Secretário propõe suspensão provisória da construção de esmagadora de oleaginosas em Olindina

No terceiro dia de realização do Projeto Seagri Itinerante Território de Identidade do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles apresentou uma proposta que pode contribuir muito para dar sustentabilidade à agricultura familiar do município de Olindina e região. Salles propôs a suspensão momentânea das obras de uma esmagadora de oleaginosas que está sendo construída no município de Olindina, para que o projeto seja repensado.

De acordo com ele, no lugar da esmagadora poderá ser implantada uma unidade multifuncional, com uma fábrica de fécula de mandioca, uma processadora de laranja e um pequeno laticínio, verticalizando as cadeias do leite, da mandioca e dos citros. A proposta foi colocada diante de mais de 200 agricultores que participaram dos debates desta quinta-feira, no auditório da Seagri, instalado no Parque de Exposições Miguel Santos Fontes, em Alagoinhas.

O secretário fundamentou a proposta citando que a utilização do girassol e outras oleaginosas como matéria prima para a produção de biocombustível já foi tentado anteriormente na região e não deu certo. “Reconhecer um erro é nobre. Não podemos errar de novo. Ainda está em tempo de parar e corrigir o que está sendo feito”, disse ele, destacando que os recursos públicos não podem ser desperdiçados e precisam ser aplicados com critérios. “Não podemos erguer um elefante branco”, considerou.

O secretário estadual da Agricultura disse que a Seagri vai propor à Sudic, responsável pelo empreendimento, a suspensão provisória das obras para que a questão possa ser debatida com todos os setores interessados. Ele sugeriu a criação de uma comissão, composta também por agricultores familiares através de suas associações ou cooperativas, para avaliar a proposta apresentada. A implantação de uma fábrica de fécula de mandioca, de uma processadora de laranja e de um pequeno laticínio atenderá a centenas de famílias de agricultores, contribuindo para a geração de empregos e da renda na região.

O secretário afirmou que “podemos adaptar a obra para dar sustentabilidade a estas cadeias, (leite, citros e mandioca), inseridas no programa Vida Melhor, o que resultará em retorno econômico e social para toda a região”.

Nos debates desta quinta-feira, o secretário e todo seu gabinete discutiram com os produtores as demandas das cadeias produtivas da pecuária de leite e corte, mandiocultura, citricultura, apicultura e coco.

Queijo Frescal

Até meados do ano que vem, a cidade de Alagoinhas deverá ganhar uma fábrica de queijo frescal, na mesma área onde funciona o Laticínio Marianna. A notícia foi confirmada nesta quinta-feira, (06/10/2011) pelo empresário Paulo Cintra, que recebeu o secretário Eduardo Salles; o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio; o presidente da EBDA, Elionaldo Teles, e o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, para uma visita às instalações do laticínio.

O laticínio, instalado há 15 anos, produz iogurte em garrafas e bandejas, com instalações modernas e totalmente mecanizadas, sendo dotada também de laboratórios de análises, e normas rígidas de higiene, o que garante a segurança alimentar.

Vigilância Sanitária

A Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, vão formalizar parceria para fortalecer a vigilância sanitária no município. Com esta parceria, a Secretaria de Saúde do Município vai fiscalizar principalmente o abate de carne, evitando que a população consuma carne de procedência duvidosa.

Nesta quinta-feira, (06/10/2011), o secretário Eduardo Salles, acompanhado pelo diretor da Adab, Paulo Emílio Torres, e demais membros da comitiva, visitou as instalações do Frigoalas, que já aderiu ao O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Sisbi. Dessa forma, a inspeção estadual tem validade em todo território nacional, podem a carne ser comercializada para outros estados.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108768 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]