
Concluinte do curso de direito, com vários cursos realizados na área de trânsito na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e em outras instituições, Denílson Santana, atual superintendente municipal de trânsito de Feira de Santana e ex-diretor do departamento de transportes públicos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em entrevista exclusiva para o Jornal Grande Bahia na manhã desta quinta – feira (06/10/2011) nos faz algumas revelações importantes sobre a sua profissão.
Denílson, ressalta que é preciso trabalhar com firmeza no trânsito, conscientizando as pessoas. Segundo ele, o projeto Zona Azul, será uma alavanca para melhor o trafego de veículos e a movimentação no centro de Feira de Santana.
Jornal Grande Bahia – Como está sendo a experiência de estar atuando no cargo de superintendente municipal de transito de Feira de Santana?
Denílson Santiago – Trabalho na área de transito a mais ou menos uns 15 anos, passei uma temporada de quase oito anos no DETRAN – BA Salvador, dei minha contribuição lá e em Feira de Santana.
A área de trânsito para mim é continuidade, se bem que Feira de Santana tem suas peculiaridades, mas o trânsito de Feira de Santana, hoje requer a implantação de uma zona azul e isso é uma das metas a serem alcançadas em período curto.
Nós precisamos conscientizar e trabalhar forte para o trânsito, no que diz respeito a fila dupla, ao estacionamento irregular, a poluição sonora que é outro problema serio em Feira de Santana e vamos tentar atacar todos esses problemas num menor tempo possível, é uma experiência que já foi praticada em Salvador, vamos apenas dar continuidade, onde deu certo, vamos apenas melhorar e atender as necessidades especificas.
JGB – Já existe algum projeto há ser lançado ou ainda em fase de “pensamento”?
Denílson Santana – O nosso projeto principal é a Zona Azul, organizando o trânsito, oxigenando toda a área econômica, comercial de Feira de Santana, dando a todos o mesmo tempo para que fiquem estacionado, fação suas atividades e retorne suas atividades normais.
JGB – Quais são os objetivos em relação aos projetos a serem desenvolvidos, tem algum em particular?
Denílson Santiago – Educação para o trânsito, nós só podemos reduzir a quantidade de acidentes nas estradas e dentro do município se trabalharmos forte a educação para o trânsito, tentando corrigir as distorções daquele que ainda insiste em dirigir bebendo.
A faixa de pedestre, ela não é pra ser usada só para o pedestre atravessar, ele deve saber o momento para atravessar, o condutor saber que é uma obrigação, quando o pedestre estiver na faixa parar, sendo assim, essa conscientização não parte só do condutor, mais também do pedestre.
Nós temos passeios com algumas dificuldades, isso já é reconhecido, o município tá trabalhando pra resolver esse problema, mais o pedestre, ele tem que usar a calçada pois é a única forma de segurança que ele tem pra trafegar em toda área urbana.
JGB – Como reagiu ao ser convidado pra este cargo de superintendente municipal de transito? Já esperava ou foi uma surpresa?
Denílson Santiago – Eu era diretor de transporte a algum tempo e o prefeito Tarcísio Pimenta já havia feito o convite. A meta que estava sendo alcançada e o trabalho que nós estávamos desenvolvendo lá, eu o informei que naquele momento ainda não era possível, pois estava bem envolvido com a equipe na melhoria das linhas de ônibus, com o reestudo e tentando trazer ônibus mais novos e que no momento exato, certo, as coisas iriam acontecer e hoje aqui estamos com o nosso planejamento, montando a equipe com o apoio dos agentes para desenvolver um bom trabalho.
JGB – Ocorre a pretensão de realizar alguma mudança interna?
Denílson Santiago – No momento não, a equipe esta bem, nós precisamos apenas oxigenar, revigorar algumas coisas, mais a equipe esta tranquila, uma das metas nossas é incentivar o plano diretor de trânsito.
O município já fez todos os estudos, e agora é só começar a implantar com o trabalho que o prefeito Tarcísio Pimenta está fazendo, asfaltando as principais vias da cidade e também nos bairros, sendo assim é possível implantar o plano diretor de trânsito, isso sim que vai fazer com que as vias da cidade fluam diminuindo os engarrafamentos.