Novo FIES permite que estudantes financiem até 100% das mensalidades

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com a alteração da legislação, um novo Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES) está sendo implantado, e as pessoas que desejem ingressar em uma faculdade particular possuem uma nova forma para efetuar o pagamento das mensalidades. Assim, os estudantes podem financiar até 100% (cem por cento) das mensalidades do curso escolhido e concluírem o ensino superior. Para o curso estar apto em oferecer o benefício aos alunos, é necessário ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), conduzido pelo Ministério da Educação.

Os estudantes têm um período de até 18 meses para começar a pagar o financiamento. Porém, durante o curso, será necessário o pagamento de parcelas de até R$ 50,00, por trimestre, para manutenção do contrato. A professora Nadja Viana, Presidente da Abames – Associação Baiana das Mantenedoras do Ensino Superior – destaca no novo FIES a redução dos juros para 3,4% ao ano e a exigência do aluno ter feito o ENEM. “Com isso, o estudante tem a liberdade de escolher o curso e a faculdade que desejar, o que permite que ele conheça o Projeto Pedagógico do Curso e a estrutura da instituição para que possa fazer um curso com qualidade e garantir sua inserção no mercado de trabalho”, afirma a Presidente.

O novo FIES também permite que os estudantes dos cursos de Medicina e Pedagogia possam contratar o financiamento e efetuar o pagamento mediante prestação de serviços ao governo. “O brasileiro precisa criar o hábito de financiamento educacional, como já ocorre nos Estados Unidos e outros países. Os interessados em cursar um ensino superior precisam perceber que a educação é o maior investimento da vida, pois com ela é possível a ascensão social, melhoria da qualidade de vida e realização pessoal e profissional, além da contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil”, finaliza professora Nadja Viana.

*Com informações: Cibermídia Comunicação Marketing

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.