Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ratifica a posição da Bahia como líder isolado na atração de turistas internacionais

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (10/10/2011) um balanço denominado Estudo da Demanda Internacional no Brasil, com dados sobre o comportamento dos visitantes estrangeiros no país. O relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ratifica a posição da Bahia como líder isolado na atração de turistas internacionais, com 6% de participação no mercado brasileiro, número três vezes maior que os estados de Pernambuco e Ceará, que possuem 2% cada um.

O mesmo estudo aponta que o Brasil recebeu 5,3 milhões de estrangeiros em 2010. Os argentinos lideram o ranking, seguidos dos Estados Unidos, Itália, Uruguai, Alemanha e Chile. No ranking geral, a Bahia fica com a terceira posição entre os que recebem visitantes pelo sistema aéreo, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Para o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, o estudo reflete a estratégia adotada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em priorizar os mercados sul-americano e latino-americano, em relação ao turismo de outros continentes. “Felizmente, o presidente (da Embratur) Flávio Dino concorda com a tese, uma vez que o Brasil vem patinando há cinco anos com a atração de cinco milhões de turistas. Apesar das crises internacionais, que reduziram bastante a chegada de estrangeiros no Brasil, a Bahia conseguiu se manter como líder absoluta no Nordeste e entre os cinco principais destinos do país.

O levantamento do ministério mostra ainda que Salvador é a quinta cidade mais visitada por estrangeiros de um modo geral e a terceira dos que chegam ao Brasil de avião. Recife e Fortaleza, por sua vez, ocupam a 16ª e 18ª posição no ranking. Dos visitantes de outros países que chegam à cidade, 98,1% vêm de avião e 1,9% chegam por via terrestre. Já em cidades como Florianópolis e Foz do Iguaçu, mais de 70% do fluxo de estrangeiros se dá por meio rodoviário.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121763 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.