Governador Jaques Wagner inaugurou a nova CASE de Feira de Santana, localizada no bairro do Sim, na manhã desta segunda – feira (10/10)

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Na manhã desta segunda – feira (10/10/2011) o governador Jaques Wagner inaugurou a nova comunidade de atendimento sócio educativo(CASE) que leva o nome de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.

A cerimonia de inauguração contou com a presença do prefeito Tarcísio Pimenta, do vice – prefeito, Paulo Aquino, do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), do deputado federal Sérgio Carneiro (PT), do juiz da vara da infância e juventude, Walter Ribeiro Costa Júnior, do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, dentre outras autoridades.

A unidade, localizada no bairro Sim, é destinada ao atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação e em regime de internação provisória, sendo projetada para atender 54 adolescentes.

A obra tem investimentos do Governo Federal e Governo Estadual e amplia o Sistema de Atendimento Socioeducativo no Estado. A equipe de profissionais que realizará o atendimento na unidade inclui professores, pedagogos, assistentes sociais, médico, enfermeiro, odontólogo, psiquiatra, psicólogo, terapeutas ocupacionais, educadores de medida, instrutores de ofícios e socioeducadores.

A CASE Zilda Arns é composta de ginásio poliesportivo, quadras de areia e campo gramado, pista de atletismo, escola, oficinas de arte-educação, centro de inclusão digital, espaço ecumênico, academia, salão de jogos, horta agrícola, posto de saúde e outros espaços, possibilitando a garantia dos direitos humanos aos adolescentes privados de liberdade, além disso, será uma das primeiras unidades no Brasil com espaço para acolher familiares em situação de pernoite e espaço para visita íntima para adolescentes que comprovem união estável.

“A unidade inaugura um novo conceito de atendimento socioeducativo ao adolescente autor de ato infracional no estado. Além disso, vai permitir a ampliação de vagas com qualidade e excelência, garantir os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou diretora geral da Fundac, Ariselma Pereira.

O governador, Jaques Wagner afirmou durante a inauguração da CASE que irá fazer um esforço para que até o final do seu governo, seja possível zerar o déficit no atendimento de menores infratores, “Fazendo unidades como esta, que está totalmente de acordo com os padrões modernos, onde efetivamente podemos apostar numa inclusão do jovem à sociedade, depois que ele pagar a pena imposta pelo poder judiciário”, afirmou o governador.

Unidade Feminina

Com a inauguração da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Zilda Arns, a unidade Juiz Melo Matos (Case Feira), será transformada em unidade feminina e em Centro Integrado de Atendimento, reunindo Vara da Infância e Juventude, Ministério Público e Defensoria Pública.

A mudança irá garantir outra normativa do SINASE, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, que prevê unidade diferenciada para adolescentes do sexo feminino, atualmente acolhidas na Case Salvador.

Algumas outras visitas e inaugurações realizadas pelo governador Jaques Wagner

Ainda durante esta manhã o governador acompanhou o funcionamento do Núcleo de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas, no bairro da Kalilândia, centro, e da inauguração do Residencial Vida Nova, Módulos I e II, no bairro Aviário, que contou com a presença de Jorge Hereda, presidente da caixa Econômica Federal, do prefeito Tarcísio Pimenta e dentre outras autoridades.

As obras deste empreendimento foram realizadas pela construtora L.Marquezzo, com valor global de aproximadamente R$ 29,5 milhões, para pessoas com rendas de 0 a 3 salários mínimos e contou com a parceria entre A Caixa Econômica Federal, o Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Feira de Santana onde foram entregues mais 720 moradias com valor médio de R$ 41 mil, do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida.

Ampliação do presídio

A ampliação do presídio de Feira de Santana, já está licitada e já tem uma empresa vencedora. Ele afirmou que até o dia 17 deste mês ele assinará a ordem de serviço que tem o investimento de mais de 9 milhões de reais. “Iremos ampliar o número de vagas e também a segurança”, afirmou.

Centro de Convenções

Está havendo uma negociação entre o governador e a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia) para a conclusão das obras do Centro de Convenções, segundo ele, o orçamento total é da ordem de quase 17 milhões. “Até o momento nenhum empresário se interessou, então vamos fazer de início a conclusão do teatro, que já está com o projeto pronto com uma obra que custará em torno de 9 milhões.”

Avenida Noíde Cerqueira

Para a avenida Noíde Cerqueira, o projeto executivo continua em desenvolvimento. Segundo ele o investimento será de 23 milhões, mas evitou estabelecer prazos.

Aeroporto

Existe uma negociação com uma empresa privada para a reativação do aeroporto, Porém não revelou o nome da empresa, pelo fato de não estar nada definido.

“A questão do aeroporto não depende só de mim, estou em negociação com uma empresa, não quero me antecipar, mas creio que possamos encerrar esse ano ou abrir o próximo com uma bela notícia. Isso é um investimento de iniciativa privada, que pretende fazer um grande desenvolvimento no aeroporto”, disse.

Complexo policial

O Governador Jaques Wagner, anunciou que existe um projeto do governo estadual de implantar mais quatro novas delegacias dentro do complexo policial, mas ele deixou claro que primeiramente será feita a ampliação do presídio de Feira de Santana.

Confira fotos:

Sobre Carlos Augusto 9717 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).