O Centro Digital Municipal Drance Matos Amorim tem a maioria de suas vagas ocupadas por alunos da terceira idade

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As pessoas da terceira idade são a maioria entre os mais novos alunos do curso de informática básica realizado no Centro Digital Municipal Drance Matos Amorim. Duas novas turmas foram abertas no mês de setembro. A faixa etária dos novos alunos varia entre 29 e 70 anos, mas a maioria é da melhor idade, conforme a coordenadora do Centro, Margareth Ribeiro.

De acordo com ela, há muita procura no equipamento por parte de pessoas da terceira idade que não possuem noções de informática. “Muitos deles buscam o centro para obter conhecimentos e poder utilizar o computador e a internet. São alunos muito dedicados”, declara a coordenadora.

Os 519 estudantes inscritos no Centro Digital vão ser certificados no dia 28 de outubro, após iniciarem as aulas no mês de junho. Na manhã desta segunda-feira (03/10/2011) o prefeito Tarcízio Pimenta esteve na unidade acompanhado do responsável pela área comercial da Rede Record, Luiz Cerqueira.

A unidade de saúde, do bairro Pampalona,teve o inicio de suas obras autorizado hoje, (04/10) pelo prefeito Tarcizio Pimenta

Mais cinco unidades de saúde da família instaladas na sede e distritos de Feira de Santana serão reformadas pelo Governo Municipal. Os trabalhos começaram na última sexta-feira (30/09/2011), na unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do Alecrim Miúdo, no distrito da Matinha. Nesta terça-feira (04/10), às 7h30, o prefeito Tarcízio Pimenta autoriza o início da reforma do PSF Carlito Guimarães Oliveira, situado na Travessa Santo Antônio, bairro Pampalona.

Inaugurado em fevereiro de 2008, o equipamento atende uma média de 80 pacientes por dia. Na unidade são oferecidos serviços de enfermagem, atendimento com médico clínico geral e odontologia. Para a técnica de enfermagem Eliete Moreira as intervenções vão proporcionar mais qualidade ao atendimento.

“Aqui atendemos um número muito grande de pacientes do Pampalona e bairros vizinhos. Por isso é importante oferecer para a comunidade um ambiente agradável, com melhor aspecto”, afirma. A recepcionista Raquel Ferreira também comemorou o anúncio das obras. “Os profissionais que atuam neste posto se sentirão mais valorizados e terão mais prazer em trabalhar em um local bem cuidado, arrumado. Os pacientes também perceberão a diferença”, declara.

Dando continuidade às intervenções, o Governo Municipal inicia na quarta-feira (05/10), às 7h30, a recuperação da Policlínica do bairro Parque Ipê, situada na rua Rodolfo Valentim, 126. Na quinta-feira (06/10), às 7h30, será a vez do posto do conjunto Oyama Figueiredo, situado na Travessa Joviniano Santana. Às 8h30, será autorizada a obra do posto do bairro Sítio Matias, na Travessa Vespasiano.

Dia do Animal está sendo comemorado em Feira de Santana com ação educativa no estacionamento do Paço Municipal

Conscientizar a população sobre a posse responsável e o bem-estar do animal são objetivos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Municipal de Controle de Zoonoses. Para comemorar o Dia do Animal, celebrado nesta terça-feira (04/10/2011), serão realizadas ações educativas no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, a partir das 9 horas.

Segundo a coordenadora do órgão, Mirza Cordeiro, o cuidado com a saúde e a higiene tanto do animal quanto do local em que ele vive devem ser preservados pelo dono.

“É preciso mobilizar a população para que o bem-estar do animal seja um compromisso. Este evento é também uma boa oportunidade para divulgar os serviços oferecidos pelo Centro de Zoonoses”, destaca.

A coordenadora informa ainda que a comunidade deve denunciar os maus tratos a animais. “Maltratar animais sejam eles cães, gatos, cavalos ou qualquer outro é crime ambiental”, afirma Mirza Cordeiro.

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses funciona na avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), bairro Jussara, das 8h às 17 horas. Mais informações e denúncias podem ser feitas através dos telefones (75) 3614-3613/ 3223-4673.

Greve dos bancários não impede a quitação de débitos, os pagameno de tributos podem ser efetuados nas casas lotéricas

A greve dos bancários, deflagrada no dia 27 de setembro, não prejudica o pagamento de tributos municipais. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, os contribuintes podem liquidar os débitos na rede credenciada de lotéricas, caixas eletrônicos e débito automático.

“O movimento grevista não impede a quitação de débitos. Os contribuintes contam com várias opções para pagamentos. Caso o valor do imposto exceda o limite determinado pelas lotéricas, o contribuinte pode recorrer aos caixas eletrônicos ou débito automático. Vamos torcer para que a greve chegue logo ao fim, mas caso o movimento perdure por mais tempo vamos adotar providências”, afirma.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 12,8%, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), abertura de contratações, combate ao assédio moral, dentre outras. A greve dos bancários atinge mais de sete mil agências em todo o país.

Recadastramento do Bolsa Família irá até o mês de dezembro, a atualização de dados irá evitar a suspensão do beneficio

Os beneficiários do Bolsa Família em Feira de Santana têm até dezembro para realizarem o recadastramento dos seus dados. Diariamente são distribuídas 200 fichas para o atendimento, de segunda-feira a sexta-feira a partir das 7 horas.

De acordo com a coordenadora do programa no município, Vitória Régia, 2.371 pessoas ainda precisam passar pelo recadastramento. “O objetivo é a confirmação das informações pessoais para que o benefício não seja suspenso”, explica. No município aproximadamente 50 mil pessoas contam com o Programa Bolsa Família.

Ela ressalta que as pessoas têm até o final do ano para procurar o órgão e que por isso, não precisam de agonia. “Feira está em uma boa situação, ainda há tempo hábil para o recadastramento. Temos uma equipe capacitada e disponível para atender a todos”, destaca.

Vitória Régia explica que os beneficiados que não realizarem o recadastramento terão seus benefícios bloqueados. “O Governo Federal faz uma suspensão de advertência durante um mês. Se neste período o beneficiado não procurar atendimento, corre o risco de perder o benefício”, salienta. A suspensão dos pagamentos só será realizada a partir de janeiro de 2012.

Para a confirmação das informações são exigidos o CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho de todos os membros da família com mais de 17 anos. Das crianças são solicitadas certidão de nascimento. Em Feira de Santana, a sede do Bolsa Família está localizada na rua Barão de Cotegipe, 649, Centro.

A limpeza do canal de macrodrenagem está acontecendo nos bairros Parque Ipê, Mangabeira e Loteamento Nossa Senhora de Fátima

Os moradores do bairro Parque Ipê, Mangabeira e Loteamento Nossa Senhora de Fátima estão sendo contemplados com a limpeza do canal de macrodrenagem, que faz ligação entre os três bairros. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do Departamento de Limpeza Pública, visa contribuir com a saúde pública e higienização do espaço.

José Ubiratan, comerciante local, afirma que a intervenção vai trazer muitos benefícios para os moradores. “O lixo e matos estavam causando mau cheiro e colaborando para o aparecimento de animais peçonhentos, consequentemente prejudicando a saúde das pessoas que moram próximo ao canal”, observa.

Segundo a moradora do Loteamento Nossa Senhora de Fátima, Joseana de Jesus, a limpeza é satisfatória. “Quando a equipe realiza o serviço nessa área, deixa tudo limpo e capinado e os moradores podem viver com mais tranquilidade”, ressalta.

Edinoel dos Santos, outro morador, considera que os moradores devem colaborar para manter limpo o canal. “É necessário os serviços da Sesp, assim como a contribuição dos moradores para não descartar lixos e entulhos no local”, ressalta.

O trabalho está concentrado na capinação, roçagem, remoção de lixo e entulho do canal de esgoto. A previsão é que os serviços sejam concluídos no próximo sábado (08/10). “Quando finalizarmos o serviço na localidade, vamos dar início a limpeza de outros canais”, informa o chefe do Departamento de Limpeza, Edvaldo Santana.

Licitação para contratar seguradora para empresa de seguro de ônibus escolares, acontece nesta terça – feira (04/10)

A Prefeitura de Feira de Santana promove nesta terça-feira (04/10/2011) licitação para a contratação de empresa para fazer seguro dos ônibus escolares adquiridos em parceria com o Governo Federal. O certame na categoria Menor Preço será realizado às 16h30, no Salão de Licitações, avenida Sampaio, 344, Centro.

De acordo com a pregoeira Aidil Pinheiro, 23 empresas adquiriram o Edital de licitação. O valor estimado é da ordem de R$ 1.109,98. A empresa vencedora ficará responsável pela contratação de seguro para os dez ônibus, que já estão devidamente emplacados. Além do seguro, também serão contratados motoristas preparados para condução dos veículos.

Os ônibus fazem parte do programa Caminho da Escola e serão utilizados para melhorar o deslocamento dos estudantes na zona rural. Os roteiros serão definidos pela Secretaria Municipal de Educação de acordo com as dificuldades de acesso às localidades.

* Com informações do site da Prefeitura de Feira de Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.