Simpósio sobre a cultura da banana recebe inscrições pela internet até sexta-feira (07/10)

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Quem quiser participar do “Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos”, que vai acontecer em Salvador, no período de 10 a 14 deste mês, tem até esta sexta-feira (07/10) para se inscrever, via internet. Após o dia 7, as inscrições somente serão realizadas no Bahia Othon Palace Hotel, local do evento. Realizado pela primeira vez no país, o simpósio vai reunir produtores de banana, estudantes de graduação e pós-graduação, agrônomos e extensionistas do Brasil e do exterior.Com o tema geral “Produção global sustentável e usos alternativos”, o ProMusa é realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, ISHS (Sociedade Internacional da Ciência da Horticultura), Bioversity International, e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e co-realizado pela Musalac (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe).

Avanços na pesquisa

Segundo o coordenador desta edição, Edson Perito Amorim – as anteriores aconteceram em 2007 na África do Sul e 2009 na China –, o evento tem como objetivo atualizar os diferentes segmentos do agronegócio da bananeira em relação a novidades de pesquisa. “Serão discutidos os avanços tecnológicos da cadeia produtiva da banana, com destaque para quatro áreas: práticas culturais e fitossanidade, diversidade e melhoramento genético, pós-colheita, marketing e comercialização, e desafios e oportunidades para usos alternativos”, explica Amorim. Cada sessão terá palestras, apresentações orais, sessão de pôsteres e fórum de discussão.

Seis pesquisadores internacionais vão ministrar as palestras: David Turner, da University of Western (Austrália); Rodomiro Ortiz, do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo – CIMMYT (Peru); Angelique d’Hondt, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento – Cirad (França); Robert Miller, professor da Universidade de Brasília; James Dale, da Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália) e Olivier Gibert, da Escola Nacional Superior de Agronomia de Montpellier (França).
As demais palestras serão ministradas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura: “Melhoramento genético da bananeira” (Edson Perito Amorim), “Produção de banana e plátanos nas Américas do Sul e Central” (Domingo Haroldo Reinhardt, chefe geral da Embrapa), “Fitopatologia – Controle de doenças” (Zilton Cordeiro) e “Usos alternativos: desafios e oportunidades” (Janay Almeida dos Santos- Serejo).

A quinta-feira, dia 13, será dedicada a uma visita técnica à Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada a 146 km de Salvador. No último dia, haverá dois workshops em que serão discutidas e escolhidas as demandas para pesquisa para os próximos anos e uma plenária que definirá o local do próximo simpósio, em 2013. O ProMusa tem apoio da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Funcredi, Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab).

O patrocínio vem do Banco do Nordeste (BNB), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Syngenta, Correios, Bioclone, Sergipetec, Campo, Multiplanta, Sítio Barreiras e Instituto Biofábrica do Cacau. Mais informações no endereço e pelo telefone (71) 2102-6600.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]