Prefeitura de Feira de Santana inicia operações com objetivo de minimizar os efeitos da chuva

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Operação para conter efeitos das chuvas

Em virtude das fortes chuvas que caem em Feira de Santana desde o final da tarde desta terça-feira (18/10/2011), as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), através da Defesa Civil, estão em estado de alerta. Várias equipes estão distribuídas em diversos bairros da cidade, principalmente nos que apresentam maior incidência de alagamentos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, nenhuma ocorrência grave foi registrada até o momento. “Os serviços concentram-se na desobstrução de redes de esgoto e canais de macrodrenagem, de forma a evitar alagamentos das vias públicas”, assegura.

Ele informa ainda que desde o início da manhã desta quarta-feira (19), equipes da Sedur se deslocaram para os conjuntos Feira VII e Feira X, além do bairro Panorama, para tomar as medidas necessárias.

O coordenador de Planejamento Operacional da Defesa Civil, Luiz Américo Soares, observa que chuvas com ventos fortes aumentam a probabilidade de queda de árvores, como a registrada na avenida Getúlio Vargas, próximo ao espaço Marcus Moraes.

“A Defesa Civil, desde o início da manhã, está fazendo levantamento das áreas mais afetadas pela chuva. Já entramos em contato com a direção da Coelba para resolver a falta de energia em alguns bairros”, pontua.

Os serviços da Defesa Civil podem ser solicitados através dos números: (75) 3626-4314 ou 3636-4806. Para contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o telefone é 3226-2659.

Começa calçamento em nove ruas do Calumbi

Ao mesmo tempo em que o Governo Municipal dá um banho de asfalto nas vias públicas, também inicia a pavimentação a paralelepípedo em inúmeras ruas da sede e distrito de Feira de Santana. Na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito Tarcízio Pimenta autorizou o calçamento de nove ruas do Loteamento Tropical, no bairro Calumbi.

Dessa vez serão contemplados os moradores das ruas Brauna, Ipê, Acácia, Jacarandá, Palmeiras, Mogno, Cerejeira e Pau Brasil. A obra será executada pela Construtora Terta Ltda. e está orçada no valor de aproximadamente R$ 300 mil, conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

Assim que o início da obra foi autorizado, dezenas de operários começaram a executar as marcações e medições necessárias para começar o calçamento. Para o armador e morador da rua Pau Brasil, Ítalo Conti, a pavimentação representa uma série de melhorias à comunidade.

“Em dias de chuva, como hoje (quarta-feira, 19), a gente não tem nem condições de andar pela rua porque aparecem crateras e o acesso fica muito difícil. Com o calçamento tudo melhora”, ressalta o morador. A previsão do secretário Pinheiro é que as obras concluam dentro de 90 dias. O vereador Roque Pereira também acompanhou o início dos trabalhos.

Nesta manhã o prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou ainda o andamento das obras de pavimentação a paralelepípedo no bairro Alto do Papagaio. Serão calçadas as ruas I, II, III, IV, V e VI pela empresa Construções e Incorporações Pedra Ltda., contratada pela Prefeitura de Feira de Santana através de licitação pública. As obras concluem dentro de 90 dias.

Sinalização normalizada no centro da cidade

A sinalização semafórica está normal no centro da cidade. Alguns pontos apresentaram problemas em virtude da queda de energia que atingiu vários pontos da cidade, decorrentes das fortes chuvas que caíram em Feira de Santana no final da tarde desta terça-feira (18). Segundo o superintendente municipal de Trânsito, Denílson Santiago, todas as providências já foram tomadas.

“O equipamento situado no cruzamento das avenidas João Durval e Presidente Dutra teve seu funcionamento restabelecido ainda durante a noite desta terça-feira, já que seus componentes eletrônicos não foram afetados. Os semáforos dos trechos da avenida Sampaio com as ruas Barão do Rio Branco e Barão de Cotegipe apresentaram problemas eletrônicos e necessitaram de maiores reparos”, cita.

Denílson Santiago destaca ainda que agentes da SMT foram deslocados para os trechos onde ocorreram problemas para orientar o trânsito. Além disso, rondas estão sendo feitas por toda a cidade para a resolução de eventuais ocorrências.

Os motoristas que presenciem problemas em semáforos devem informar à SMT através do telefone (75) 3623-3580. “Os agentes estão nas ruas prontos para interferir e organizar o trânsito caso seja necessário”, ressalta Santiago.

Capacitação em Sífilis nesta quinta-feira

O Dia Nacional de Combate a Sífilis, comemorado no terceiro sábado do mês de outubro a cada ano, será lembrado em Feira de Santana com uma capacitação para médicos e enfermeiros que atuam no Programa de Saúde da Família em Sífilis e Sífilis Congênita, que acontece nesta quinta-feira (20), às 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O evento é promovido pelo Centro de Referência Municipal (CRM) DST/HIV/Aids, com o objetivo de qualificar os profissionais no enfrentamento da sífilis no município e despertar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

A programação prevê a realização de palestras e discussão de casos clínicos. “Sífilis no adulto” será o tema abordado pela ginecologista e obstetra Márcia Suely D’Amaral. O segundo momento de abordagem do evento será sobre “Sífilis Congênita: classificação, diagnóstico laboratorial, manejo e vigilância epidemiológica”, tema que será discutido pela pediatra e médica de referência para o atendimento de crianças com Sífilis Congênita, Suane Galeão Medeiros.

A coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/AIDS, Vanessa Silva Sampaio, observa que a sífilis é uma doença infecciosa, causada por bactéria, que se não tratada, pode até levar à morte. “Ela pode se manifestar de forma temporária, em três estágios. Os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença”, salienta.

Ela observa que com o desaparecimento dos sintomas, as pessoas se despreocupam e não buscam diagnóstico e tratamento. “Sem o atendimento adequado, a doença pode comprometer a pele, os olhos, ossos, sistema cardiovascular e o sistema nervoso, levar a morte, se não houver tratamento adequado”, adverte Vanessa Sampaio.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano no mundo ocorrem aproximadamente 12 milhões de novos casos da doença. No Brasil, as estimativas da OMS de infecções de sífilis por transmissão sexual, na população sexualmente ativa, a cada ano, são de 937 mil casos. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenção.

Maestro Miro sedia gravações do Aprovado

A mistura de conhecimento com entretenimento atraiu centenas de estudantes ao Centro de Cultura Maestro Miro na noite desta terça-feira (18). O equipamento foi palco para as gravações do quadro “Educação em Movimento”, comandado pelo professor e apresentador Jorge Portugal no programa Aprovado da Rede Bahia de Televisão.

O programa tem como objetivo reforçar os conhecimentos teóricos aplicados em salas de aula. Para o professor Jorge Portugal, o Aprovado já se consolidou como aliado dos estudantes.

“O Aprovado é um grande estímulo, é um toque a mais para os jovens que estão em fase de preparação para o Enem e para o vestibular. A nossa proposta é fazer o extraordinário acontecer, aliando grandes mestres com artistas, escritores, poetas, enfim, fazendo com que o estímulo e a dedicação aos estudos venham através dessa mistura de sala de aula com diversão”, explica.

A estudante Bianca Mota, de 17 anos, demonstrou muito interesse em acompanhar a aula show. “Acompanho este programa há muitos anos, ele serve como revisão para os conhecimentos que adquirimos na sala de aula. E este programa está sendo mais do que especial, porque servirá como revisão para a prova do Enem que acontece neste domingo (23)”, afirma.

O jovem Messias Junior parabenizou a iniciativa da produção em trazer o programa para Feira de Santana. “O Aprovado tem uma proposta muito legal, ele faz com que os estudantes vejam o vestibular não mais como um inimigo, mas como uma ferramenta de avaliação justa do nível de aprendizado e inteligência de cada indivíduo”, avalia.

Para o professor de Geografia Yomar Seixas, o Aprovado contribui, ainda, com a formação social e cultural dos estudantes. “Este é um programa que alinha educação, arte e cultura, elementos fundamentais para formação e cidadania. O Aprovado é uma revisão, e revisão é algo fundamental, principalmente na reta final dos estudos quando se aproximam o Enem e os processos seletivos para ingresso nas universidades”, destacou.

O programa gravado nesta terça-feira irá ao ar no dia 05 de novembro abordando temas das áreas de Ciências Humanas e Atualidade como conflitos contemporâneos, o atentado de 11 de setembro, energia e petróleo, guerras no Iraque e Afeganistão, o terrorismo islâmico; além de redação e produção de textos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112854 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]