Prefeitura atrasa pagamento e Casa de Estudante de Irecê fica às escuras

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os 30 estudantes universitários abrigados na Casa do Estudante de Irecê, nos Barris, em Salvador estão as escuras desde ontem, 18, quando a Coelba cortou o fornecimento de energia por falta de pagamento. Eles também podem ser despejados se o aluguel continuar sendo atrasado. Por enquanto, a única coisa em dia é o serviço de fornecimento de água. Mas isso por enquanto.

O prefeito informou hoje que os cortes ocorrem por culpa dos estudantes que não repassam a conta. “A responsabilidade pelas despesas do município é do prefeito e não dos estudantes”, protestou hoje o deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) se solidarizando com os universitários. “Se a prefeitura não tiver dinheiro para honrar as dívidas da Casa dos Estudantes, me avise que faço questão de ajudar esses estudantes que enfrentam toda sorte de sacrifícios para poder estudar longe de casa e, depois de formados, voltam para prestar serviços em nossa cidade”, completou o parlamentar.

A prefeitura deve três meses de conta de luz, um débito de aproximadamente R$2 mil e esta é a segunda vez este ano que a energia sofre interrupção. Já o aluguel, está atrasado há dois meses e a proprietária do imóvel vem pressionando-os pela regularidade no pagamento. “Eles ainda estão sendo ameaçados de despejo. Já imaginou o que é estudar com esses problemas na cabeça?”, lamentou o deputado.

Ele lembra que os estudantes são responsáveis pelo pagamento da alimentação e da diarista para proceder a limpeza da casa. “Essa estadia não sai de graça e a prefeitura ainda atrasa o pagamento? Assim não pode ser”, protestou o parlamentar. Os universitários não sabem mais a quem recorrer. Eles dizem que ainda tem medo de sofrer retaliações por parte da administração municipal porque o caso se tornou de conhecimento público. Os vizinhos, penalizados com a situação, alertaram para as dificuldades. A Casa do Estudante de Irecê fica nos Barris, centro da cidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115152 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.