Prefeitura de Feira de Santana inicia Combate à poluição sonora nos bairros. Confira as notícias

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Pintura do Galpão de Artesanato

O galpão de artesanato do Centro de Abastecimento, composto por 16 pavimentos, vai receber pintura a partir desta segunda-feira (24/10/2011). A obra deixará o equipamento com um visual semelhante ao Pelourinho, em Salvador, e será autorizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta às 8h.

As intervenções fazem parte do processo de reordenação do entreposto comercial, que recebeu melhorias na iluminação, asfalto, segurança e limpeza, dentre outros serviços. No local são comercializados produtos feitos com couro, barro e cerâmica, além de outros objetos.

Os trabalhos serão executados pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), em parceria com a empresa Matiz Cores e Tintas.

Atenção redobrada à saúde durante chuva

O tempo frio e as fortes chuvas dos últimos dias têm agravado a situação de crianças e adultos que sofrem de asma, bronquite ou pneumonia. A recomendação do médico Erivaldo Dórea, da policlínica do Tomba, é que os pais evitem a exposição das crianças ao frio e utilizem agasalhos.

Segundo ele, toda criança que apresentar tosse ou febre deve ser encaminhada pelos pais ou responsáveis ao posto médico para ser avaliada por um profissional. “Neste domingo (23) recebemos muitos pacientes com dor de cabeça, febre e tosse. O tempo chuvoso é uma grande causa”, afirma o médico.

A orientação da técnica de enfermagem, Jucileide Farias, é que os pais evitem mofo, umidade e falta de ventilação. Em casos mais graves ela recomenda atendimento no Programa de Asma e Renite Alérgica (ProAr), disponibilizado no Centro de Saúde Especializado (CSE).

Uma das moradoras do Tomba que buscou este atendimento na policlínica foi a dona de casa Roseane Miranda. “Minha filha de cinco meses sofre de asma e está sendo muito bem atendida aqui. Ela está recebendo nebulização”, afirma.

Entre sábado (22) e às 11h30 deste domingo foram atendidos 194 pacientes na policlínica do Tomba. Já no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o atendimento estava tranquilo nesta manhã, mas o médico Breno Almeida alerta que os acidentes de moto acontecem em maior número nos dias de chuva, principalmente das 15h às 20h.

Interditada obra na João Durval

Uma obra situada na avenida João Durval Carneiro, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi interditada pela Defesa Civil na manhã deste domingo (23/10/2011). Parte de um dos muros da construção, próximo a Feira da Estação Nova, desabou na quarta-feira (19) e o terreno dos postes, localizado próximo à obra, está comprometido.

Por conta disso, a empresa responsável pela edificação terá que apresentar o projeto de recuperação do talude (parede de contenção). A área que teve parte do muro desmoronado também foi interditada com fita zebrada pelo coordenador da Defesa Civil, Luiz Américo Soares.

“Este buraco que foi feito no terreno possui cerca de cinco metros de profundidade e é um grande perigo para todos que circulam pela feirinha”, afirma Soares. Os responsáveis pela obra não foram encontrados pela Defesa Civil – apenas o vigilante da construção estava no local.

Nesta manhã a Defesa Civil também registrou a queda do galho de uma das árvores na Praça da Bíblia, situada no bairro Cidade Nova, em razão das fortes chuvas dos últimos dias. Mais duas árvores foram podadas por moradores e terão os galhos retirados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes.

Buracos encontrados pelas vias públicas dos bairros, em virtude das chuvas, também foram sinalizados pela Defesa Civil, a exemplo do cruzamento entre as ruas Piaza e Jairzinho.

Sesp registrou 37 notificações em setembro

O Núcleo de Fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Públicos registrou 37 notificações somente no mês de setembro. Dentre as irregularidades mais comuns estão o abandono de terrenos, descarte irregular de lixo e passeios sujos. De acordo com o secretário Luiz Araújo, a notificação é um processo educativo.

“A Sesp atua conscientizando as pessoas sobre o descarte irregular do lixo em vias públicas da cidade e os donos de terrenos, que se encontram abandonados”, observa. Ele observa ainda que a notificação é uma solução administrativa com o objetivo de corrigir atitudes inadequadas.

De acordo com a Lei Municipal de número 1.613/92 todo proprietário de terreno deve mantê-lo limpo, livre de mato, entulho, lixo e água estagnada. A mesma lei autoriza a Prefeitura a limpar o imóvel, cobrando do proprietário uma taxa correspondente ao valor da limpeza, acrescida de 10% referente aos serviços de administração. “O descumprimento da lei prevê aplicação de multa no valor de R$ 159,20 pela infração”, acrescenta a coordenadora do Núcleo de Fiscalização da Sesp, Danusa Luna.

Em caso de abandono, o proprietário que não regularizar a situação do imóvel, principalmente no que se diz respeito ao pagamento do IPTU, terá o terreno incorporado ao Patrimônio Público Municipal, segundo a Lei Municipal de número 2.986.

O Núcleo de Fiscalização trabalha recebendo reclamações da comunidade através do telefone (75) 3602-8124 e na sede da secretaria, situada na rua Tupinambás, s/n, bairro São João.

Combate à poluição sonora nos bairros

Seis condutores que infringiram o limite de decibéis em som de veículos foram encaminhados à 2ª Delegacia na noite deste sábado (22). Este foi o saldo da Operação “Sossego”, deflagrada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e Guarda Municipal.

As infrações foram registradas nos bairros Jardim Sucupira, Kalilândia e Baraúnas. Na mesma noite as equipes percorreram a Queimadinha, Jardim Cruzeiro e conjunto Feira IX até a meia-noite deste domingo (23). Na delegacia, informa o superintendente de Trânsito, Denílson Santiago, foi lavrado o termo circunstanciado e a SMT expediu a notificação.

“Se transformada em multa, são descontados cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais o pagamento da multa no valor de R$ 127”, explica o superintendente, acrescentando que “a operação tem a finalidade de tornar a cidade mais tranquila nos finais de semana e à noite, já que toda população não suporta mais com o som alto e sempre reclama”.

Segundo a resolução 204 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o volume permitido é de até 80 decibéis num raio de sete metros. No entanto, foi encontrado veículo com até 100 decibéis, conforme foi registrado no decibelímetro digital da Superintendência de Trânsito.

Santiago ressalta que a SMT vai dar continuidade à operação porque a principal finalidade não é a punição, mas trazer o sossego à população. Para reclamações e mais informações a população pode telefonar para o Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servtran) (75) 3603 7304.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108891 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]