Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estudantes conhecem laboratórios da Uefs

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Centenas de estudantes visitaram o campus da Universidade Estadual de Feira de Santana nesta terça-feira (18/10/2011) para conhecer pesquisas desenvolvidas nos diversos laboratórios da Instituição. A abertura ao público é parte integrante das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizado em paralelo ao 15º Seminário de Iniciação Científica da Uefs e em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Para receber os estudantes de estabelecimentos de ensino de Feira de Santana e de outros municípios da região, foi montado um estande no canteiro central localizado em frente ao módulo 2 do campus. No local foram instalados equipamentos dos laboratórios de Física, Animais Peçonhentos, Cultura de Tecidos Vegetais, Ictiologia e de Morfologia Comparada de Vertebrados.

O estudante Marcus Vinícius Brito Silva, 14 anos, estuda a 8ª série na Escola São João da Escócia. Na Uefs, ele conheceu algumas espécies de animais marinhos conservados em formol, como o tubarão martelo e a arraia de água doce. O biólogo Marconi Sena informou aos visitantes que o Laboratório de Ictiologia da Uefs é um dos maiores do Nordeste e do país, com mais de 10 mil espécies. Já a estudante Silvana Pereira França, que também cursa a 8ª série, ficou atenta a curiosidades expostas pela bióloga Bruna Tanure como a troca constante dos dentes dos tubarões vivos.

No Laboratório de Morfologia Comparada, a bióloga Jamile Oliveira explicou aos visitantes diferenças entre répteis e o estudo de vertebrados, lembrando que pássaros da atualidade tiveram antepassados de famílias dos dinossauros.

Interesse

Sobre estes dois primeiros dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do 15º Seminário de Iniciação Científica, o coordenador de Extensão da Uefs, Washington Almeida Moura, destacou o interesse demonstrado não apenas pela comunidade acadêmica, como também por estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio que se empenharam conhecer parte das atividades da Universidade. Conforme afirmou, até quinta-feira é esperada a presença de mais de duas mil pessoas nos eventos.

As atividades prosseguem até quinta-feira no campus da Uefs em Feira de Santana. As atividades serão realizadas também no campus avançado da Uefs em Lençóis a partir de quinta-feira à noite até sábado, dia 21 de outubro. São palestras, mesas redondas, exposições, dentre outras atividades. A programação pode ser conferida no portal www.uefs.br.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]