Governador Jaques Wagner lança Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia e Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Governador da Bahia, Jaques Wagner, assina o Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia (PELL-BA) nesta sexta-feira (28/10/2011), na abertura da 10ª edição da Bienal do Livro da Bahia, no Centro de Convenções, em Salvador. Elaborado em parceria pelas Secretarias da Educação do Estado e de Cultura do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon, o PELL-BA nasce com duas grandes realizações: formar quatro mil agentes de leitura entre estudantes do ensino médio da rede pública estadual e, também, a formação de 572 jovens agentes de leitura, com ensino médio concluído, na faixa etária entre 18 e 29 anos.

“O Plano Estadual do Livro e Leitura foi criado com o intuito de democratizar o acesso ao livro, formar mediadores de leitura e fomentar a cadeia econômica do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia estadual, além de contribuir para incentivar os nossos jovens estudantes para o prazer da leitura”, afirma o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

O resultado da implantação do Plano vai impactar, também, as escolas. “O PELL-BA terá implicações na organização das bibliotecas escolares, visando focalizar as habilidades de leitura e o respeito ao livro como instrumento cultural”, afirma oassessor especial da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo.

O Plano também tem como objetivo estabelecer estratégias permanentes de planejamento, apoio, articulação e referência para a execução de ações voltadas para o fomento da leitura. A iniciativa é resultado de um ano de discussões entre professores, gestores municipais e estaduais e representantes da cadeia produtiva do livro.

As ações, programas e projetos do Plano – cuja gestão será exercida por um conselho deliberativo e uma coordenação executiva – serão implementados de forma a viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência, observadas as condições de acessibilidade. O PELL-BA será coordenado, conjuntamente, pelas Secretarias da Educação e de Cultura e sua implementação se dará em regime de mútua cooperação com a União e com os municípios.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]