Neste domingo (09/10), foi realizada a 2ª Conferência Estadual da Juventude da Bahia com o tema Desenvolver o Brasil e a Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O último domingo (09/10/2011) feirense foi marcado por diversos debates que discutiram políticas públicas para os jovens de 15 a 29 anos na Bahia. Foi a 2ª Conferência Estadual da Juventude da Bahia que se realizou durante todo o dia na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e teve como tema “Desenvolver o Brasil e a Bahia. Garantir direitos dos jovens.”

Nesta edição, participaram da mesa autoridades políticas do Governo Wagner como o líder do Governo Assembleia Legislativa e deputado Estadual Zé Neto (PT); líder do PT na Assembleia Legislativa, Yulo Oiticica e o vereador feirense Ângelo Almeida (PT).

O movimento reuniu dezenas de jovens de escolas e faculdades, grupos religiosos e de comunidades de 17 municípios. São eles: Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Santo Estevão, Ipecaetá, Antonio Cardoso, Anguera, Tanquinho, Santa Bárbara, Santanópolis, Coração de Maria, Amélia Rodrigues, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Irará e Água Fria.

A Conferência consiste num espaço destinado à participação da sociedade, em especial, os jovens, no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas, reunindo movimentos e organizações, suas redes e fóruns, entidades de apoio e conselhos de juventude. É também uma oportunidade de diálogo entre os governos e os grupos sociais, importante na construção e garantia de direitos para a juventude.

O deputado Zé Neto abriu a discussão falando das dificuldades de ser Governo, mas ressaltando que as vitórias superam o tamanho e importância de qualquer obstáculo. Zé Neto disse ainda que os líderes juvenis devem incentivar mais os jovens a participarem das conferências, seminários e demais debates que discutam interesse deles, uma vez que estes movimentos produzem além da informação e integração social, mas provocam também a sede por justiça e melhorias na sociedade em geral.

A força jovem e a ousadia jovem foram referenciadas no discurso do parlamentar José Neto. “Uma conferência como esta precisa ter uma cobrança de um lado e a responsabilidade do outro lado. Sem essas coisas não construímos uma saída. E construir uma saída com eficácia é sentar na mesa”, disse.

Zé Neto parabenizou toda a organização do evento e também os presentes. Para o deputado, a Conferência precisa ter mais participação, mais discussão e, consequentemente, mais resultados positivos. “Vamos sempre estar caminhando juntos, questionando, dialogando, trazendo os debates pro nível de cisão até aonde der, mas sempre buscando o consenso no fim, respeitando a democracia e alcançando as nossas metas,” finalizou o deputado.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108722 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]