Os secretários da Saúde e de Tecnologia e Inovação receberam representantes da Fundação Merieux que farão parceria para realização de pesquisas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, receberam nesta quarta-feira (05/10/2011) representantes da Fundação Merieux, com sede na França, e debateram a possibilidade de uma parceria entre a fundação e a Bahiafarma, para a produção de um kit de diagnóstico para a hepatite delta, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde, vem sendo negligenciada.

Além da produção do kit diagnóstico, a Fundação Merieux deverá também desenvolver pesquisas no Parque Tecnológico da Bahia, que deve ser inaugurado até o final deste ano. “Este é um projeto muito interessante e muito atrativo para a fundação”, disse François-Xavier Babin, diretor de desenvolvimento internacional da Fundação Merieux, que junto com o assessor Chrisstiaf Trepo, conheceu as instalações do Parque Tecnológico e o prédio onde funcionará uma das indústrias da Bahiafarma.

O médico hepatologista da Universidade Federal da Bahia, Raymundo Paraná, também participou das discussões. Para ele, o investimento na parceria irá auxiliar no enfrentamento de doenças hepáticas que acometem principalmente a população pobre.

“Com a instalação de um laboratório da Fundação Merieux, haverá a possibilidade de testes para o diagnóstico das doenças de uma forma menos custosa para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de ter a possibilidade de treinamento de recursos humanos”, disse Raymundo Paraná.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110032 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]