Regata Internacional tem como objetivo final a Baía de Todos-os-Santos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Baía de Todos-os-Santos será, pelo 6° ano, o destino final de uma das mais importantes regatas do mundo, a ‘Transat 6.50 Charente-Maritime’. A competição, que tem largada na cidade de La Rochelle, no sudoeste da França, atrai um público de 50 mil pessoas e posiciona Salvador entre as grandes escalas de regatas em alto mar.

Nesta edição, a prova conta com a participação de 83 barcos de 21 pés (6,5 metros), conduzidos por um único velejador. Os competidores, de 14 nacionalidades, saíram de La Rochelle no dia 25 de setembro e, depois de percorrerem 4.200 milhas náuticas – o equivalente a 7.800 quilômetros -, deverão chegar ao Terminal Náutico da capital baiana entre os dias 29 deste mês e 5 de novembro.

Realizada a cada dois anos, a ‘Transat 6.50’ é promovida pela Association da Grand Pavois de La Rochelle, com o apoio do Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Bahiatursa e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Turismo Náutico

A Bahia é considerada por navegadores de todo o mundo um local ideal para o turismo náutico, porque reúne boas condições de navegabilidade com águas calmas e mornas, além de bons ventos. O Estado tem como principais pontos para a náutica as baías de Camamu e de Todos-os-Santos.

Com área total de 1.052 quilômetros quadrados (km²), a Baía de Todos-os-Santos é a segunda do mundo em tamanho e a primeira de clima tropical, uma vez que a maior baía, situada no Canadá, fica congelada praticamente o ano inteiro. É também a maior baía navegável do litoral brasileiro, comparada ao Mar Mediterrâneo por praticantes de esportes náuticos.

O desenvolvimento do turismo náutico é um dos principais desafios da Secretaria de Turismo do Estado. Investimentos de R$ 135,82 milhões (US$ 85 milhões) do Prodetur Nacional serão aplicados na melhoraria da infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos.

A construção de atracadouros e píeres, além de outras intervenções que compreendem itens como capacitação profissional e melhoramento dos equipamentos turísticos, visam transformar a baía na principal zona turística do estado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120515 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.