Metade do mundo em desenvolvimento deverá ter banda larga até 2015

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Meta foi estabelecida pela Comissão de Banda Larga das Nações Unidas; órgão quer parceria de governos com indústria para alcançar objetivo.

As Nações Unidas querem que cidadãos de metade dos países em desenvolvimento estejam usando os serviços de banda larga até 2015.

O apelo foi feito, nesta terça-feira, por uma comissão que cuida do tema, na ONU. De acordo com o grupo, o avanço da banda larga tem um papel fundamental para o crescimento da economia e a criação de empregos.

Agências Internacionais

A Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital foi formada pela Unesco e pela União Internacional de Telecomunicações, UIT.
O grupo reúne líderes da indústria da tecnologia da informação, legisladores, membros de governo e agências internacionais.

Segundo a Comissão, todos os países precisam produzir um plano nacional sobre banda larga. A medida deve ainda incluir serviços acessíveis de banda larga em países em desenvolvimento.
O objetivo é que a quantia paga pelo serviço não ultrapasse 5% da renda mensal do usuário.
Uma outra meta é assegurar que 40% dos lares de países pobres tenham acesso à internet e que a penetração dos usuários atinja 60% em todo o mundo.

A participação na rede mundial de computadores em países em desenvolvimento aumentou de 44% há cinco anos para 62% em 2011.

Mais de 10 mil jovens debatem papel da tecnologia em conferência da ONU 

Um encontro das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça, está reunindo mais de 10 mil jovens para debater como a tecnologia pode ajudar a fazer um mundo melhor.
O evento, da União Internacional de Telecomunicações, UIT, conta com alunos de escola de várias partes do globo. Eles estão analisando temas como educação para todos, diminuição do abismo entre ricos e pobres, entre outros.

Líderes no Setor

As propostas serão encaminhadas ao “Manifesto para um Mundo Conectado” que será entregue a líderes no setor de tecnologia, chefes de Estado e governo e a inovadores da área.
O debate faz parte do 40º aniversário do Mundo Telecom, que ocorre até esta quinta-feira, na sede da UIT, em Genebra.

Em seu relatório anual, “O Mundo em 2011”, a agência da ONU informou que o uso da internet está crescendo em todas as partes do globo, especialmente em países em desenvolvimento.

Metade dos Usuários

Os dados da UIT revelam que 6 bilhões de pessoas estão usando telefones celulares e cerca de 2,3 bilhões já têm acesso à internet.
O crescimento da tecnologia da informação se dá, mais rapidamente, em países pobres e entre jovens. Mais da metade dos usuários de internet no mundo está abaixo dos 25 anos de idade.
Já o acesso à banda larga continua sendo maior nos países desenvolvidos. O topo da lista é composto por economias europeias, da Ásia e do Pacífico.

*Com informações: Rádio ONU

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120683 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.