Jovens de baixa renda de Lauro de Freitas participam de intercâmbio internacional na Itália

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Quatro jovens de famílias de baixa renda de Lauro de Freitas, alunos e monitores do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Usina Digital, embarcaram neste sábado (22/10/2011) com destino à Itália. Eles são os únicos representantes do país no projeto de intercâmbio promovido pela União Européia. A idéia é fomentar a troca de experiências entre jovens de vários países colaborando com a formação cultural e profissional. “É muito gratificante para uma pessoa que nunca teve a oportunidade de sair do Estado poder conhecer outro país” – comemorou Robson Alves, 18 anos, morador de Itinga, um dos contemplados.

Segundo a coordenadora pedagógica do Usina Digital, Vânia Reis, foram escolhidos os alunos que se destacaram pelo “protagonismo nas aulas, envolvimento e proatividade”. Robson Alves, ex-aluno e monitor há dois semestres da CRC, promete compartilhar as experiências com os seus colegas. “Meus amigos ficaram muito felizes. A família é que custou a acreditar. Acho que minha ficha só vai cair quando eu estiver dentro do avião ou quando chegar na Itália”.

Outra contemplada é a aluna Poliana da Paz Mel, 16 anos, moradora de Vida Nova. “É uma oportunidade que todo jovem sonha ter. Será um diálogo intercultural, faremos dinâmicas, aprenderemos a respeitar outras culturas”. Os jovens acreditam que o intercâmbio tem importância fundamental na conquista de espaço no mercado de trabalho e que incentivará seus colegas a se qualificarem. “Temos aqui ótimas professoras e isso nos ajuda muito” – frisa Poliana Mel.

O Usina Digital, primeiro CRC do Nordeste e único da Bahia, é um projeto do Ministério do Planejamento com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Lauro de Freitas. Os jovens ficam na Itália durante uma semana e participam de diversas atividades.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]