Fruto da parceria com a Secretaria de Educação de Feira, Concurso Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora está com inscrições abertas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Iniciativa, realizada pela Aymará Educação em parceria com a secretaria de educação de Feira de Santana, valoriza o trabalho e a criatividade de professores em sala de aula.

Até o dia 11 de novembro (2011), professores e escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 da rede municipal de ensino de Feira de Santana (BA), podem se inscrever gratuitamente no “Concurso Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora”, realizado pela primeira vez no município. O concurso tem como objetivo premiar as melhores práticas de professores e escolas que adotam o Programa Cidade Educadora.

O Concurso Projetos e Práticas faz parte dos serviços que compõem o Programa Cidade Educadora e funciona como uma ferramenta de divulgação para a comunidade e incentiva professores e gestores a inovarem suas atividades e projetos realizados em sala de aula, valorizando e premiando as boas práticas. “O concurso possibilita que as ações desenvolvidas e os resultados alcançados sejam vistos num âmbito muito mais amplo que a sala de aula”, explica a gerente de atendimento pedagógico da Aymará Educação, Regina Mainardi.

Além de reconhecer o trabalho de professores e escolas, o concurso possibilita aos educadores um alinhamento de todas as ações desenvolvidas com base na Coleção Cidade Educadora, livros transdidáticos que abordam conteúdos curriculares e temas essenciais para a vida em sociedade. “Os projetos inscritos precisam ter início, meio e fim. Com isso, os educadores passam a fazer uma reflexão do que já foi feito e passam a pensar mais focados nos resultados para as próximas atividades. É uma retrospectiva”, explica Regina.

Para a Secretaria Municipal de Educação, o concurso vai evidenciar a busca do município em oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos. “A realização do concurso em Feira de Santana mostra que fizemos a opção certa ao adquirir o Programa Cidade Educadora, pois, além de contarmos com materiais de excelente qualidade, formação e atendimento personalizado ao professor, ainda contamos com este concurso que premia as práticas bem sucedidas em nossas unidades de ensino. É uma valorização dos educadores, que ficam impactados positivamente e levam isso para os alunos”, explica a chefe da divisão de planejamento e práticas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, Rosana Mary Pérsico Vieira.

O Concurso Projetos e Práticas está dividido em duas categorias: professor e escola. Na categoria professor, as inscrições podem ser feitas em três subcategorias: Educação Infantil – Nível 1; Educação Infantil – Nível 2; e de Classe Multisseriada – Grupo 4, Grupo 5 e 1º ano. Na categoria Escola podem participar as práticas que envolveram toda a escola ou que também contaram com a adesão de familiares, parceiros da escola e a comunidade em geral.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.projetosepraticas.com.br. É possível que o professor vá escrevendo seu projeto e salvando aos poucos, ou que faça tudo de uma vez, até o dia 11 de novembro, quando se encerram as inscrições. No site do concurso consta também o regulamento, dicas, perguntas e respostas mais frequentes.

“Se o projeto já foi realizado, é importante que o professor retome os registros da prática, resgatando objetivos, metodologias, recursos didáticos do programa utilizados, passos do desenvolvimento e, por fim, os resultados obtidos. Se o projeto ainda não foi realizado, é necessário que o professor preste atenção nas etapas que serão solicitadas no formulário, como: justificativa, objetivos, recursos do Programa Cidade Educadora utilizados, passos de desenvolvimento e resultados”, finaliza Regina, dando uma sugestão aos interessados em participar. Os professores e gestores que quiserem participar do Concurso Projetos e Práticas contarão com o apoio das equipes de atendimento pedagógico do Programa Cidade Educadora, que darão suporte tanto na escolha como na inscrição dos projetos.

Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação que acontecerá no mês de dezembro de 2011, com data a ser definida. Na categoria professor, os colocados em terceiro lugar ganharão uma mochila com livros de literatura infantil editados pela Aymará Educação e pen drive, de 2 GB; para os que ficarem em segundo lugar: uma câmera fotográfica digital; e para os primeiros colocados: troféu, netbook e publicação do projeto no site do concurso e na Aymará Cidades. Na categoria escola, a instituição vencedora ganhará uma sala de leitura e o diretor da escola, um netbook. Todos os participantes nas duas categorias receberão certificado de participação.

Serviço:

Concurso Projetos e Práticas do Programa Cidade Educadora

Inscrições gratuitas até o dia 11 de novembro, exclusivamente pelo site www.projetosepraticas.com.br

O Programa Cidade Educadora

O Programa Cidade Educadora é um conjunto de produtos, serviços e ações articuladas e integradas, voltado para alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. Nos últimos quatro anos, pelo menos 250 mil alunos de escolas públicas de municípios como Jeceaba, Santos e Praia Grande (SP), Salvador e Feira de Santana (BA), Esteio e Eldorado do Sul (RS) foram atendidos pelo Programa.

O Programa tem como base a Coleção Cidade Educadora, formada por livros transdidáticos que abordam conteúdos curriculares como Matemática, Português, Ciências, Geografia, História, etc. e temas essenciais para a vida em sociedade, como respeito mútuo, ética, cidadania, sustentabilidade e solidariedade, entre outros, tendo como eixo articulador a literatura. O programa também conta com um ambiente virtual de aprendizagem, a Espiral Cidade Educadora, que promove a construção dos conhecimentos de forma colaborativa entre professores e alunos, ampliando as ações da sala de aula.

Além dos recursos didáticos oferecidos a alunos e professores, o Programa Cidade Educadora também estimula o desenvolvimento dos professores, ao oferecer formação continuada, com cursos e oficinas, além da assessoria pedagógica permanente, prestada por equipes em cada localidade. São realizados também eventos e ações especiais como forma de divulgar e gerar envolvimento da comunidade local com a educação.

O Programa Cidade Educadora conta ainda com avaliações de desempenho periódicas com o objetivo de dimensionar a evolução do aprendizado de cada aluno, turma, escola. Um instituto de pesquisas independente e de renome é anualmente contratado para aferir o grau de satisfação de professores e gestores em cada município. Estas mensurações, juntamente com o registro de todas as atividades realizadas no município, agrupadas em diferentes relatórios, garantem transparência e se constituem indicadores e instrumentos de apoio à gestão pública.

Sobre a Aymará Educação

Por acreditar na educação para a transformação das pessoas, escolas e cidades, a Aymará Educação investe em projetos diferenciados e inovadores. Desenvolve conteúdos educacionais em diversas tecnologias, que integram soluções articuladas, atendendo a escolas públicas e particulares. Na área editorial, a Aymará tem em seu portfólio livros didáticos, paradidáticos, transdidáticos e de literatura, além de obras de referência e de educação especial. Em 2009, conquistou o Prêmio Jabuti, na categoria melhor livro didático e paradidático, com o livro Diário de bordo (volume amarelo). Na área de tecnologia educacional, desenvolve conteúdos interativos (e-learnings), ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), audiolivros, vídeos didáticos articuladores e redes sociais.

Com mais de 250 mil alunos atendidos nos últimos quatro anos, o Programa Cidade Educadora é um conjunto de ações, produtos e serviços integrados, voltado para alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. Aborda conteúdos curriculares e temas essenciais para a vida em sociedade por meio da literatura. Tem como objetivo formar leitores competentes, auxiliar a construção da cidadania ativa e, assim, promover o desenvolvimento humano, cultural e social.

Para escolas particulares, a Aymará Educação oferece o Programa Escola Inovadora, uma solução inédita para as séries inicias do Ensino Fundamental, que visa à formação escolar e pessoal dos alunos, tendo como eixos norteadores a literatura, as competências essenciais ao cidadão do século 21 e a tecnologia. Com abordagens inovadoras de temas contemporâneos, o Programa articula recursos didáticos e de apoio didático – impressos e de tecnologia educacional –, ações pedagógicas e serviços de apoio aos educadores e às escolas.

Com matriz em Curitiba/PR e filiais em São Paulo/SP, Praia Grande/SP e Feira de Santana/BA, a Aymará tem presença nacional e reconhecimento crescente como uma das mais inovadoras empresas de conteúdos educacionais do país.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121673 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.