Municípios baianos terão R$ 30 milhões para combater seca e queimadas, explica o senador Walter Pinheiro

Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Sousa Coelho.
Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Sousa Coelho.
Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Sousa Coelho.
Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Sousa Coelho.

Parlamentares baianos garantiram hoje (19/10/2011), durante audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, recursos da ordem de R$ 30 milhões para apoio aos municípios que enfrentam estiagem e queimadas na Bahia. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), 110 municípios já decretaram estado de emergência este ano. Ele destacou ainda que as prefeituras devem preparar planos e projetos para que possam receber os recursos.

“Este é um reforço que vai se somar aos esforços empreendidos pelo governo do Estado, para apoiar os municípios que, desde maio, vêm sofrendo com um longo e severo período de estiagem”, destacou Pinheiro. A audiência também contou com a participação dos deputados federais Amauri Teixeira e Rui Costa, ambos do PT, além do coordenador estadual da Defesa Civil (Cordec), Salvador Brito.

De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), praticamente não choveu no interior do estado entre os meses de maio e setembro. “Este ano, o índice de chuvas foi reduzido em 40% em comparação à média histórica para o período”, revelou Heráclio Alves, meteorologista do órgão.

Segundo a Cordec, entre os municípios em situação de emergência com decreto reconhecido pelo governo do Estado estão Vitória da Conquista, Muquém do São Francisco, Feira de Santana, Belo Campo, Abaré, Aracatu, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Brotas de Macaúbas e Brumado, entre outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109743 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]