Guatemala eleita para substituir Brasil no Conselho de Segurança

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

País foi escolhido como único candidato do grupo latino-americano e caribenho; Marrocos, Paquistão e Togo também conquistaram assentos rotativos; eleição para leste da Europa continua.

A Guatemala irá substituir o Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O país obteve 191 dos 193 votos.

Após uma votação, realizada na Assembleia Geral, nesta sexta-feira, a nação centro-americana conquistou o assento rotativo destinado ao grupo América Latina e Caribe.

Dois Finalistas

A presença brasileira no Conselho será encerrada no próximo dia 31 de dezembro.
Mais três países foram eleitos para o órgão: Marrocos, Paquistão e Togo. O único grupo que não definiu o vencedor na manhã desta sexta-feira foi o do leste europeu.
Os dois candidatos finalistas, Eslovênia e Azerbaijão, não obtiveram a maioria dos dois terços e devem continuar na disputa até um resultado final.

Portugal

No total, foram nove candidatos para cinco assentos que serão ocupados até o fim de 2013.
Os cinco novos membros rotativos se juntarão à Colômbia, Alemanha, Índia, África do Sul e Portugal, que será o único país de língua portuguesa no órgão, a partir de janeiro de 2012.
O mandato de Portugal, também de dois anos, termina em dezembro do próximo ano.

*Cominformações: Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]