Semana de Ciência e Tecnologia oferece oficina gratuita de astronomia Galpão da Ciência, no Iguatemi, oferece visitas orientadas a um planetário

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
NASA lança nova imagem da Terra em alta resolução vista da nave espacial em órbita ao redor da Lua.
NASA lança nova imagem da Terra em alta resolução vista da nave espacial em órbita ao redor da Lua.
NASA lança nova imagem da Terra em alta resolução vista da nave espacial em órbita ao redor da Lua.
NASA lança nova imagem da Terra em alta resolução vista da nave espacial em órbita ao redor da Lua.

A partir desta quinta-feira, 20, no Galpão de Ciência e Tecnologia, que integra um dos circuitos da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, serão oferecidas oficinas gratuitas de astronomia, nas quais os jovens poderão visitar um planetário e participar da exposição de painéis “Paisagens Cósmicos da Terra ao Big Bang”. Os temas das oficinas, em grupos de 24 participantes, incluem: dimensões da Terra, do sistema solar e a construção de um espectroscópio.

Essas atrações podem ser conferidas no estacionamento do Shopping Iguatemi, em Salvador. Além da parte dedicada à astronomia, os alunos poderão ver como funciona um avião, através de um simulador de voo. Haverá ainda o Labirinto dos Instintos, onde serão apresentadas as espécies de animais que sobreviverão ao aquecimento global. O espaço vai funcionar até o próximo sábado, 22.

Nas praças e alamedas do shopping, as exposições prosseguem e estão sendo bastante visitadas, tanto por alunos de escolas da rede estadual de ensino, quanto por curiosos. A Arena de Robôs, que está exposta na Praça Jorge Amado, reúne projetos de estudantes de cursos de engenharia de faculdades de Salvador. O público pode conferir diversos experimentos e trocar informações com os alunos.

Osvaldo Alves, 25, é estudante do 9º semestre de engenharia de controle e automação. Ele integra um grupo que resolveu desenvolver experimentos para atrair a curiosidade do público com relação à ciência. “As pessoas ficam bastante interessadas. O nosso objetivo é mostrar pequenas curiosidades que envolvem as ciências, para estimular os estudos, tanto de jovens, quanto de adultos”, afirmou. Osvaldo disse que alguns profissionais de engenharia passam pelo local e isso acaba gerando a possibilidade de troca de conhecimentos. “Todo mundo sai ganhando”, destacou.

No mesmo espaço, robôs desenvolvidos por alunos do curso de mecatrônica chamam a atenção, especialmente, da garotada. Além disso, alguns inventos, como o carro movido a hidrogênio e os sensores de fábrica que informam aos operadores quando o equipamento está acima de sua capacidade, são apresentados aos visitantes da arena. “Estudantes do segundo grau passam por aqui e ficam bem interessados pelos projetos. É uma contribuição para que alguns deles possam identificar qual carreira profissional seguirão”, disse Brenda Bittencourt, uma das expositoras.

Reconhecimento

Até a última terça-feira, 18, acontecia no Galpão de Ciência e Tecnologia a I Feira de Ciências do Estado da Bahia. Nesta quarta-feira, 19, foi realizada, no Instituto Anísio Teixeira, a seleção de quatro, dos 65 projetos expostos no Galpão, que irão participar da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, em São Paulo, no próximo ano. Um dos projetos selecionados foi o do estudante Lucas Borges, orientado pela professora Claudia de Souza.

Lucas tem 16 anos e estudante da escola estadual Nossa Senhora de Fátima, a 319 km de Salvador, e esteve no evento representando a sua equipe. O projeto consiste em um sistema para evitar acidentes domésticos nos fogões. “Adaptamos as panelas e as grades dos fogões. As panelas ficam presas às grades evitando que crianças, por exemplo, sofram acidentes graves”, explicou.

Rogério Lima, coordenador de democratização da ciência do Instituto Anísio Teixeira (IAT), explicou que os projetos expostos foram selecionados em feiras de ciências realizadas em 144 municípios. “Professores e alunos participaram de capacitações sobre como desenvolver e executar um projeto científico. Em seguida, foram realizadas as feiras e os projetos que mais se destacaram estão aqui hoje”, detalhou Rogério.

Mobilização

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar a sociedade, principalmente os jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

O evento, na Bahia, tem, além do Circuito Ciências, dentro do Shopping Iguatemi, o Circuito Universidades, que é gratuito, e podem participar estudantes, professores, empreendedores e técnicos interessados em debater a situação da pesquisa no Estado. O evento conta ainda com o Circuito Ciência Móvel, que leva conhecimento científico para bairros carentes de Salvador.

Nesta 8° edição o evento contou com a parceria do Shopping Iguatemi; Secretaria de Educação do Estado; Instituto Anísio Teixeira; Universidade Federal da Bahia, em especial os Institutos de Física e Química; Universidade do Recôncavo da Bahia, em especial a equipe do projeto Astronomia no Recôncavo da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual da Bahia, Braskem, COFIC, Faculdade Área 1, FTE, Sebrae, Senai Cimatec, Fiocruz, Bases Comunitárias de Segurança do Calabar e Nordeste de Amaralina, entre outros.

Serviço:

Circuito Ciência Móvel – Os ônibus Ciência na Estrada da FIOCRUZ e Ciência Móvel da UNEB percorrerão os bairros da Paz, Calabar e Nordeste de Amaralina levando experimentos e ações aos menos assistidos, atuando de fato na popularização da ciência.

Dia 19, das 13h30 às 17h30, no Nordeste de Amaralina, no estacionamento da Escola Professor Carlos Santana.

Dia 20, das 8h30 às 17h e dia 21, das 13h30 às 20h, no Bairro da Paz, no estacionamento do Colégio Mestre Paulo dos Anjos.

Circuito Ciências – O evento acontecerá nas praças e alamedas do Shopping Iguatemi. Será montada uma estrutura dividida em 6 etapas, criando um caminho a ser percorrido pelos visitantes de forma a facilitar apropriação de cada conteúdo exposto.

Circuito Universidades – composto por palestras ligadas aos temas estratégicos de ciência, tecnologia e inovação, o circuito trará para a Bahia doutores e pesquisadores para debater os temas: Gestão e Engenharia do Conhecimento: Inovação do Setor Produtivo (Auditório do CIMATEC 1, dia 19, às 18h30); Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos (Auditório do PAF 3 – UFBA, dia 20, às 18h30) e Ciência Aplicada: Simulações Computacionais (Auditório da UNEB, dia 21, às 18h30).

Circuito Virtual – composto de vídeo aulas e planos de aula distribuídos para as escolas públicas, privadas e instituições de ensino, as aulas abordam temas como: A Ciência do Clima, Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Catástrofes e Desastres.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112890 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]