Unesco recebe jovens para debater mudança política no mundo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

VII Fórum da Juventude reúne delegações dos 193 Estados-membros além de representatentes de organizações intergovernamentais, do setor privado e acadêmicos.

Quem passou pela sede da Unesco, nesta quarta-feira, escutou línguas dos quatro cantos do mundo. Jovens dos 193 Estados-membros da organização estão reunidos, em Paris, para o sétimo Fórum da Juventude.

Riim Aljama, de 19 anos, mora no Barein e contou que para ela, “oportunidades de encontrar pessoas do mundo inteiro são muito raras”. Ela se disse “muito impressionada com a experiência”.

Troca de Experiências

Já Teddy Fedric, de Granada, disse que o evento é uma oportunidade fascinante “para dividir lições com outros jovens e aprender com essa troca de experiências”.

Carmen Kembde, da Guiné-Equatorial, acredita que “o fórum representa uma oportunidade importante para que jovens se tornem protagonistas de sua história”.

Mas para João Rosa, de Portugal, esse momento já chegou:

“Esta mudança já está a acontecer, os jovens estiveram muito tempo arredados desse espaço de decisão a nível político, a nível social; mas finalmente acordaram e disseram basta, este nao é o futuro que queremos, nem o presente ideal”.

Paulo Coelho e Nizan Guanaes

Qualquer que seja a mensagem desses jovens, o objetivo da Unesco é escutar, e abrir espaço para que outros ouçam também: em todas as mídias – as conferências são transmitidas por webcam na internet – e em vários idiomas o que inclui a linguagem de sinais.

O evento conta com a participação de grandes nomes representando o Brasil: o Mensageiro da Paz e escritor, Paulo Coelho enviou uma mensagem de vídeo no começo deste segundo dia; e Nizan Guanaes participou das palestras do programa.

“O grupo ABC, meu grupo, é um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Essa é também o nosso encargo, nós temos que estar conectados com o mundo à nossa volta. Eu tenho um compromisso com essa geração porque sou um homem da comunicação. E eu fui convidado para ser Embaixador da Boa Vontade para focar nos jovens.”
Mídias Sociais

Jovens discutem violência e desemprego

O Fórum da Juventude na Unesco vai até esta quinta-feira. Com o objetivo de examinar as formas concretas que a juventude pode contribuir para a construção de uma cultura de paz, três questões cruciais devem ser abordadas até o final desta semana: os jovens como cidadãos ativos na vida política e pública; a vulnerabilidade e violência gerada pela exclusão dos jovens; e as barreiras do desemprego.

Para os que não podem viajar até Paris, a Unesco coloca à disposição canais nas redes sociais: uma página foi criada no Facebook para discutir as questões do Fórum da Juventude e existe um perfil da Unesco no Twitter (@unescoNOW). Para participar da conversa, basta usar a hashtag # UNESCOYOUTH.

*Com informações: Rádio Onu

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]