Seminário de Própolis e Pólen em Ilhéus começa terça-feira

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Há grande expectativa da Comissão Organizadora quanto à participação do público na solenidade de abertura do 1º Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen, VI Seminário de Própolis do Nordeste e V Encontro Nacional de Produtores de Pólen, às 14 horas de terça-feira, 25, no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) da Ceplac, no Km 22 da Rodovia BR-415, eixo Ilhéus-Itabuna. As inscrições continuam abertas no site da Ceplac na Internet e também serão presenciais entre as 8 e 12 horas do primeiro dia do evento.

Estão confirmadas as presenças da diretora de Apoio à Organização da Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura da Bahia, Maria Auxiliadora Lobo Alves, e presidentes da Federação Brasileira de Apicultura, José Cunha; Federação Baiana de Apicultura, Pedro Constam; e Federação de Apicultura do Estado de Sergipe, José Soares de Aragão Brito, entre outros. Autoridades e participantes serão recepcionados pelo superintendente da Ceplac na Bahia, Antonio Zózimo de Matos Costa.

Às 14h20, no auditório, haverá a palestra “Pólen Apícola – Tendências na Produção e Diversificação do Produto” a cargo da pesquisadora Lídia Maria Ruy Carelli Barreto (Unitau/Renapólen/SP), sob moderação da professora Geni da Silva Sodré (UFRB/BA). Na Sala 1, a palestra ‘Caracterização do Pólen de Abelha Uruçu” por Rogério Marcos de Oliveira Alves (IF Baiano), atuando como moderadora Paulina Ramalho Sicupira (Ceplac/Cepec). Também acontece mesa-redonda “Produção, Qualidade e Beneficiamento do Pólen”, sendo palestrantes Ligia Maria Bicudo de Almeida Muradina (USP), Juliana Cordeiro Cardoso (UNIT/SE) e Sandro Silvantos Cavini (Assentamento Conquista/SP).

Na quarta-feira, 26, entre 8 e 10 horas, acontece os minicursos. No mesmo horário, na Sala 1, as palestras “Identificação Botânica do Pólen Apícola”, por Francisco de Assis Ribeiro dos Santos (UEFS/BA) e “Produção e Comercialização da Própolis de Abelhas Sem Ferrão – Um Caso Prático”, por Wilson Melo (Melipolinário Abelha Nativa, Tupi/MA) e às 11 horas, “Valorização do Produto e da Região com Uso das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas”, sendo palestrante Beatriz Assis Junqueira (Mapa/DF) e moderador Eduardo Magalhães (Mapa/BA), seguido de intervalo para almoço.

Às 14 horas acontece a palestra “Uso da Própolis na Produção e Sanidade Animal”, por Ricardo de Oliveira Orsi (Unesp/Botucatu/SP), sob moderação de Ivan Costa e Souza (Ceplac/Cenex) e a mesa-redonda II “Produção, Qualidade e Beneficiamento do Própolis”, com a participação de Severino Matias de Alencar (ESAL/USP/SP), Esther Margarida Alves Ferreira Bastos (FED/MG) e Jean de Carvalho (Apiários Ápis Larchet/BA).

Tendo como público-alvo interessados no desenvolvimento do agronegócio da apicultura e meliponicultura, com ênfase na produção e beneficiamento da própolis e pólen brasileiro, os eventos são promovidos pela Ceplac, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), Confederação Brasileiro de Apicultura (CBA), Federação Baiana de Apicultura (Febamel), Senar e Sebrae.

Conta também com o apoio da UFRB, IF Baiano, Uesb, Renapolen, CAR, EBDA, Associação de Apicultores Ambientalistas de Ilhéus (AAMI), Associação Canavieirense de Apicultores (ACAP) e Prefeituras de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca.

Mais informações: http://www.ceplac.gov.br/paginas/sbpp/programacao.asp

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]