Música e agropecuária avançam para consolidar implantação do Parque do Campo e da Música

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Parque de Exposições de Salvador, localizado na Avenida Paralela será transformado num dos maiores complexos de eventos do Brasil. Será o Parque do Campo e da Música. Este é o consenso firmado entre o governo do Estado, através da Seagri, as associações de criadores e representantes do segmento da música. Nesta segunda-feira, (10/10/2011), em reunião no gabinete da Secretaria da Agricultura, foi formada uma comissão tripartite, compostas por três representantes de cada segmento envolvido, com a missão de levantar as necessidades técnicas de cada setor e elaborar o anteprojeto.

Para André Luiz Simões, presidente da Associação dos Produtores de Axé, APA, “esse entendimento representa um avanço muito importante. Estamos caminhando para termos um parque da música e do campo dos mais modernos, com sustentabilidade, otimizando os custos de realização dos eventos”.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, a reunião foi mais uma etapa do processo que vem sendo construído há algum tempo. Desde o ano passado que o assunto vem sendo debatido, tendo sido realizados diversos encontros. Anteriormente, por solicitação do presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, Faeb, João Martins, o governador Jaques Wagner recebeu em audiência os representantes das associações de criadores e atendeu aos pleitos apresentados por eles, de que o nome no parque não será mudado e que os eventos da pecuária continuarão sendo ali realizados. Esse consenso faz com que os segmentos da música e da agropecuária tenham espaços em comum.

“Não é justo um segmento como a música baiana, de tradição mundial, não ter um espaço. Mas também não seria justo que a agropecuária, setor responsável por 24% do PIB do Estado ficasse sem seu espaço”, disse o secretário da Agricultura, afirmando que pecuária e música podem conviver em perfeita harmonia.

Manifestante de Interesse Privado

O secretário explicou que o passo seguinte, depois da formação da comissão tripartite e da elaboração do anteprojeto, será discutir com a Secretaria do Planejamento a definição de um Manifesto de Interesse Privado, MIP, como foi feito com a nova Arena da Fonte Nova e da mobilidade urbana de Salvador.

A proposta do secretário é no sentido que no parque de exposição haja espaço reservado para um centro administrativo, com instalações da Adab, EBDA, Bahia Pesca e CDA, permitindo que agropecuaristas acessem os serviços num só lugar. Além disso, todas as associações de criadores deverão ter suas sedes no parque. As necessidades de cada setor serão discutidas em reunião da comissão tripartite, marcada para o dia 19 deste mês, às 16 horas, na sede da Abac, no Parque de Exposições.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.