiana importante no cenário acadêmico e cultural é tema de palestra no IHG. Confira as notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Buscando resgatar a memória de personalidades baianas importantes no cenário acadêmico e cultural, o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana promoveu na tarde desta quarta-feira (19/10/2011), uma palestra sobre a vida e obra do geógrafo Milton Santos. O tema foi exposto pelo professor doutor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Fernando Conceição.

Durante o encontro, o palestrante, que publicará em breve a biografia autorizada de Milton Santos, narrou a trajetória do geógrafo negro baiano, morto há dez anos, que teve projeção mundial, sendo o ganhador em 1994 da maior honraria reservada aos nomes da geografia – o Prêmio Valtran Lutz – equivalente ao prêmio Nobel.

“Milton Santos foi professor, pesquisador e jornalista, autor de vários livros, tendo ensinado nas maiores e mais importantes universidades do mundo, como a Universidade Sorbonne, Paris V. Foi responsável também pela criação de conceitos na Geografia como a divisão do espaço geográfico em circuitos de economia, possibilitando o entendimento da Geografia Humana”, destacou Fernando Conceição.

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, Newton Bellas Vieira, ressaltou a importância de divulgar o nome do conterrâneo ilustre que honrou a Bahia. “Ele era um grande homem, um defensor das liberdades, era o Josué de Castro da Bahia”, completou.

Estiveram presentes no encontro a Presidente da Academia Feirense de Letras, professora Lélia Vitor Fernandes; o jornalista e escritor, Franklin Maxado e a Promotora Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Luluda Barreto.

Revitalização no galpão de artesanato do, Centro de Abastecimento, fará parte da reordenação do entreposto comercial onde irá ganhar artes do Pelourinho

O galpão do artesanato no Centro de Abastecimento, composto por 16 pavimentos, vai ganhar ares do Pelourinho, em Salvador. O local, onde são comercializados produtos feitos com couro, barro e cerâmica, dentre outros, será totalmente revitalizado. Os trabalhos serão executados pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), em parceria com a empresa Matiz Cores e Tintas.

As intervenções estão previstas no processo de reordenação do entreposto comercial. O início do trabalho de pintura dos boxes será autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na próxima segunda-feira (24/10/2011), às 7h30, conforme informa o secretário municipal de Comunicação, Fabrício Almeida, que visitou o equipamento juntamente com o secretário Magno Felzemburg e profissionais da imprensa local nesta quarta-feira (19/10).

Os comerciantes e artesãos receberam com muita alegria a notícia. Gilson Brandão, que trabalha no local há cerca de 10 anos, acredita que a revitalização dos boxes irá impulsionar os negócios. “As pessoas terão mais prazer em fazer suas compras em um local reformado, com aspecto de limpeza e bem cuidado”, avalia.

A artesã Jaqueline Barbosa também festejou. “O Centro de Abastecimento recebe pessoas de várias cidades e também de outros estados. E, normalmente, as pessoas que procuram o galpão do artesanato vêm para levar uma lembrança de Feira de Santana. Quando a reforma for concluída, o espaço vai ganhar aspecto mais moderno e as pessoas encontrarão um local agradável para fazer suas compras”, afirma.

O comerciante Antonio Cordeiro lembrou que há muitos anos o entreposto não recebia atenção especial do poder público. “As melhorias são mais que merecidas, porque o Centro de Abastecimento é um complexo que contribui para o desenvolvimento econômico e social do município. O comércio de artesanato agora vai ganhar um grande estímulo. Os clientes se sentirão em um novo ponto turístico da Princesa do Sertão”, destaca.

Para o secretário Magno Felzemburg, a economia e o turismo ganharão mais impulso a partir da reordenação do Centro de Abastecimento. “O Governo Municipal está trabalhando para oferecer aos comerciantes, feirantes e consumidores que utilizam o equipamento melhores condições de compras, trabalho e lazer”, pontua.

Prefeitura reimplanta turno único, a medida passará a vigorar a partir de 1º de novembro

Os serviços públicos municipais de caráter administrativo serão cumpridos em turno único, das 7h30 às 13h30, a partir de 1º de novembro. As 30 horas semanais de trabalho vão ser preenchidas durante cinco dias da semana, de segunda-feira à sexta-feira. A Prefeitura de Feira de Santana considera que o turno único contribuirá para a redução do custeio da máquina pública.

Além disso, leva-se em conta que a Administração tem o dever de buscar todos os mecanismos ao seu alcance para maximizar os recursos públicos, sem contar que outras esferas da Administração e em outros Poderes do Estado já têm seu funcionamento fixado em tal regime.

Conforme o Decreto 8.410, de 19 de outubro de 2011, a medida não se aplica aos serviços e atividades que demandem atendimento continuado ou mediante escalas de turnos sucessivos e regime de plantão. Para tanto, a Secretaria de Administração poderá expedir instruções complementares para a fiel execução, em especial no que diz respeito ao controle de frequência e do cumprimento da carga horária estabelecida.

A medida designa ainda que os secretários do Município, Procurador Geral do Município, chefe de Gabinete do Prefeito e dirigentes máximos de entidades da Administração Descentralizada poderão, eventualmente, designar servidores para a execução dos serviços internos de apoio técnico e administrativo, em regime diverso.

Segundo o secretário municipal de Administração, João Marinho Gomes Júnior, a medida é bastante positiva para o Governo Municipal. “No final do ano e em janeiro há uma redução na procura pelos serviços da Prefeitura. Portanto, o “turnão” é uma forma de racionalizar os custos e não prejudica a comunidade”, pontua. Ele acrescenta que não há previsão de quando termina o regime em turno único.

A previsão do secretário municipal da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves, é que o novo horário de trabalho acarrete numa redução de aproximadamente R$ 450 mil ao mês. “Com o turnão há redução em vale-transporte, energia, telefone e combustível. Por isso a diminuição no custeio da máquina pública”, explica.

Ônibus digital disponibiliza equipamentos para aulas de informática no distrito de Humildes

Diversos estudantes da comunidade de Pau Seco, localizada no distrito de Humildes, vão receber noções de informática a partir desta quinta-feira (20/10/2011) no ônibus digital. As aulas serão ministradas por orientadores da Prefeitura de Feira de Santana e têm a parceria da Microsoft.

Segundo o coordenador do programa Feira Cidade Digital, Antenor Moraes, o ônibus sempre atende às comunidades durante a semana para aulas de informática ou para o Projeto Procon Móvel. Aos finais de semana, diz ele, o equipamento se desloca aos bairros e distritos em diferentes ações sociais.

“O ônibus recebe várias solicitações da comunidade. Para atender algum local só precisa está disponível e ser encaminhado um ofício ao presidente da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, César Orrico, solicitando o equipamento”, explica Moraes.

Neste sábado (22/10) o ônibus vai estar na Associação Comunitária São Brás, bairro Mangabeira, pela manhã; e a tarde na Associação de Moradores da Igreja Batista. No domingo (23/10) o equipamento estará na 4ª Cavalgada de Boa Vista, em Tiquaruçu, e na segunda-feira (24/10) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do bairro Lagoa Subaé.

Já no dia 25 de outubro (terça-feira) o ônibus vai atender o Procon Móvel, no dia 26 retorna ao Creas do Lagoa Subaé e nos dias 27 e 28/10 voltará a Pau Seco. No dia 29/10 (sábado) o ônibus vai integrar as atividades do projeto Ronda nos Bairros, da Rádio Subaé AM.

Desde que foi entregue, em fevereiro de 2010, o equipamento já percorreu localidades como o Feira X, Bonfim de Feira, Loteamento Parque Bela Vista, Cidade Nova, Tomba, Maria Quitéria, Viveiros, Centro de Cultura Amélio Amorim, Capuchinhos, Rua Nova, Nova Esperança, Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum), Monte Pascoal, São João do Cazumbá, Queimadinha e Pedra do Descanso, dentre outros locais.

Prefeito destaca resultados da viagem a Brasília, a avaliação foi feita durante o Programa Subaé Notícias

Aquisição de equipamentos agrícolas, inserção do Plano Brasil Sem Miséria e implantação do Projovem Trabalhador em Feira de Santana. Esses foram alguns dos assuntos tratados pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante sua viagem a Brasília, na última terça-feira (18/10/2011). A avaliação foi feita durante o Programa Subaé Notícias, da Rádio Subaé AM, na manhã desta quinta-feira (20/10).

O programa jornalístico é ancorado pelo radialista Carlos Geilson. O prefeito destacou a preocupação em inserir o município em programas que garantam oportunidades para os jovens. “Estive com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para solicitar a inclusão de Feira de Santana no ProJovem Trabalhador”, salientou.

O programa é destinado a jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. “Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de frequência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula”, explicou Tarcízio.

Outro aspecto positivo destacado pelo prefeito como resultado de sua viagem a Brasília é a inserção da cidade no Plano Brasil Sem Miséria, projeto do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “É uma iniciativa que visa a melhoria das condições de vida das pessoas carentes. Entreguei toda a documentação necessária pessoalmente a ministra para que possamos ter esse benefício em Feira”.

O prefeito revelou ainda que a aquisição para equipamentos agrícolas já está em fase final. “Tudo já foi adquirido e estamos aguardando apenas a liberação do recurso para que os equipamentos cheguem. São tratores, caçambas, carros pipa dentre outros maquinários importantes para as atividades do homem do campo”, ressaltou Tarcízio.

Durante sua viagem a Brasília, o prefeito Tarcízio Pimenta também apresentou o projeto da Central de Monitoramento para inclusão na pauta do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). “Também cobramos do Ministério da Integração Nacional a agilidade para conclusão de obras de saneamento na cidade”, frisou.

Mais ruas pavimentadas no bairro Calumbi, quatro vias começaram a receber calçamento na manhã desta quinta feira

A população do bairro Calumbi está sendo contemplada com mais obras de urbanização. Na manhã desta quinta-feira (20/10/2011) foram iniciados os serviços de pavimentação a paralelepípedo de mais quatro vias do bairro. São elas as ruas Passeio 10, Tatumirim, Tramaturgo e travessa Tramaturgo. Em apenas dois dias, já foram iniciadas intervenções urbanas em 13 ruas do bairro.

Ao autorizar o início das obras, o prefeito Tarcízio Pimenta salientou que o volume de serviços reflete a carência desta região da cidade em urbanização. “Na quarta-feira iniciamos obras em nove ruas do loteamento Tropical, agora mais quatro no mesmo bairro, com o objetivo de melhorar as condições de vida dessas pessoas”, afirma.

Somente na rua Passeio 10 serão implantados 1.687 metros quadrados de paralelepípedo. Na rua Tramaturgo serão mais 1.449 metros quadrados de pavimentação. Na Tatumirim o serviço resultará em 127 metros quadrados, enquanto na travessa Tramaturgo serão implantados 440 metros quadrados de paralelo.

Os trabalhos serão executados pela empresa T&F Construções, vencedora de licitação pública realizada pela Prefeitura. O prazo para conclusão é de 90 dias. O início das obras foi acompanhado de perto pelos moradores. “A gente espera por isso há mais de 20 anos. Agora o nosso sonho está sendo realizado”, destacou Marluce Silva, moradora da rua Passeio 10.

A empresa GVT é notificada por danificar a rua Castro Alves em Feira de Santana quando executava serviços

A empresa de telefonia GVT será notificada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano por danificar um trecho da rua Castro Alves, no centro da cidade. O serviço que estava sendo executado sem autorização do Poder Público Municipal foi flagrado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, na manhã desta quinta-feira (20/10/2011).

Um caminhão que estava a serviço da empresa também foi apreendido por estar estacionado na contra-mão. O veículo foi recolhido ao pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito. O prefeito Tarcízio Pimenta informou ainda que a empresa terá que arcar com os custos para recuperação da via.

O serviço que estava sendo executado no local causou a insatisfação de pessoas que trabalham na localidade ou trafegam pela via regularmente. “Todos aqui ficaram revoltados com isso. A rua estava em perfeito estado, e de repente vem esse pessoal para cortar o asfalto”, relatou o mecânico Roberto Sena.

As ruas, Aristides Novis e Castro Alves já foram contempladas com nova sinalização e recuperação de vias

Após o banho de asfalto nos principais corredores de tráfego de Feira de Santana, o Governo Municipal, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) deu início aos trabalhos de sinalização vertical e horizontal nas vias asfaltadas.

De acordo com o secretário Flailton Frankles, o serviço tem como propósito garantir melhor fluidez e segurança ao trânsito no município.

“A cidade tem recebido atenção especial com relação ao asfaltamento em diversas ruas e a SMTT avança fortemente na sinalização destas vias, atendendo a orientação do prefeito Tarcízio Pimenta de que seja feita a sinalização horizontal e vertical em toda a cidade”, afirma.

As intervenções já contemplaram as ruas Aristides Novis, Castro Alves e Quintino Bocaiúva. Segundo Frankles, as ruas São Salvador, no bairro Tomba, e Pax, no bairro 35 BI, serão as próximas.

Ponto facultativo no dia do Servidor Público, serviços essenciais à população serão mantidos no dia 28 de outubro

As repartições públicas municipais que não prestam serviços essenciais à população e não estão sujeitas a regime de plantão terão o expediente facultativo no dia 28 de outubro (sexta-feira), Dia do Servidor Público.

Já o expediente nas repartições públicas, no dia 14 de novembro, será cumprido por compensação mediante acréscimo de uma hora de jornada de trabalho nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de outubro. Esta data antecede o Dia da Proclamação da República, 15 de novembro, feriado nacional.

O decreto 8.411, de 19 de outubro de 2011, foi publicado em jornal de circulação local nesta quinta-feira (20/10/2011).

Estudantes de escolas municipais e estaduais, participaram das provas finais da I Gincana Ecológica nesta sexta

Sete equipes de escolas da rede municipal e estadual vão disputar a final da I Gincana Ecológica, nesta sexta-feira (21/10/2011), das 9 horas às 16 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Joselito Amorim. Durante as provas, os estudantes recolheram 120 mil garrafas pet, 257 litros de óleo de cozinha e plantaram mais de 200 mudas de árvores.

A equipe que conquistar o primeiro lugar será premiada com uma viagem para o Zoológico e Museu da Eletricidade, ambos em Salvador. Os estudantes que conquistarem a segunda colocação na Gincana terão a oportunidade também de conhecer o Zoológico.

Já a equipe que obter a terceira posição terá como prêmio um passeio em alguns pontos turísticos de Feira de Santana, como o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, Museu Parque do Saber, Observatório Antares, dentre outros.

As garrafas pet arrecadadas serão encaminhadas à Associação Ecológica, situada em São Gonçalo dos Campos, para a construção de uma casa sustentável. Já o óleo de cozinha será destinado para o Movimento Água e Vida. Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental, Horácio Amorim, os estudantes aprenderam a cuidar do meio ambiente de forma prazerosa, divertida e educativa.

“Através das atividades, os estudantes conheceram bem de perto os efeitos maléficos que alguns produtos causam ao meio ambiente. Durante a solenidade de premiação serão realizados desfiles com roupas confeccionadas de materiais recicláveis, coreografia, apresentação artística, além de outras atividades”, informa.

Participam da competição a Escola Comunitária Luis Alberto, Professor José Raimundo de Azevedo (Caic), Célida Soares Rocha, Maria Antonia da Costa, Antonio Lopes, e os colégios estaduais Erasmo Braga, e Regis Bittencourt.

Simplificação no processo de abertura de empresas, este benefício será garantido através de convênio entre Prefeitura e Juceb

Os empreendedores em Feira de Santana contarão com uma importante ferramenta que irá agilizar os procedimentos para inscrição, fechamento, alteração e legalização de empresas no município. Nesta sexta-feira (21/10/2011), a Prefeitura Municipal e a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) assinam o termo de convênio para implantação da REDESIN (Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

O Município é o primeiro do interior da Bahia a integrar o cadastro unificado. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, o novo sistema online irá desburocratizar o processo implicando em redução de custos e rapidez na abertura de empresas.

“Quando um empresário der entrada na inscrição de uma nova empresa na Junta Comercial, por exemplo, o processo circulará na rede e os órgãos municipais, estaduais e federais terão rito acelerado e darão seus despachos por meio do sistema denominado REGIN, proporcionando facilidade e redução de custos aos empreendedores”, explica.

Ainda conforme Wagner Gonçalves, apenas os empreendimentos que exijam fiscalização específica, por executarem atividades que ofereçam riscos à saúde humana e ao meio ambiente, necessitarão de procedimentos específicos. “Os demais terão rito sumário e simplificado”, acrescenta.

A cerimônia de celebração do convênio será realizada, às 16 horas, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, situado no bairro São João. Antes disso, a partir das 14 horas, representantes da Juceb irão apresentar o sistema aos profissionais de contabilidade e empresários.

* Com informações do site da Prefeitura de Feira de Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]