
Projeto Rodin em Feira
Continua concorrida a visitação do Projeto Rodin Itinerante, que o Palacete das Artes Rodin Bahia, mostra no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana e que se prolongará até o dia 6 de novembro. São 30 paineis com fotos plotadas a partir da exposição “Augusto Rodin, Homem e Gênio”, que veio de Paris.
Semana de Física
Aproximadamente 600 pessoas participaram, na ultima quarta-feira (5), da 14ª Semana de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana. As atividades, promovidas pelo Departamento de Física, reuniram professores, pesquisadores e estudantes da Universidade e de estabelecimentos de ensino fundamental e médio de Feira de Santana e da região. A abertura coube ao professor da USP Antônio Adilton Carneiro, que abordou o tema “A presença do físico na evolução tecnológica aplicada ao controle da saúde humana”. Em seguida, Gilnei Zebende, professor da Uefs, falou sobre “Análises de sinais temporais – uma viagem pelo universo”. Conforme o coordenador Juan Leyva Cruz, a semana teve o objetivo de despertar o interesse de jovens e disseminar as contribuições da Ciência para a contemporaneidade. Neste sentido, a organização buscou a participação também da comunidade externa à Uefs, como estudantes, inclusive crianças, que têm a oportunidade de vivenciar experimentos capazes de demonstrar de forma didática e lúdica diversos fenômenos físicos.
OAB e a ministra
Sobre a declaração polêmica da ministra corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, que admitiu que existem “bandidos de toga”, referindo-se a juízes que “vendem sentenças e se corrompem pelo Brasil a fora”, o presidente da subseção de Feira de Santana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Osvaldo Torres, afirmou que a ministra teve uma posição “verdadeira, corajosa e sincera”, ao colocar para a população a situação da instituição que representa. Ele ficou surpreso com a reação da Associação dos Magistrados Brasileiros e do Supremo Tribunal Federal em repudiar tal afirmação.
PSOL terá candidato
Depois da realização da plenária municipal do Partido Socialismo e Liberdade realizada no inicio do mês, foi escolhido como a pré-candidato à sucessão municipal, o professor e militante do MSTB – Movimento dos Sem Teto da Bahia, Jhonatas Monteiro, professor na rede estadual de ensino, feirense do bairro da Queimadinha e iniciou a sua vida política nos movimentos da Igreja Católica e estudantil da Uefs.
Reconhecimento
Depois de avaliação, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) renovou o reconhecimento do curso de Psicologia da FTC Feira. Os avaliadores do MEC estiveram na instituição na semana passada, levando uma boa impressão da faculdade e particularmente do curso, que conta com excelente infraestrutura, composta por laboratórios, uma clínica escola, além do projeto Jardim Sensorial, em andamento. O diretor da FTC Feira, professor Heraldo Morais, agradeceu a todos os colaboradores das instâncias acadêmicas e de gestão “que contribuíram com empenho e dedicação para o fortalecimento do curso e das suas estruturas de apoio,culminando com este honroso reconhecimento”.
Continua o mesmo
Foi rejeitada na sessão da quarta-feira passada (5) Proposta de Emenda à Lei Orgânica propondo o aumento de duas vagas para a futura composição da Câmara de Feira de Santana. A proposta de autoria do vereador José Carneiro (PDT-foto) necessitava de 14 votos para ser aprovada, mas obteve apenas nove votos dos presentes em plenário. A matéria despertou intenso debate entre os vereadores de diversos partidos. O petista Angelo Almeida foi favorável à proposta. “O número de 23 vereadores equaciona a questão da representatividade e compatibiliza com o duodécimo”, analisou. Observou que a definição da ampliação de vagas no Legislativo deveria ser adotada imediatamente. “Precisamos definir um ano antes das eleições, para consolidar as regras do próximo pleito”.
Está coluna é publicada nos sítios jornalísticos: