Unidades de ensino serão entregue nesta sexta-feira no distrito de Matinha. Confira outras notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A comunidade do distrito de Matinha será contemplada com duas unidades de ensino totalmente reformadas na manhã desta sexta-feira (14/10/2011). As escolas municipais Iêda Barradas Carneiro e Santa Isabel estão situadas nas localidades de Fazenda Salgada e Jacú, respectivamente.

Na Escola Iêda Barradas as melhorias compreendem a ampliação do espaço com a construção de mais uma sala de aula, troca de piso, manutenção do telhado, revisão das redes elétrica e hidráulica, além da reforma dos sanitários e colocação de forro PVC. A cozinha da unidade recebeu também instalação uma pia inox.

Para a professora Rubenildes Franscisca da Conceição, diretora da Escola Iêda Barradas Carneiro, a ampliação da unidade representa uma grande ganho para a comunidade. “Estamos muito felizes com a iniciativa do prefeito Tarcizio Pimenta. Desde que a escola foi construída na década de 60 nunca recebeu melhorias, e agora temos tudo arrumado com piso, revestimento nas paredes e espaço para acomodar todos os alunos”, ressalta.

Na Escola Santa Isabel foram realizados serviços de pintura geral do prédio, colocação de forro PVC e revestimento cerâmico em todas as salas e demais dependências.As intervenções incluíram também a construção do muro e colocação de um portão.

“Temos mais segurança e tranqüilidade com a área toda murada e com portão. Agora me sinto realmente trabalhando numa escola com tudo limpo e novinho”, comemorou a funcionária da unidade, Maria das Graças de Jesus.

Conselho de Educação aprova calendário escolar escolas que aderiram à greve terão aula até o dia 6 de janeiro

Estudantes das escolas municipais que aderiram à greve terão aula até o dia 6 de janeiro de 2012, e os que forem submetidos à recuperação farão as provas entre os dias 9 e 13 de janeiro. O calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), especialmente para as unidades de ensino que deflagraram greve, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação na última segunda-feira (10/10/2011), na Seduc.

A portaria com a resolução do Conselho vai ser publicada nesta sexta-feira (14/10/2011), conforme o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo. Nos meses de novembro e dezembro, os estudantes também terão aulas em três sábados e, em janeiro de 2012, as atividades acontecem de segunda-feira a sexta-feira.

“Da forma que o calendário foi preparado serão cumpridos os 200 dias letivos e os alunos vão ter 30 dias de férias”, explica o secretário. Nas unidades de ensino que não aderiram ao movimento grevista, informa Azevedo, as aulas encerram no dia 16 de dezembro, enquanto os alunos que farão recuperação terminam as atividades no dia 23 de dezembro.

O Conselho Municipal de Educação é constituído por 11 órgãos e membros da sociedade, a exemplo do secretário municipal de Educação e técnicos da Seduc, Diretoria Regional de Educação (Direc), Associação dos Professores Licenciados do Estado da Bahia (APLB), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), pais, alunos, professores e técnicos.

Procon atua nas escolas da rede municipal projeto visa dar noções de consumo a crianças e adolescentes

A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) irá oferecer serviços na área jurídica como denúncias, queixas e instruções sobre Direito do Consumidor para pais, alunos e demais membros da comunidade escolar. O objetivo do projeto é dar noções de consumo a crianças e adolescentes das escolas da rede municipal.

Segundo o superintendente municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Rafael Pinto Cordeiro, serão oferecidos os mesmos serviços disponibilizados no Procon Móvel nos bairros. “A partir do próximo mês daremos início as ações nas escolas. Vamos aproveitar a estrutura física e os equipamentos tecnológicos implantados nas escolas municipais através do Programa Feira Cidade Digital”, explica.

O Procon Móvel já atendeu diversos bairros da cidade como: Tomba , Cidade Nova ,conjunto Feira X , Rua Nova e Viveiros.

Exposição e contação de histórias no Planetário cerca de oito escolas visitam o Museu Parque do Saber diariamente

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo tem sido uma ótima opção de lazer e conhecimento para milhares de crianças que estudam em escolas municipais, estaduais e particulares. Nesta semana, em comemoração ao Dia das Crianças, o planetário promove o projeto “É tempo de Brincar e de Aprender” com exposições, experimentos científicos, contação de histórias e exibição de filmes.

Durante a visita os estudantes são acolhidos pelo diretor do Parque do Saber, Basílio Fernandez, e em seguida acompanham as exposições de experimentos físicos, organizada pelo Observatório Antares, e dos ambientes da natureza, disponibilizada pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

Nesta quinta-feira (13/10/2011) o equipamento recebe a visita das Escolas Municipais Maria Esther e José Alves de Matos, localizadas no distrito de Humildes, Colégio Jovens Brilhantes, situado no bairro Parque Ipê, além de outras unidades de ensino. Diariamente, informa Fernandez, em torno de oito escolas tem visitado o equipamento.

“Também recebemos escolas de Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Santo Amaro e Serrinha. A expectativa de receber 4 mil estudantes durante essa semana está sendo cumprida. Somente no dia 11 tivemos 1.100 crianças no Parque do Saber e hoje (quinta-feira) devemos bater nosso recorde com a observação do céu através de telescópios, de 1.200 pessoas”, informa o diretor.

A diretora do Colégio Jovens Brilhantes, Joilma dos Anjos, afirma que a estrutura do equipamento é muita boa, sem contar com os ensinamentos oferecidos nas exposições. “O material exposto apresentado na exposição Ambientes da Natureza foi estudado por alguns alunos da nossa escola há poucos dias e serviu para aperfeiçoar os ensinamentos”, ressalta.

Para o estudante da Escola Municipal José Alves de Matos, Daniel dos Santos, a visita foi muito produtiva. “Sempre tivemos curiosidade em conhecer o Parque do Saber. O espaço é bonito e tem muita coisa interessante”, declara. A programação se estende até esta sexta-feira (14) e é aberta ao público.

Investimento em melhorias no Lagoa Subaé autorizada obra de pavimentação na avenida Periférica

Moradores e comerciantes do bairro Parque Lagoa Subaé receberam com muita alegria a notícia do início das obras de pavimentação em paralelepípedo da avenida Periférica. As obras envolvem recursos próprios do Município da ordem de R$ 324 mil e serão executadas pela empresa Metro e Cia Construção, Comércio e Representação Ltda, vencedora da licitação promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.

O proprietário de um supermercado situado na via, Gilberto Dias de Vitória, agradeceu ao prefeito pela realização dos serviços. “Esta obra vai trazer muitos benefícios para os comerciantes do nosso bairro, porque com a principal avenida pavimentada as pessoas terão melhores condições de trafegar e isso vai contribuir para atrair mais clientes e, consequentemente, mais lucros”, afirma.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou o compromisso do Governo Municipal em proporcionar melhores condições de vida aos cidadãos de Feira de Santana. “Estamos atendendo uma reivindicação de mais de 10 anos, período em que nada se fez pela comunidade do Parque Lagoa Subaé. A comunidade foi contemplada com obras de esgotamento sanitário, iluminação pública, praças e agora estamos iniciando a primeira etapa dos serviços de pavimentação”, afirma.

Para o líder comunitário Marcos Roberto Santos, as obras irão proporcionar o desenvolvimento do bairro. “Hoje estamos testemunhando o cumprimento de mais uma promessa, que tem como objetivo garantir cidadania e dignidade aos moradores desta região. Os pedestres não vão mais precisar enfrentar lama, poeira e os motoristas poderão passar com seus carros sem precisar se preocupar com a buraqueira”, destaca.

Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, o prefeito Tarcízio Pimenta aproveitou para anunciar a entrega de duas escolas municipais reformadas no distrito de Matinha e o início de obras de pavimentação da rua São Cristóvão, distrito de Tiquaruçu, nesta sexta-feira (14). No próximo dia 31 de outubro, o Governo Municipal inicia as obra de pavimentação da rua Jandaia, no bairro Parque Ipê.

Novos pontos de iluminação na zona rural serviços concentrados nos distritos de Matinha e Humildes

O fornecimento de iluminação para as comunidades que não dispõem do serviço é mais uma meta do Governo Municipal. A atividade desenvolvida pela Secretaria de Serviços Públicos, através do Departamento de Iluminação Pública, realizou a instalação de 26 novos pontos de iluminação na zona rural de Feira de Santana, nos últimos dias.

As localidades contempladas com o serviço foram os distritos da Matinha e Humildes com 15 e 11 novos pontos de iluminação, respectivamente. “A ação atende uma reivindicação antiga dos distritos, sobretudo, os trabalhadores das empresas instaladas na localidade de Humildes, que durante anos reclamavam de constantes assaltos e da falta de segurança”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Silvio Moreira, outras atividades estão sendo executadas de forma simultânea em diversos bairros da cidade. “Os trabalhos concentram-se em manutenções de pontos de iluminação, bem como na substituição de luminárias em postes localizados em vias e praças públicas”, ressalta.

Nesta quarta-feira (12) as equipes do setor de Iluminação Pública trabalharam no conjunto Feira X, Ponto Central, Morada do Bosque, Brasília, Muchila I, Parque Lagoa Subaé, Tomba e 35°BI.

Município garante assistência funeral benefício inclui velório, urna funerária e translado do corpo

Um total de 34 famílias foram beneficiadas com o auxílio funeral, no mês de setembro. O serviço, garantido para pessoas com renda per capita inferior a 1/4 do salário mínimo (R$ 127,50), é disponibilizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso). O benefício inclui velório, urna funerária, transporte e translado do corpo.

Segundo a assistente administrativa da Sedeso, Neide Andrade, no último mês, foram realizados 15 sepultamentos de adultos, 12 natimorto e sete de recém nascidos. “O serviço é disponibilizado, inclusive, nos finais de semana e feriados. O benefício é garantido para pessoas carentes que não possuem condições financeiras para pagar o funeral do seu ente querido”, afirma.

O serviço funciona em regime de plantão 24 horas por dia, ininterruptamente. As famílias que precisem solicitar o auxílio funeral devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na avenida Getúlio Vargas, 3.417, Santa Mônica, ou manter contato pelo telefone (75) 3221-3439, de segunda a sexta-feira, e (75) 9955-4150 a qualquer horário. O benefício também oferece atendimento com assistente social e advogado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]