FMI está preparado para socorrer países atingidos pela crise, avisa diretora-gerente

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse hoje (17/10/2011) que a instituição está adaptada às necessidades causadas pela crise econômica mundial. Segundo ela, o FMI se prepara para socorrer os países atingidos pelos impactos da crise. O assunto foi tema de reunião, há três dias, em Paris, dos ministros da Fazenda dos países que integram o G20 (as 20 maiores economias do mundo).

No encontro, os ministros se comprometeram a colaborar para que o FMI tenha condições de aumentar seus recursos e ajudar os países. Mas o governo dos Estados Unidos se opôs a essa alternativa, pois alega que os recursos atuais são suficientes. Lagarde, porém, evitou detalhar a questão dos recursos.

“Não tenho qualquer número na cabeça. O princípio é o da adequação entre os recursos do fundo [FMI] e as necessidades. Estamos hoje em situação de adequação [dos recursos]”, disse Lagarde. “O que é indispensável é que os recursos do FMI sejam adequados para fazer frente às necessidades dos seus membros, em função das circunstâncias econômicas”, acrescentou.

Na semana passada, Lagarde alertou para os perigos de um agravamento da crise, que pode contaminar os países emergentes. “A situação econômica não melhorou desde a reunião do G20 há três semanas, em Washington, com perspetivas de risco e sombrias”, disse ela no último dia 15/10.

*Com informações: Agência Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.