Inadimplência do consumidor registra em setembro de 2011 primeira queda após seis altas seguidas

Inadimplência do consumidor registra em setembro de 2011.
Inadimplência do consumidor registra em setembro de 2011.
Inadimplência do consumidor registra em setembro de 2011.
Inadimplência do consumidor registra em setembro de 2011.

A inadimplência do consumidor caiu 3% em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o levantamento divulgado hoje (14/10/2011) pela empresa de consultoria Serasa Experian. É a primeira queda mensal após seis altas consecutivas. Em relação a setembro do ano passado, no entanto, houve alta de 23,3%.

De acordo com os economistas da Serasa, a queda foi puxada por todas as modalidades analisadas. As dívidas não bancárias (de cartões de crédito e com financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviço) registraram queda de 3,3%. Os cheques sem fundos caíram 10,3%, as dívidas com bancos recuaram 0,9% e os títulos protestados, 13,9%.

No acumulado do ano, o valor médio das dívidas não bancárias caiu 14,8% em relação ao do mesmo período do ano passado. Já os títulos protestados, os cheques sem fundo e as dívidas com os bancos não honradas apresentaram alta de 14,9%, 7,9% e 0,6%, respectivamente.

Segundo os economistas da Serasa, os principais motivos que fizeram a inadimplência cair em setembro na comparação com agosto foram a antecipação do décimo terceiro salário aos aposentados, a redução dos juros e a menor quantidade de dias úteis no mês, além da maior facilidade de negociação com os credores.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]