PMDB e DEM, temendo encolher na briga pelas cidades, os dois programam alianças em 10 Estados

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Tendo à frente o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o senador José Agripino (DEM), iniciaram a negociação de parcerias fora das alianças nacionais com petistas e tucanos. A dobradinha é o recurso de ambos para se fortalecerem na briga pelas prefeituras, a partir de São Paulo e Rio Grande do Norte. Também há conversas na Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Pernambuco, Amapá, Ceará e Espírito Santo.

“O PSDB é nosso interlocutor preferencial, mas compulsório, não”, diz Agripino, satisfeito coma aliança refeita com o PMDB potiguar em torno da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). “Como já estamos juntos no governo estadual, vamos tentar compor no maior número possível de municípios”, anima-se o deputado Henrique Alves (PMDB-RN).

Tempo de TV

Na corrida rumo à Prefeitura de São Paulo, Temer trabalha pela dobradinhacom o DEM do deputado Rodrigo Garcia no posto de vice de Gabriel Chalita (PMDB). Determinado a comandar a reconstrução da regional paulista, Temer mira a campanha eletrônica. Afinal, o DEM pode garantir cerca de um minuto e meio a mais em cada bloco da propaganda eleitoral do PMDB no rádio e na TV, que gira em torno dos 2 minutos. O tempo de TV ganha relevância quando a cúpula peemedebista avalia que a troca de ministérios nogoverno Dilma Rousseff lhe foi desfavorável. Na comparação com a Era Lula, o partido entende que lhe faltam instrumentos para fazer política nos municípios.

Esta constatação é um estímulo a mais à aproximação, sobretudo diante de um DEM que também se sente desprestigiado pelo PSDB e não vislumbra no tucanato um projeto consolidado para 2014. Mas a motivação do PMDB também passa pela irritação com ogoverno que não libera os recursos de emendas orçamentárias para atender às bases.

*Com informações: jornal Estadão

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.