O estado do Amazonas recebeu dezenas de refugiados desde 2009, diz Acnu

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
o-estado-do-amazonas-recebeu-dezenas-de-refugiados-desde-2009-diz-acnu
o-estado-do-amazonas-recebeu-dezenas-de-refugiados-desde-2009-diz-acnu
o-estado-do-amazonas-recebeu-dezenas-de-refugiados-desde-2009-diz-acnu
o-estado-do-amazonas-recebeu-dezenas-de-refugiados-desde-2009-diz-acnu

O escritório do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, em Manaus, informou que o estado do Amazonas acolheu 40 pedidos de asilo político nos últimos dois anos.

Segundo o Acnur, em Manaus, a região já vinha recebendo refugiados da América do Sul, mas esta última leva é composta por africanos subsaarianos, iranianos, cidadãos do Sri Lanka e de Bangladesh, na Ásia.

Professor de Francês

Um dos refugiados, um geólogo da República Democrática do Congo teve que deixar seu país, no centro-sul da África, devido à violência política. Hoje, ele vive e trabalha em Manaus como professor de francês.

Ele contou que se surpreendeu com o aumento do número de requerentes de asilo na capital do Amazonas, especialmente de africanos e asiáticos.

De acordo com o Acnur, muitos chegam a Manaus com o objetivo de se mudar para São Paulo. Alguns entram no estado do Amazonas de barco, ou por terra, vindos do Peru, da Colômbia, depois de fugirem para países como o Equador.

Segurança nas Fronteiras

O padre Isaías de Andrade, da Arquidiocese Cáritas, de Manaus, disse que a posição geográfica da cidade e as falhas de segurança nas fronteiras estão levando ao aumento da população de refugiados.

Geralmente, as pessoas que pedem asilo no Brasil estão fugindo de conflitos, fome e violência. O país abriga refugiados de 77 nações e territórios.

A maioria dos 4,5 mil refugiados estrangeiros que vivem no Brasil vem de Angola, da Colômbia e da República Democrática do Congo.

*Com informações: Rádio Onu

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.