Secretários e ministro do MDA discutem questões importantes da agricultura familiar o encontro foi organizado pelo Conseagri

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Agricultura, Conseagri, reuniu-se na noite desta segunda-feira, (03/10/2011), em Brasília na Churrascaria Porcão, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, MDA. Afonso Florence, e seus secretários, debatendo temas importantes como políticas agrícolas, regularização fundiária, assistência técnica e agroindustrialização. Foi uma reunião de trabalho da qual participaram secretários estaduais de Agricultura, que ficaram impressionados com o conhecimento do setor demonstrado pelo ministro.

“Foi o primeiro evento organizado pelo novo presidente do Conseagri, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, secretário da Agricultura da Bahia, eleito há menos de um mês. “Nós, secretários, queremos ser mais ouvidos e ter voz mais ativa nas decisões nacionais dos ministérios da Agricultura, MDA e outros afins”, afirmou Salles ao ministro Afonso Florence. O secretário explicou que “foi um encontro bem sucedido que teve o objetivo de mostrar ao ministro o desejo da entidade de interagir com o MDA”, Ele considerou ainda que “discutimos com o ministro assuntos de fundamental importância para o futuro das nossas secretarias”.

“A presidente Dilma está convencida que as políticas públicas para a agricultura familiar são fundamentais para a economia nacional”, disse Florence, assegurando que “queremos pactuar com os estados para avançarmos no acesso à terra, na assistência técnica e na verticalização das culturas”. De acordo com Florence, as ações do MDA estarão sempre inseridas nos programas estaduais.

Durante o encontro, Salles entregou aos secretários estaduais e ao ministro cópia do Programa de Entrepostos frigoríficos, lançado na manhã de segunda-feira em Salvador, pela Seagri/ Agência Estadual de Defesa Agropecuária, (Adab), com o objetivo de dar sustentabilidade à cadeia da carne, combater o abate clandestino e assegurar a segurança alimentar à população. No ato de entrega Salles reivindicou que, para simbolizar a importância do programa para a agricultura familiar, que o MDA aplique recursos para instalar um entreposto em cada estado. “Muito importante o projeto dos entrepostos”, disse o ministro, acrescentando que “o MDA tem interesse de apoiar”.

Os secretários estaduais elogiaram o presidente do Conseagri pela iniciativa de organizar a reunião de trabalho com o ministro do Desenvolvimento Agrário, e discutiram com Afonso Florence questões pertinentes aos seus estados. .

Integração de política pública

A programação do Conseagri continua na manhã de hoje, (04/10/2011) com a reunião da entidade com a Subcomissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que está acontecendo neste momento na sala da Comissão de Constituição e Justiça, (CCJ), onde acontece também o “Seminário da Pesquisa e Extensão Rural para a Agricultura Familiar. O encontro conta com a presença maciça dos deputados membros da Comissão de Agricultura e da subcomissão de Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados, esta presidida pelo ex-presidente da Emater-MG, deputado federal Zé Silva.

As experiências da Bahia com as políticas públicas executadas pelo governo do Estado foram explanadas pelo secretário da Agricultura da Bahia e presidente do Conseagri, Eduardo Salles. Ele vai destacou dentre outros programas a iniciativa da Bahia de assumir os 2% de juros praticados pelo programa Mais Alimentos, criando condições para que a tecnologia entre nas pequenas propriedades, e também como o governo baiano assumiu 50% do valor da cota dos agricultores familiares e das prefeituras para aderir ao programa Garantia Safra.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115027 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.