Seminário sobre araruta reúne 60 agricultores do município de São Felipe

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Cultura explorada quase que exclusivamente por agricultores familiares, principalmente no recôncavo baiano, a araruta – planta que quase chegou à extinção -, passa a ser alvo de estudos e de pesquisas por parte dos técnicos da gerência regional de Cruz das Almas, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada á Secretaria da Agricultura (Seagri).

Dentre as ações planejadas pela empresa para incentivar os agricultores da região a retomarem o cultivo dessa raiz, a EBDA promove, no dia 18 deste mês, em São Felipe, o seminário “Cultura da Araruta no Território do Recôncavo”, para 60 produtores de araruta dos municípios de São Felipe, Conceição do Almeida, e Santo Antônio de Jesus.

Sob a coordenação dos técnicos Jorge Silveira, Jalmira Silva e Antônio Jorge, que também serão palestrantes, o evento abordará os diversos aspectos da cultura, desde o plantio, escolha de variedade e tratos culturais, até o beneficiamento e a comercialização. “Não poderíamos deixar de falar sobre a importância dessa planta, utilizada, sobretudo, pelas suas qualidades medicinais, na recuperação de crianças e idosos com desnutrição, dentre outras qualidades”, comentou Silveira.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Felipe, através da Secretaria de Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felipe, da Associação dos Produtores Orgânicos do Recôncavo da Bahia (Aporba), e da Câmara de Vereadores do município.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111005 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]