Prefeitura de Feira de Santana investe no melhoramento do sistema de saúde da cidade. Confira outras notícias

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

PSF do Sítio Novo em fase de conclusão

A comunidade do bairro Sítio Novo já está notando as melhorias proporcionadas pelos serviços de reforma na unidade do Programa de Saúde da Família Enfermeira Mary Leão Mota Machado. O equipamento, inaugurado em 2008, realiza uma média diária de 80 atendimentos.

Os trabalhos se concentram na finalização da pintura nas cores verde, branca e vermelha. Já foram concluídos os serviços de revisão das redes elétrica e hidráulica e reparos no telhado.

A técnica de enfermagem Isabela Cristina Oliveira, que atua na unidade há sete meses, destacou a importância dos investimentos que o Governo Municipal tem aplicado na Saúde.

“Esta foi uma reforma merecida. As melhorias são realizadas em prol do cidadão, fazendo com que os pacientes que procuram os serviços do PSF recebam melhor atendimento, além de fazer com que eles se sintam bem acolhidos em um ambiente limpo, renovado e bem cuidado”, afirma.

Para a assistente administrativo Fabiana Almeida, a unidade está com aspecto moderno. “O posto está de cara nova, mesmo com a reforma em andamento. Os pacientes e funcionários estão elogiando desde o início dos trabalhos”, declara.

I Expoceape nesta sexta e sábado

Com o intuito de divulgar e comercializar produtos fabricados pelo Programa Associados de Geração de Renda (PAGER), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO), através do Departamento do Trabalho em pareceria com o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos, promovem a I Expoceape. O evento será realizado nesta sexta-feira (7/10/2011) e sábado (8/10/2011), das 8 horas às 18 horas, no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria.

O Pager é um programa do Governo Municipal vinculado ao Programa Bolsa Família que visa estimular a montagem e ampliação de pequenos negócios. A diretora do Departamento do Trabalho, Ivone Magalhães, informa que o evento será uma oportunidade de gerar renda para as famílias assistidas pelo programa além de divulgar cursos oferecidos pela SEDESO.

“Serão montados 17 stands para expor e vender produtos como biscoitos, doces, bolos artesanatos, além de corte de cabelo para os participantes. Os produtos confeccionados durante os cursos profissionalizantes também vão ser vendidos no local”, explica. Atualmente existem oito mini fábricas em pleno funcionamento que contempla famílias da sede e zona rural do município.

No distrito João Durval Carneiro estão instaladas duas fábricas, sendo uma de sequilhos e outra de camarão seco. A comunidade do distrito de Jaguara conta com a fábrica de pano de prato e outra de mel. A fábrica de temperos funciona no distrito de Jaíba, e a de peças intímas está instalada no distrito de Bonfim de Feira. Além da fábrica de fraldas descartáveis, no bairro 35BI, e a fábrica de vassouras do conjunto George Américo.

Escola desativada abrigará PSF

Os moradores do bairro Tanque da Nação e adjacências serão contemplados com a abertura de um posto do Programa de Saúde da Família. O anúncio foi feito pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quinta-feira (6/10/2011). O local escolhido foi o prédio da desativada Escola Municipal Yara Oliveira, que se encontra fechada desde o início do ano letivo quando os alunos foram transferidos para outras unidades escolares nas proximidades.

“Esta obra já está prevista e encontra-se na Secretaria de Planejamento há algum tempo. O projeto está bem avançado e acredito que na próxima semana a reforma do imóvel já poderá ser iniciada para que o local abrigue um PSF”, informou o prefeito.

O imóvel estava sendo alvo de marginais e causando preocupação à comunidade local, em virtude de três homicídios registrados dentro do prédio. “A violência está em qualquer lugar e o Governo tem que procurar proteger o seu patrimônio”, ressaltou. Em Feira de Santana já existem 83 postos de Programa de Saúde da Família.

Horário especial para Dia das Crianças

Os estabelecimentos comerciais de Feira de Santana vão funcionar em horário especial a partir desta quinta-feira (6), em razão do Dia das Crianças, comemorado na quarta-feira (12). Entre os dias 6 e 7 de outubro as lojas funcionam até as 19h e, neste sábado (8/10/2011), até as 16h. No domingo (9) o comércio também funcionará em horário excepcional, das 9h às 15h.

Entre segunda-feira (11/10/2011) e terça-feira (12/10/2011) os pais podem escolher o presente de seus filhos até as 19h. Já na data comemorativa, 12 de outubro, o expediente será mantido das 9h às 14h para atender os retardatários.

O decreto 8.392, de 29 de outubro de 2011, não impede o pagamento de horas extras aos comerciários, bem como de qualquer outro adicional devido à legislação trabalhista ou acordo coletivo de trabalho. A publicação foi divulgada em jornal de circulação local na última sexta-feira (30 de setembro).

Reforma de PSFs do Sítio Matias e Oyama

A iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana em recuperar e pintar os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) dos conjuntos Oyama Figueiredo e Sítio Matias, a partir desta quinta-feira (6/10/2011), foi motivo de alegria para os moradores. Em agradecimento a realização da obra, muitos deles fizeram questão de expor cartazes e faixas no anúncio da reforma.

A primeira unidade de saúde contemplada com o lançamento das melhorias foi o PSF Joaquim Pondé Filho, localizado no conjunto Oyama Figueiredo, bairro Tomba. Segundo a gerente do posto, Maressa de Araújo, a unidade estava precisando da reforma.

“Com a obra também vamos fazer algumas mudanças na estrutura interna do posto para melhor atender a comunidade. Esperamos, ainda, ser contemplados com o Sistema Saúde Digital”, disse.

A unidade dispõe de clínico geral, dentista, enfermeiro, Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF), serviços de curativo, nebulização, vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia e teste do pezinho. Diariamente são atendidos em torno de 70 pacientes neste PSF.

Mais um dos postos contemplados com o anúncio da reforma nesta manhã foi o PSF Olegário Santos, localizado na Travessa Vespasiano, s/nº, Sítio Matias. Quem fez questão de agradecer o prefeito Tarcízio Pimenta pela iniciativa foi a costureira Valdete Santos.

“Estamos muito felizes por mais uma ação da Prefeitura em nosso conjunto. Por isso viemos aqui e aproveitamos a oportunidade para pedir o calçamento de nossa rua”, disse a costureira.

Para a enfermeira da unidade, Jucimar Santos, o lançamento da obra trará vários benefícios à comunidade local. “Estávamos precisando dessa obra, principalmente da pintura, que desgasta com o tempo”, declara.

No posto do Sítio Matias são oferecidos atendimentos com clínico geral, pediatra, odontologista, e serviços de preventivo, puericultura, pré-natal, planejamento familiar, hiperdia, curativo e vacinação.

Mais pavimentação asfáltica nos bairros

Moradores e comerciantes da rua Comendador Gomes, conjunto Panorama, são os próximos contemplados com pavimentação asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). O serviço foi iniciado nesta quinta-feira (6/10/2011) e, dentre alguns dias, a comunidade local vai conviver com uma nova realidade, pondo fim aos buracos, poeira e dificuldade no acesso.

A obra foi autorizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta nesta manhã, que esteve na via pública acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. Inicialmente estão sendo executados os trabalhos de varrição e limpeza da rua para que seja lançado o asfalto.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, serão utilizadas em torno de 1.000 toneladas de asfalto na pavimentação asfáltica da Comendador Gomes. “Esperamos concluir os trabalhos, juntamente com a Construtora Paisart, dentro de oito dias”, informa o secretário.

Uma das moradoras bastante satisfeitas com a obra é a cabeleireira Silvaneide Vicente Filho. “Vai ficar tudo melhor porque tem muita poeira nesta rua. O acesso também facilita. A gente vinha solicitando a obra há muito tempo, e só conseguimos agora”, destaca.

Nesta sexta-feira (7/10/2011) a Prefeitura de Feira de Santana dará início à pavimentação asfáltica de mais uma rua inclusa no segundo pacote de obras. Os novos moradores beneficiados com a melhoria serão da rua São Salvador, no bairro Tomba, próximo a Escola Municipal Ana Brandoa.

Dia das Crianças no Parque da Cidade

As comemorações do Dia das Crianças, festejado na próxima quarta-feira (12/10/2011), começam mais cedo no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no conjunto Feira VII. A programação especial é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana através a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI) e visa proporcionar às famílias lazer e diversão sem custos.

O Dia das Crianças no Parque acontece neste domingo (9/10/2011), das 8h às 17 horas, com passeio de trenzinho animado por palhaços, cama elástica nos parques infantis, passeio de barco com pedalinhos no lago, castelinho, caminhada ecológica, orientações sobre a fauna e flora do Parque da Cidade, e área com segurança para piqueniques nos bosques.

De acordo com o secretário Ozeny Moraes, no dia 12, além destas atividades, o público será presenteado com uma atração surpresa. “O nosso objetivo é proporcionar integração social e diversão aquelas pessoas que buscam no Parque uma opção de lazer. Na quarta-feira, Dia das Crianças, vamos acrescentar apresentações teatrais na programação”, informa.

Nova linha de ônibus para Tapera II

Os moradores da comunidade Tapera II vão contar com uma nova linha de ônibus do Sistema Integrado de Transportes (SIT). A implantação foi autorizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na tarde desta quarta-feira (5/10/2011), para atender a uma reivindicação dos moradores e a demanda de passageiros.

A nova linha entra em funcionamento já nesta quinta-feira (6/10/2011). “Fizemos uma extensão da linha Aeroporto via Santo Antonio dos Prazeres para atender toda a comunidade”, afirmou o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles. O itinério do coletivo, após passar por esses bairros, é a Estação de Transbordo Central.

Ele assegura que “o serviço vai facilitar a vida dos moradores, com acesso fácil ao transporte coletivo urbano, dando maior mobilidade à população”.

Entrega oficial de imóveis do Aviário

O Governo Municipal e a Caixa Econômica Federal realizam na segunda-feira (10/10/2011) a entrega oficial das unidades habitacionais dos Residenciais Aviário I e Aviário II, empreendimentos do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. A solenidade será realizada às 9 horas com a presença do governador Jaques Wagner, prefeito Tarcízio Pimenta e presidente da Caixa Econômica, Jorge Hereda.

De acordo com o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, parte dos contemplados já recebeu as chaves. “São ao todo 720 unidades. O Aviário I com 500 e o Aviário II com 220. Alguns contemplados já receberam as chaves e estão morando em suas casas”, explica.

Os apartamentos dos dois residenciais estão localizados na rua Senador Quintino, bairro Aviário, e dispõem de toda a estrutura necessária, como vias pavimentadas, transporte coletivo e unidades de saúde no bairro. Cada imóvel possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com uma extensão de 42 metros quadrados.

“Todos os imóveis foram vistoriados e aprovados pelos moradores. Mais uma vez o Governo Municipal ofereceu todo suporte necessário para que outras famílias tenham direito a moradia”, destaca o secretário de Habitação e Regularização Fundiária.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115121 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.