Professor da UEFS, Jeidson Antônio Morais Marques é destaque em prêmio nacional da Odontologia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O professor doutor Jeidson Antônio Morais Marques, do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi premiado na última sexta-feira (21/10/2011) com a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Profissional devido a pesquisas sobre a Odontologia Legal. A cerimônia de premiação foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo.

O prêmio é concedido pelo Conselho Eleitoral da Medalha e Honra ao Mérito Pannain, composto pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo e pelas Associações Brasileiras das Especialidades Odontológicas. Em assembléia, as entidades elegem os profissionais de Odontologia que mais se destacaram no Brasil nos últimos anos.

Segundo Jeidson Marques, é uma honra ter sido eleito por unanimidade. “É um reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo sobre a Odontologia Legal que reforça a importância das marcas de mordidas na identificação de criminosos”, disse.

Uma semana antes da premiação, Marques havia participado no Rio de Janeiro da Primeira Conferência Internacional de Investigação de Vítimas de Desastres, evento que reúne a Polícia Federal, a Interpol, a FBI e pesquisadores. O evento integra as ações de planejamento para a Copa de 2014.

Odontologia Legal

As mordidas, de acordo com o professor, possuem singularidades que facilitam a identificação e elucidação de crimes, como em casos de estupros, sequestros, violência doméstica, luta corporal e assaltos. Elas variam de acordo com a reação da vítima, mas os dentes possuem desenhos únicos.

Além da identificação de criminosos, através de marcas de mordidas em vítimas de violência, a Odontologia Legal auxilia da identificação humana depois da morte como estimativa de idade, sexo e cor da pele.

O professor Jeidson Marques é presidente da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal e presidente do Conselho Estadual de Gestores de Saúde Bucal da Bahia. É professor adjunto da Uefs e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Legal da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Já publicou 3 livros, 19 artigos científicos, 21 capítulos de livros, e teve a participação em mais de 80 eventos científicos com mais de 100 trabalhos apresentados.

Seu principal livro, “Marcas de Mordidas”, foi editado pela Uefs e ganhará versão em inglês e espanhol. O livro é considerado uma das mais importantes literaturas do Brasil sobre Odontologia Legal, fonte de pesquisa para estudiosos na área. Reúne estudos de pesquisadores e relatos de casos que revelam a identificação de criminosos através de marcas dos dentes.

O professor Jeidson Marques é natural de Nazaré das Farinhas, interior da Bahia. Formado em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, fez mestrado em Deontologia e Odontologia Legal pela USP e doutorado pela Unesp. Atualmente, faz pós-doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]