O horário brasileiro de verão começa neste domingo e os feirenses terão que adiantar seus relógios em uma hora.Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Após oito anos sem aderir ao horário brasileiro de verão, a Bahia voltará a seguir a mudança de horário acompanhando os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A medida visa promover economia de energia elétrica durante o período em que os dias são mais longos.

Com o retorno do horário de verão, à meia noite do próximo domingo (16/10/2011), os feirenses devem adiantar os relógios em uma hora. A medida vai até as 0h de 26 de fevereiro de 2012. Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, a iniciativa representa ganhos positivos para os setores comercial, bancário e industrial.

“É importante estarmos linkados com o horário de Brasília, principalmente com relação aos horários de realização das transações bancárias. Quando o Estado estava fora do horário de verão, as agências bancárias, por exemplo, funcionavam até as 15 horas, trazendo alguns prejuízos para a população”, afirma.

De acordo com o secretário, o retorno do horário especial, mesmo causando desconforto a alguns segmentos, como para estudantes e trabalhadores, que serão obrigados a saírem de casa uma hora mais cedo, tem justificativas cabíveis.

“O horário de verão, a princípio, causa transtornos e descontentamentos à população. Mas, no decorrer do período, os trabalhadores, estudantes, enfim, conseguem se adaptar e reconhecer os benefícios, principalmente com relação à economia de energia elétrica”, destaca.

Medicamentos garantidos pela Secretária Municipal de Saúde será distribuido de forma gratuita nas unidades de saúde do município

Voltada à promoção, proteção e recuperação da saúde, a Assistência Farmacêutica (AF) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fornece medicamentos classificados como de Farmácia Básica, para as doenças mais comuns; e medicamentos estratégicos, para o tratamento de doenças que têm um programa específico como Aids, Hanseníase, Tuberculose, Controle de Tabagismo e outros.

Todos esses medicamentos, conforme o coordenador da AF, Juraci Leite, são distribuídos gratuitamente aos cidadãos, que podem adquirir o remédio que necessita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF), ao apresentar o cartão do SUS e a receita médica.

“O financiamento dos medicamentos da atenção básica da AF é de responsabilidade das três esferas governamentais – União, Estado e Município, conforme portaria 4217/2010 do Ministério da Saúde (MS). No caso de outros medicamentos, como os estratégicos, o financiamento é de responsabilidade do MS, sendo a distribuição descentralizada para os Estados e Municípios”, explica.

Juraci Leite lembra que o abastecimento das unidades de saúde do Município é feito quinzenalmente, mediante solicitação através de um mapa de pedidos, enviado pelo administrador da unidade ou da farmácia, que pode identificar a demanda do medicamento e da quantidade utilizada pela população onde cada unidade está inserida. “As solicitações devem ser feitas antes do estoque acabar, para que seja providenciado o medicamento antes mesmo do seu término”, salienta.

Ele observa, ainda, que o paciente que encontrar dificuldade em obter o medicamento, pode comparecer ao setor de Assistência Farmacêutica, na SMS. A AF distribui também medicamentos de saúde mental para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e de urgência e emergência para as policlínicas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O teatro Maestro Miro, oferece aulas de teatro para adolescentes e eles estam vencendo a timidez

A timidez é um padrão de comportamento que é mais comum na fase da adolescência. Os jovens que participam das Oficinas de Teatro do Programa Arte de Viver, ministradas no Centro de Cultura Maestro Miro, descobriram que o curso é uma ótima oportunidade para expressar sentimentos e pensamentos.

De acordo com o aluno João Marco de Almeida, 17 anos, o teatro transformou sua vida pessoal. “Eu já fui uma pessoa muito tímida, mas agora consigo me expressar bem melhor em público”, afirma. A aluna Dadielle Lima Cardoso, 16 anos, conta que é a quarta vez que participa do curso. “A cada ano aprendo mais um pouco. Quero prestar vestibular para Teatro e seguir a carreira de atriz”, diz.

Já Jussandra de Oliveira, 17 anos, ressalta que após o curso de Teatro conseguiu romper o nervosismo, principalmente, nos momentos de apresentar trabalhos escolares. “Minha leitura melhorou bastante. Hoje já consigo participar de seminários sem ficar nervosa”, observa.

Quem participa do curso também é a aposentada Maria das Graças da Silva, 68 anos. Ela diz que se sente como uma adolescente na turma dos jovens. “As inscrições para a turma da terceira idade já tinham acabado, mas restava uma vaga para a turma de adolescentes. A oportunidade veio como um presente para mim”, ressalta.

Segundo o professor do curso de teatro, Luciano Freire, os alunos estão bem empenhados e são muito talentosos. “O maior bloqueio deles com certeza é a timidez, mas ela tem sido vencida a cada dia. Todos estão com muita vontade de aprender”, informa.

As aulas são realizadas toda segunda-feira e quarta-feira, nos turnos matutino e vespertino. Neste semestre, mais de 30 alunos estão matriculados. As aulas de Teatro acontecem até o mês de novembro. Já as apresentações teatrais serão realizadas no mês de dezembro.

O dia do professor está sendo comemorado com a recuperação de mais duas escolas no bairro da Matinha

Professores e estudantes do distrito da Matinha têm muito que comemorar nesta semana, quando se celebra o Dia das Crianças (12/10/2011) e Dia do Professor (15/10). Mais duas escolas da rede municipal de ensino foram totalmente recuperadas pela Prefeitura de Feira de Santana e entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta sexta-feira (14/10).

A primeira unidade foi a Escola Municipal Santa Isabel, situada no povoado de Jacú. Neste equipamento o Governo Municipal construiu o muro e colocou portão, realizou pintura interna e externa, substituiu o piso, implantou forro em PVC, revestimento cerâmico em todas as salas e demais dependências, efetuou reparo nas redes hidráulica e elétrica, e revisou o telhado, além de disponibilizar mobiliário novo.

Quem ficou bastante satisfeita com a recuperação da unidade foi a estudante do 5º ano, Liliane Valverde, 12 anos. “Nossa escola não tinha muro nem banheiro, era aberta e sem proteção, mas agora está mais bonita e protegida. Foi um presente para mim e todos os meus colegas”, afirma a aluna.

Segundo a diretora da unidade, Rita de Cássia da Silva, a educação municipal está melhor a cada dia na gestão atual. “É uma alegria e vitória estar com essa escola tão bela. Estamos muito felizes com o empenho do Governo Municipal na educação, pois nunca conseguimos nada antes”, declara Rita de Cássia.

E para dar continuidade à reforma nas escolas dos distritos, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a recuperação das Escolas Municipais Florêncio Alves Bispo, na Candeia Grossa, e Isidro Alves de Jesus, na localidade de Alecrim Miúdo. “Foi uma luta muito grande para reformar a Escola Santa Isabel. O que a aluna Liliane falou é suficiente para todos nós. Já são mais de 150 escolas reformadas e agora vamos colocar ventilador nas unidades”, assegura o prefeito.

A instituição atende 66 estudantes do 2º ao 5º ano e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Escola situada na Fazenda Salgada foi ampliada e reformada após 20 anos

Mais uma unidade de ensino foi totalmente recuperada e ampliada pela Prefeitura de Feira de Santana. A Escola Municipal Iêda Barradas Carneiro, situada na comunidade de Fazenda Salgada, no distrito de Matinha, foi contemplada com a intervenção após mais de duas décadas de espera. O equipamento foi entregue pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta sexta-feira (14/10/2011).

Nesta unidade foram executadas as seguintes melhorias: construção de mais uma sala de aula, troca de piso, manutenção do telhado e revisão das redes elétrica e hidráulica, além da reforma dos sanitários e colocação de forro PVC. A cozinha da unidade também recebeu pia inox.

O secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, lembrou que não há nada melhor para comemorar o Dia do Professor que entregar escolas reformadas. “Estamos adquirindo 800 ventiladores para as escolas e a ideia do Governo Municipal é atender a todos da melhor forma”, ressalta.

Para a diretora da escola, Rubenildes Nascimento, esta sexta-feira é um dia de festa para toda a comunidade. “Somos muito gratas pela sensibilidade do Governo Municipal em acatar nossas necessidades. A comunidade vem solicitando a ampliação da escola há muito tempo”, declara.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a reforma da Praça da Salgada e a disponibilidade de internet gratuita para a comunidade através do Programa Feira Cidade Digital. Na próxima sexta-feira (21/10) serão entregues mais três escolas recuperadas no distrito de Jaguara.

A entrega das escolas municipais também contou com a presença dos vereadores Alcione Cedraz e David Neto, além do secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes.

Serviço de pavimentação foi iniciado na rua São Cristovão nesta manhã em Tiquaruçu

Moradores e comerciantes da rua São Cristóvão, situada no distrito de Tiquaruçu, foram contemplados com o início da pavimentação a paralelepípedo da via pública na manhã desta sexta-feira (14/10/2011). A obra foi autorizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta, juntamente com os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes.

O calçamento vai ser concluído dentro de 30 dias, pela Construtora LS, contratada pela Prefeitura de Feira de Santana através de licitação pública. Segundo o prefeito, a obra envolve recursos da ordem de R$ 60.000.00.

“É mais um investimento que a Prefeitura está fazendo para atender uma reclamação antiga. A empresa responsável pela obra já está descarregando o material do meio fio e as pedras necessárias para realizar o serviço”, disse.

Funcionária de um mercadinho na Rua São Cristóvão, Margareth Gonçalves declara que a obra vai beneficiar toda a comunidade. “A poeira nessa rua é demais. A gente limpa o comércio e, em pouco tempo, está sujo novamente. Com o calçamento vai melhorar bastante”, acredita.

10ª Reunião do Conselho Regional de Turismo terá como objetivo apresentar as ações turísticas dos quinze municípios integrantes do Conselho Regional de Turismo Caminhos do Sertão

Com o objetivo de apresentar as ações turísticas desenvolvidas pelos quinze municípios integrantes do Conselho Regional de Turismo Caminhos do Sertão, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), promoveu na manhã desta sexta-feira (14/10/2011), a décima reunião com membros do conselho.

O evento aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na rua Domingos Barbosa de Araújo, Centro, das 9h30 horas às 12 horas. Segundo a chefe da Divisão de Turismo da Setdec, Flávia Aguiar, o encontro é uma boa oportunidade para discutir a regionalização do turismo de forma integrada visando a Copa do Mundo 2014.

“O principal objetivo do encontro é apresentar sugestões e projetos que contribuam para a melhoria e profissionalização do turismo na região. No próximo mês estaremos realizando uma oficina de roteirização para criar um guia turístico destas cidades para atrair um maior número de visitantes”, explica.

Representantes dos municípios do interior da Bahia estiveram presentes no encontro como, Cipó, Monte Santo, Banzaê, Canudos, Euclides da Cunha, Serrinha, Teofilândia, dentre outros.

*Com informações: site da Prefeitura de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120610 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.