Tarcízio Pimenta destaca que governo investe na pavimentação asfáltica de vias com objetivo de melhorar a trafegabilidade de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Eptran certifica mais 18 profissionais

A Escola Pública de Trânsito (Eptran) vai certificar mais 18 profissionais que participaram do Curso de Qualificação. Os agentes de trânsito (10), guardas municipais (3), fiscais de transporte (3) e policiais militares (2) vão receber o certificado nesta sexta-feira (14), às 19 horas, na sede da escola, localizada na rua Leolinda Bacelar, 464, Kalilândia.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da Eptran, Analu Iglesias, o curso possui carga horária de 80 horas. São ministradas as disciplinas de Legislação de Trânsito, Noções de Primeiros Socorros no Trânsito, Operações de Trânsito e Relações Interpessoais.

“A qualificação procura atualizar os profissionais que exercem suas atividades neste complexo sobre os conhecimentos pertinentes ao trânsito”, explica a coordenadora. A Eptran é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Eleição para Conselho das Comunidades Negras

A eleição para escolha dos representantes que irão compor o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas, biênio 2011/2013, acontece na próxima sexta-feira (14), no auditório da Casa dos Conselhos.

O processo eleitoral conta com um cronograma de votação, que será iniciado às 9 horas até as 9h30 com a participação de representantes do Movimento Indígena com sede em Feira de Santana. A partir das 9h30 até as 10 horas será o momento dos representantes de Grupos de Capoeira ou Banda de Reggae, seguindo com representantes de Instituições Religiosas das 10h às 10h30.

Para que as entidades possam participar da eleição são exigidos CNPJ, ata da diretoria atual e ofício em papel timbrado indicando dois candidatos (um titular e um suplente). Já para os eleitores, é solicitado ofício em papel timbrado indicando cinco pessoas. Toda a documentação deve ser entregue até esta quinta-feira (13) na Casa dos Conselhos, localizada na rua Domingos Barbosa de Araújo, nº 170, bairro Kalilândia.

A eleição será acompanhada por três representantes: um da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, um do Conselho de Assistência Social e outro do Ministério Público Estadual. Maiores informações através do telefone (75) 3614-5843.

Fisioterapia para pacientes do CSE

Para melhorar a autoestima e contribuir na integração social e qualidade de vida dos usuários dos Programas de Controle DST/HIV/Aids, Hanseníase, Asma e Rinite Alérgica (ProAr), o Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho (CSE) disponibiliza sessões de fisioterapia aos pacientes em tratamento e acompanhamento na unidade.

A supervisora de fisioterapia do CSE, Thaís Machado Parente, observa que a prestação do serviço realizada por oito fisioterapeutas vem apresentando resultados significativos no quadro clínico dos pacientes. “As sessões de fisioterapia têm contribuído para reversão dos efeitos dessas patologias”, ressalta.

De acordo com Thaís Parente, o foco do serviço é diferenciado em cada programa. “As atividades educativas e terapêuticas para os pacientes do Programa DST/HIV/Aids são voltadas para a prevenção das alterações funcionais dos portadores, com a proposta de incrementar a qualidade de vida e melhorar a autoestima para vencer o preconceito”, destaca.

Já para os pacientes de hanseníase, diferencia a fisioterapeuta, “as sessões visam prevenir deformidades e incapacidades, monitorar a função neural, manter a integridade e mobilidade das articulações e melhorar a independência funcional nas atividades de vida diária”.

Ainda de acordo com Thaís Parente, a fisioterapia voltada aos pacientes portadores de asma e rinite alérgica tem a proposta de controlar sintomas e melhorar a função respiratória. “As sessões amenizam as crises e evitam idas a emergências e hospitalizações, que podem comprometer ainda mais a saúde dos pacientes, devido aos riscos de se contrair infecções hospitalares”, salienta.

A equipe multiprofissional, que atua no serviço de fisioterapia, presta também um trabalho educativo, com repasse de orientações sobre cuidados e alertas dos fatores que desencadeiam as patologias. O Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho (CSE) está localizado na rua Germiniano Costa.

Criançada lota o Parque da Cidade

Milhares de crianças e adultos lotaram o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho durante o feriado desta quarta-feira (12). A programação especial para o Dia das Crianças garantiu a diversão de todos. E teve opções de lazer e entretenimento para os mais diversos gostos.

Passeio de trenzinho pelo parque, cama elástica e parque infantil, passeio com pedalinho no lago e caminhada ecológica foram algumas das atividades oferecidas. Quem esteve no Parque da Cidade nesta manhã também contou com uma atração surpresa: a apresentação da peça teatral “A Floresta de Mariquita”.

O espetáculo do grupo feirense “Nós Por Exemplo” aborda a importância da preservação da natureza. Na abertura do dia festivo no Parque da Cidade, o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, anunciou algumas novidades para o equipamento.

“Vamos executar o projeto para a construção de três viveiros, através de uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Ibama. Neste local serão abrigadas espécies exóticas de aves. Animais apreendidos e que não conseguiram se readaptar ao meio ambiente”, aponta.

Ele anunciou ainda a criação de uma biblioteca zoobotânica e de um horto com plantas medicinais. “Ambos os projetos também são destinados ao aprendizado dos estudantes. Na biblioteca os alunos terão a disposição livros sobre zootecnia e botânica e no horto aprenderão sobre as plantas medicinais, como plantar, para que servem, enfim”, destacou.

O prefeito Tarcízio Pimenta e a primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta também estiveram presentes. A programação especial do Dia das Crianças segue no próximo domingo (16).

Quiosque na Praça Duque de Caxias

As obras de reforma e recuperação da Praça Duque de Caxias, situada entre a rua Senador Quintino e a avenida Senhor dos Passos, no bairro Olhos D’Água, seguem em ritmo acelerado. Os serviços estão sendo executados durante esta quarta-feira (12), feriado nacional em homenagem a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A obra foi visitada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pelo secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo. Durante esta semana os trabalhos se concentram na construção do quiosque. Os serviços de recuperação da praça estão sendo executados pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em parceria com a empresa Lojas Maia/Magazine Luiza e a Conik Construtora.

A praça irá oferecer espaço para leitura composto por uma banca de revistas e quatro jogos de mesas com cadeiras em concreto, praça de alimentação, parque infantil, internet gratuita, melhorias no módulo policial, requalificação do paisagismo e eficientização da iluminação.

Para o taxista Antonio Leopoldo, a recuperação da praça garantirá também mais segurança para quem trabalha no local. “Esse local estava abandonado, os marginais tomando conta, mas agora a Prefeitura está mudando tudo isso. Com certeza teremos uma nova realidade aqui”, observa.

A técnica de laboratório Jussara Cerqueira acredita que após a reforma a Praça Duque de Caxias voltará a ser o principal ponto de lazer das pessoas que moram na região. “Há alguns anos a praça era o point da turma mais jovem, um local de encontro e entretenimento para pessoas de todas as idades. Todos estamos felizes com esta reforma”, aponta.

Recapeamento da rua Araújo Pinho

Considerada uma das principais vias de ligação entre o centro da cidade e a região do bairro Tomba, a rua Araújo Pinho começou a receber obras de recapeamento asfáltico na manhã desta quarta-feira (12). A intervenção urbana foi autorizada pelo prefeito Tarcizio Pimenta, e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

O recapeamento será executado em uma área de 8 mil metros quadrados, resultando em um total de 768 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O serviço está sendo executado pela empresa Paisart, vencedora de licitação pública promovida pelo Município.

Nesta manhã os trabalhos foram iniciados com a limpeza da via. Em seguida as primeiras camadas de asfalto começaram a ser aplicadas. Moradores e comerciantes acompanharam com bastante entusiasmo o início das obras. “Agora a nossa rua vai ficar muito boa. Vai voltar a ser o que era antes”, declarou o motorista Rui Silva, que reside no local há mais de 40 anos.

A moradora Vânia de Almeida lembra que os motoristas e transeuntes sofrem com a situação da rua. “Depois das obras de esgotamento isso aqui ficou uma buraqueira só. O que dá muita dor de cabeça a quem precisa passar sempre por esta rua. A gente agradece de coração ao prefeito por olhar para o nosso bairro”, aponta.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressalta a preocupação do Governo Municipal em garantir melhores condições de vida para os feirenses. “Estamos fazendo obras como essa em toda a cidade, tanto no centro como nos bairros, melhorando as condições de trafegabilidade”, destaca.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9607 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).