Veículos de transporte de substâncias inflamáveis devem ser estacionados em local adequado.Confira as notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Visando itensificar a fiscalização do transporte de produtos perigosos em veículos que circulam pela cidade sem licença ambiental, o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), Antonio Carlos Daltro Coelho, esteve reunido com representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, na última sexta-feira (30/09/2011).

Segundo ele, o objetivo da reunião foi discutir um local adequado para que esses veículos possam ficar estacionados, sem causar danos à saúde da população.

“Conversamos também com os empresários para que seja construído um ponto de apoio fora do centro da cidade para os veículos pernoitar. Precisamos proteger a população de possíveis acidentes com produtos inflamáveis”, aponta.

Durante a reunião também estiveram presentes, a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maísa Macedo, e representantes de órgãos como, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

A secretaria Municipal de Saúde promove a campanha de prevenção ao Câncer do Colo Uterino que será realizada de 3 de outubro a 30 de novembro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), vai promover mais uma edição da Campanha de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, que será realizada no período de 03 de outubro a 30 de novembro. O lançamento da quarta edição da campanha ocorreu no dia 27 de setembro, no auditório da SMS.

Segundo a coordenadora do Paism, Rita Rios, a campanha visa, sobretudo, estimular os médicos e enfermeiros que realizam os exames preventivos nas unidades a colherem mais lâminas. “O câncer do colo uterino pode ser prevenido com a realização de exames preventivos. Então queremos empenhar estes profissionais a atuarem mais na busca das pacientes, colhendo mais lâminas, e assim incentivando a prevenção da doença”, salienta.

Ainda de acordo com a coordenadora do Paism, serão premiados os profissionais que colherem os maiores números de lâminas no período da campanha.

“Estamos definindo as premiações e iremos anunciá-las durante o lançamento da campanha. Na oportunidade, vamos apresentar as metas de cada unidade e vídeos com depoimentos dos médicos e enfermeiros, traçando uma análise da rede. Certamente, será o momento oportuno para avaliarmos formas de qualificar a rede de patologia cervical”, considera Rita Rios.

Licitação para contratação de empresas de engenharia será realizada no dia 7 de outubro e pavimentará ruas do Campo Limpo e Feira X

Mais seis ruas localizadas em diferentes bairros do município serão pavimentadas com paralelepípedo dentro em breve. Dessa vez a Prefeitura de Feira de Santana vai contemplar a Rua E, no conjunto Feira X, ruas Simplício, Simples e Simplicidade, no Campo do Gado Novo, 1ª Travessa Pax, localizadas no bairro Subaé, e Travessas Gonçalves Dias I e II, situada no bairro Campo Limpo.

As primeiras licitações públicas para contratação de empresas de engenharia responsáveis pela obra serão realizadas no dia 7 de outubro. O recebimento e julgamento das propostas para a obra do Feira X será às 8h30, do bairro Subaé às 10h30, e do Campo Limpo às 14h30.

As propostas serão entregues no Salão de Licitações, na avenida Sampaio, 344, centro, e vai ser observado o critério “Menor Preço”. No dia 14 de outubro, o Governo Municipal realiza o certame para contratar empresa de engenharia para os serviços do Campo do Gado Novo, às 8h30. Este processo também vai ser realizado sob a modalidade “Menor Preço”.

Os interessados poderão obter mais informações e adquirir o “Convite” no Departamento de Licitações e Contratos, no prédio da Prefeitura Municipal, nos dias úteis, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações através dos telefones (75) 3602 8345/8319. As publicações foram divulgadas em jornal de circulação local.

Boa parte do recapeamento da rua Coronel José Pinto nas proxímidades do shopping Boulevard já foram concluidas

Grande parte da rua Coronel José Pinto, localizada no bairro São João do Cazumbá, já foi asfaltada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Iniciados neste sábado (01/10/2011), os trabalhos estão concentrados em uma parte da via e, nas proximidades do Shopping Boulevard, foi concluído o recapeamento.

O serviço está sendo executado com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, são 747 toneladas de asfalto na Coronel José Pinto e no complemento da avenida Iguatemi e rua Tupinambá.

A melhoria está sendo executada pela Construtora Paisart, desde o Shopping Boulevard a área da rua Leolinda Bacelar. Neste domingo (02/10/2011) o prefeito Tarcízio Pimenta esteve no local para acompanhar o andamento dos serviços.

Os moradores da Rua Bela Vista II no bairro Parque Getúlio Vargas serão contemplados com a pavimentação em paralelepípedo da via pública nesta segunda-feira (03/10), às 7h30

Dezenas de moradores da rua Bela Vista II, situada no bairro Parque Getúlio Vargas, serão contemplados com a pavimentação em paralelepípedo da via pública a partir desta segunda-feira (03/10/2011), às 7h30. O início da obra será autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e, para a comunidade, a iniciativa representa uma grande melhoria.

Segundo a cozinheira Rosa Cristina Carvalho, o calçamento da rua é um grande avanço para todos os moradores. “É a melhor coisa que tem, porque quando chove fica um lameiro. A pavimentação vai ser uma bênção”, declara a moradora.

Para o pedreiro Edilson Souza, a obra vai trazer diversos benefícios, já que a comunidade enfrenta vários problemas sem o calçamento. “Será muito bom porque quando chove tem lama, o mau cheiro do esgoto aumenta e aparecem mais muriçocas”, comenta.

Quem também está satisfeita com o serviço é a dona de casa Nelza de Brito, que reside na rua Bela Vista II há dois anos. “Ficamos muitos felizes em saber que nossa rua vai ser calçada. Quando chove a rua fica empoçada e para a gente andar é mais difícil”, ressalta.

Setor da Ceasa( Centro de Abastecimento) recebe novos postes e pavimentação asfáltica

O Governo Municipal dar continuidade a uma série de melhorias no Centro de Abastecimento. Na manhã deste domingo (02/10/2011) a Secretaria Municipal de Serviços Públicos começou a aperfeiçoar a iluminação no setor da Ceasa, reduzindo a altura de sete postes para oferecer melhor visibilidade.

Em vez de 17 metros de altura, os postes passam a ter 11 metros de altura. Segundo o encarregado da obra, João da Conceição, os trabalhos serão concluídos até o próximo domingo (09/10/2011). O serviço está sendo executado pela Empresa Ghia Engenharia, contratada pela Prefeitura de Feira de Santana através de licitação pública.

No setor da Ceasa, o Governo Municipal também realizou a pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o que agradou vários comerciantes. Um deles é José Domingos Rodrigues, transportador de frutas e verduras no entreposto comercial há mais de 40 anos.

“O Centro de Abastecimento melhorou 70% e tudo isso só ajuda nosso trabalho. A drenagem mesmo está melhor, agora só é preciso suspender o funcionamento dos bares à noite por causa do vandalismo”, disse Rodrigues.

A intervenção da Prefeitura de Feira de Santana também agradou o transportador de frutas Ramiro Santana. “A pavimentação foi muito boa porque acabou com os buracos. Além disso, foram retiradas as barracas do meio da rua e para descarregar as frutas ficou muito melhor”, considera.

O Cube Euterpe Feirense promoveu neste domingo (02/10) o encontro de figuras populares da Princesa do Sertão

O Clube Euterpe Feirense está lotado por cordelistas, músicos, jornalistas e compositores no 10º Encontro de Figuras Populares de Feira de Santana, realizado neste domingo (02/10/2011). Todos os anos o encontro reúne pessoas de diferentes segmentos com o intuito de valorizar grandes personagens da Princesa do Sertão.

E para participar da festa, afirma o organizador do evento e repórter fotográfico, Reginaldo Pereira (Tracajá), alguns dos pré-requisitos essenciais são sinceridade, autenticidade e bom humor. “Nossa ideia é reunir amigos e valorizar a cultura popular da nossa Feira de Santana”, disse.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta parabenizou o organizador do evento pelos encontros e por manter este trabalho. “Gosto de vir sempre porque me recordo da minha infância quando encontro Tracajá. As lembranças são muito boas”, destaca o prefeito.

Também presente no evento, a primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta destacou que eventos como o Encontro de Figuras Populares são muito importantes. “Nestes encontros as pessoas conhecem a cultura popular de Feira de Santana”, observa.

O evento também contou com a presença dos secretários municipais de Saúde, Getúlio Barbosa, de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira e chefe de Gabinete, Milton Britto.

Novo sistema online no Procon irá proporcionar, maior agilidade e eficiência no serviço prestado ao consumidor

A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) em Feira de Santana tem oferecido atendimento mais eficiente e com maior agilidade. O resultado obtido é conseqüência da implantação do novo sistema online, instalado há quase dois meses.

“Este novo sistema, no qual todos os atendimentos e processos são cadastrados tem facilitado o dia a dia da equipe de funcionários do orgão e do consumidor”, assegura o superintendente do órgão, Rafael Cordeiro.

Ele explica que o cidadão que eventualmente prestar uma queixa e que já possua cadastro, todo o processo poderá ser visualizado e acompanhado. “Além de não precisar mais cadastrá-lo, todo o andamento processual e até mesmo a data da audiência poderá ser visualizada”, afirma, acrescentando que “tudo isso de maneira simples e agiu gerando maior comodidade ao consumidor”.

Com esse banco de dados online, o Procon conta com maior capacidade de armazenamento de informações, além de ser mais seguro para o consumidor.

Câmeras da Seprev no combate a crimes, flagrou arrombamento em restaurante no Centro de Feira de Santana

A segurança pública em Feira de Santana conta com importante reforço através da Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). Equipada com 15 câmeras de alta resolução, mesmo em fase de teste, a Central já está auxiliando o trabalho dos órgãos de segurança no município.

No último domingo (02/10/2011), às 22 horas, as câmeras flagraram uma tentativa de arrombamento a um restaurante na rua Castro Alves, no Centro. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Vinícius Alves, viaturas foram deslocadas para o local. O autor da tentativa de arrombamento foi identificado como Jeferson Silva Santos, 20 anos.

“Ao chegarmos ao local do crime flagramos o acusado tentando arrombar a porta de aço que dá acesso à área interna do restaurante. Imediatamente entramos em contato com o proprietário do estabelecimento e encaminhamos o acusado para a Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio”, informa Marcos Vinícius.

Para o comandante da Guarda Municipal, a Central de Monitoramento vai contribuir para a redução dos índices de violência em Feira de Santana. “Além de auxiliar no trabalho das polícias e da Guarda, as câmeras vão ajudar a inibir a ação de marginais”, avalia.

* Com informações do site da Prefeitura de Feira de Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113605 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]