Posto avançado da EBDA garante assistência técnica a produtores de abacaxi de Umburanas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Vinte dias depois da realização do projeto Seagri Itinerante no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, cumpriu o compromisso firmado com o prefeito de Umburanas, Raimundo Nonato da Silva. Na manhã desta terça-feira, (18/10/2011), a Secretaria da Agricultura, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA, assinou com a prefeitura de Umburanas convênio para a implantação de um Posto Avançado, Pavan, no município.

“Este é um momento de grande importância para os produtores de abacaxi da região, que agora terão ampliada a assistência técnica”, disse Nonato, ao assinar o documento juntamente com o secretário e com o presidente da EBDA, Elionaldo Faro Teles. “Promessa feita, promessa cumprida”, sintetizou Salles.

“Os postos avançados são resultado da parceira entre o governo estadual, a EBDA e os municípios. É uma oportunidade para as prefeituras oferecerem assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares. É uma ação conjunta, através da qual dividimos responsabilidades para promover o crescimento da agricultura familiar”, disse o presidente da EBDA, Elionaldo Faro.

O município possui 1.200 hectares de abacaxi, cultivados por centenas de agricultores familiares, com produção anual de 19 mil toneladas, segundo dados da Secretaria da Agricultura de Umburanas. No dia 29 de setembro, o secretário Eduardo Salles reuniu-se com o prefeito e centenas de agricultores familiares para comunicar uma notícia que vai mudar a vida econômica e social de Umburanas: o município foi incluído pelo Ministério da Agricultura no zoneamento agrícola, medida que vai transformar a realidade de toda região e dar sustentabilidade à cadeia do abacaxi.

De acordo com o secretário, a expectativa agora é que, com a garantia e ampliação da assistência técnica e com o zoneamento o município possa até triplicar a produção, transformando-o em um dos maiores produtores de abacaxi do Estado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108944 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]