Feira de Santana: 4ª edição da Cavalgada de Boa Vista ocorre no Distrito de Tiquaruçu

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Governo Municipal encerra a semana com um saldo positivo de início de obras de pavimentação de 13 ruas em três bairros de Feira de Santana. As obras atendem reivindicações da antigas das comunidades que enfrentavam problemas como poeira, lama e buracos. Nesta sexta-feira (21/10/2011), o prefeito Tarcízio Pimenta autorizou o início dos pavimentação em paralelepípedo da rua Bela Vista do Paraíso, no bairro Santa Mônica II. Na oportunidade, o gestor municipal destacou a atenção que o Governo tem dedicado ao bairro com obras de pavimentação, iluminação pública, rede de abastecimento de água, sistema de transporte público, dentre outras.

“A nossa preocupação é proporcionar o bem estar da população, oferecendo condições de vida digna a trabalhadores e trabalhadoras que contribuem para o desenvolvimento de nosso Município. Vamos continuar trabalhando, temos obras já licitadas para serem iniciadas até meados de novembro”, informa. A enfermeira Damares Rocha, residente no local há cerca de 10 anos, comemorou o início dos trabalhos. “Esta rua ficou esquecida por muitos anos. Hoje, graças a Deus e ao trabalho de nossas lideranças comunitárias e da sensibilidade do prefeito Tarcízio Pimenta hoje estamos realizando o sonho. Vamos dar adeus à lama em período de chuva, poeira, buracos, sujeira”, festeja. O vereador José Carneiro, autor da solicitação para realização dos serviços, lembrou que a obra é uma antiga reivindicação da comunidade e que irá favorecer o tráfego de veículos na via.”Quero agradecer ao prefeito por atender nosso pleito. Os moradores da rua Bela Vista do Paraíso terão orgulho de residir em uma via pavimentada, sem precisar enfrentar tantos transtornos”, agradeceu.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, as obras serão executadas pela empresa FMS Construções e Projetos Ltda, vencedora da licitação promovida pela Prefeitura, e envolvem recursos próprios do Município da ordem de R$71.200,50. Os trabalhos devem ser concluídos em um prazo de 30 dias. Os trabalhos de pavimentação seguem na próxima segunda-feira (24/10/2011) com início de obras no bairro Eucalipto. Serão contempladas as travessas Flor de Liz, Evandro Cardoso, Vila Auxiliadora e 3ª travessa Romana. Chuva deve permanecer nos próximos dias. A previsão da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) é que o tempo chuvoso permaneça nos próximos dois dias na cidade.

O volume de chuva registrado desde o final da tarde de terça-feira (18/10/2011) até a manhã desta quinta-feira (20/10/2011) foi de 48 milímetros, quantidade que ultrapassa a prevista para o mês de outubro – 41 milímetros. De acordo com a coordenadora da Estação Climatológica e geógrafa, Rosângela Leal, as pancadas de chuvas deverão ocorrer até este sábado (22/10/2011). “A incidência será reduzida e a nebulosidade mantida. A mesma densidade de nuvens deve permanecer nos próximos dias, deixando o tempo sempre nublado”, ressalta.

Em virtude das chuvas, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano têm realizado serviços em várias vias públicas da cidade, para evitar alagamentos e possíveis transtornos à população. “Nossa equipe está atenta para executar os serviços de desobstrução de redes de esgoto e canais de macrodrenagem, nas vias que apresentarem mais urgência”, assegura o secretário José Pinheiro. Segundo ele, os serviços estão concentrados no centro da cidade, no bairro Gabriela e conjunto Feira X. As equipes já atuaram também no conjunto Feira VII e bairros Panorama e Sobradinho.

Bote Fé convoca juventude católica

A comunidade católica de Feira de Santana já está mobilizada para o maior evento católico do mundo, o “Bote Fé”, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de dezembro. O evento é um conjunto de ações que une a comunidade em volta da visita da Cruz Peregrina e do Ícone da imagem de Nossa Senhora. O “Bote Fé” tem como propósito convocar os jovens para a Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no estado do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira (21/10/2011), representantes da Arquidiocese de Feira de Santana estiveram reunidos com o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio, para discutir os detalhes do encontro. “A Jornada Mundial, que será realizada no Brasil no ano de 2013, irá reunir mais de 5 milhões de jovens de 193 países. E o Bote Fé tem a missão de convidar os jovens de todas as paróquias de todo Brasil para estarem presentes. Estes eventos tem uma grande relevância social e religiosa, uma vez que reúne pessoas de todas as partes para orar por um mundo melhor e louvar a Jesus”, destaca padre Carlos Sávio.

De acordo com padre Pedro Junior, a programação do Bote Fé será composta por celebrações, momentos de oração e shows musicais. “A programação está quase pronta. A Cruz e a Imagem chegam à cidade no dia 23 e serão recebidas na Igreja dos Capuchinhos, seguindo para um bairro com altos índices de homicídios envolvendo jovens. Este ato tem como objetivo sensibilizar à população para a necessidade de paz e amor”, informa. Durante o encontro, haverá shows com as bandas Anjos de Resgate, Gênesis e Flavinho da Canção Nova.

Comitê Feirense pelo Desarmamento

A proposta da Campanha Nacional pela Entrega Voluntária de Armas e Munição será levada às ruas, praças, órgãos públicos, escolas, faculdades e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A campanha vai ser fortalecida através de um plano de ação elaborado pelo Comitê Feirense pelo Desarmamento, implantado na manhã desta sexta-feira (21/10/2011), no 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM). De acordo com o tenente coronel da Polícia Militar e presidente do comitê, Martinho Antônio Nunes, esta medida será tomada porque a campanha vem gerando excelentes resultados. “Já recebemos mais de 800 armas em pouco mais de um ano de campanha. O comitê é peça importantíssima porque representa a estrutura que suporta a campanha”, declara.

Composto por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal, órgãos públicos, entidades filantrópicas e associações, o comitê traz idéias, ações e todo o trabalho de retro alimentação da campanha, conforme o tenente coronel. Ele considera que o grupo dará ainda mais vigor à campanha. O coordenador regional do Comitê, Clóves Nunes, ressalta que o número de armas arrecadadas (829) demonstra o interesse da população em de desarmar. “Só neste ano o número de homicídios caiu 18% em relação ao ano passado. Isso é um ponto muito positivo”, pontua.

Famílias removidas para local seguro

A Prefeitura Municipal vai garantir assistência para as famílias desabrigadas pelas fortes chuvas que caem na cidade desde a última terça-feira (18/10/20117). A Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), através da Defesa Civil, fará a remoção de duas famílias residentes na 1ª travessa Rondônia, localizada no bairro Queimadinha, e na rua J, situada no bairro Aviário, que tiveram suas casas invadidas pela água. Segundo o coordenador de Planejamento Operacional da Defesa Civil, Luiz Américo Soares, as famílias serão encaminhadas para um local seguro até que outras providências sejam tomadas. “As paredes das casas foram corroídas, correndo risco de desabamento, e os móveis foram molhados pela chuva”, afirma.

Luiz Américo informa que até a manhã desta sexta-feira (21/10/2011), mais de 50 ligações já foram registradas pelo órgão. “As denúncias sobre riscos de queda de árvores são encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente e as queixas sobre alagamentos em ruas são enviadas para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano para que os problemas sejam solucionados”, assegura. Conforme a coordenadora da Estação Climatológica e geógrafa, Rosângela Leal, a quantidade de chuva em Feira de Santana de terça-feira (17/10) até quinta-feira (21/10) foi de aproximadamente 50 milímetros. “Somente na terça-feira a média de chuva alcançou 30 milímetros, e foi considerado o dia mais chuvoso até o momento. As chuvas devem durar ainda por mais 48 horas”, ressalta.

Os serviços da Defesa Civil podem ser solicitados através dos números: (75) 3626-4314 ou 36364806. Para contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o telefone é 3226-2659. Em caso de risco de queda de árvores, a comunidade deve ligar para o Disk Verde (75) 3322-9306.

Esportistas têm apoio da Prefeitura

Uma delegação de 180 atletas irá representar Feira de Santana na disputa da 4ª zonal dos Jogos Abertos do Interior em Simões Filho, entre esta sexta-feira (21/10/2011) e domingo (23/10). A seletiva envolve as modalidades de atletismo, natação, xadrez, vôlei de praia, tênis de mesa, handebol e basquete. As equipes classificadas nesta fase vão disputar a final em Vitória da Conquista. Todos os competidores têm o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Eles dispõem de transporte gratuito, alimentação, roupa de passeio, vestuário para competição e alimentação, além de pagamento para os coordenadores e treinadores, e hospedagem para os coordenadores. Alguns esportistas viajaram na manhã desta sexta-feira. Os demais embarcam para Simões Filho à noite, em dois ônibus, duas vans e um carro de passeio. Para o técnico de Futsal, Daniel Fernandes, o apoio incentiva os jovens, o estimula a prática do esporte nas mais diversas modalidades. Esportista de voleibol, Osmar Mendes, afirma que se não fosse o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, as escolinhas não poderiam ser formadas. “Escola é disciplina e sempre traz bons resultados”, pontua.

Sesp trabalha na reurbanização de praças

Os trabalhos de reurbanização na Praça Duque de Caxias, situada no cruzamento da rua Senador Quintino com a avenida Senhor dos Passos, e na Praça Sítio Novo estão em fase de conclusão. O equipamentos já receberam a implantação do moderno sistema de iluminação pública e a instalação de quiosque. O prefeito Tarcízio Pimenta, juntamente com os secretários municipais de Serviços Públicos, Luiz Araújo, e Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, inspecionou os trabalhos no espaço do bairro Sítio Novo, na manhã desta sexta-feira (21/10/2011). Segundo ele, os equipamentos serão entregues à comunidade em 15 dias.

“Os trabalhos de recuperação das praças estão em fase de conclusão. Dentro em breve os cidadãos contarão com modernos espaços de lazer e diversão com internet gratuita, iluminação eficientizada, parque infantil, projeto moderno de paisagismo. Serão locais agradáveis”, afirma Tarcízio Pimenta.Os equipamentos já receberam o plantio de mudas de árvores, palmeiras, gramas e herbáceas. “A chuva está contribuído para que o trabalho seja realizado com sucesso. Quando o projeto paisagístico estiver completo, o espaço ficará muito mais bonito”, destaca Jurandir Borges, diretor do Departamento de Áreas Verdes.

O secretario Luiz Araújo, por sua vez, observa que “o novo sistema de iluminação vai proporcionar maior segurança e conforto para a comunidade que há muito tempo esperava pela reforma”. As intervenções estão sendo realizadas pela Sesp, através dos departamentos de Iluminação Pública e Áreas Verdes. Na Praça Duque de Caxias, a equipe de manutenção elétrica realizou a troca de um braço de iluminação de três metros por 10 braços ornamentais com potência maior. “Foram instalados ainda duas torres com quatro luminárias e cinco torres com duas luminárias, totalizando sete torres”, destaca Silvio Moreira, diretor de Iluminação Pública.

O aposentado Reginaldo de Souza afirma está surpreso com as obras na Praça Sitio Novo.“Estou muito feliz com as ações de recuperação do espaço, logo em breve vamos desfrutar de mais uma praça nova e segura”, pontua. 829 armas recolhidas em Campanha As ações em prol da segurança pública desenvolvidas em Feira de Santana contam com um importante aliado. A Campanha do Desarmamento, implantada desde 2010, já recolheu neste ano 829 armas de fogo. Nesta sexta-feira, às 08h30, membros do Comitê Feirense pelo Desarmamento estarão reunidos no auditório do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para apresentação do balanço da Campanha e discussão de novas ações.

De acordo com o coordenador regional do Comitê e coordenador da Ong MovPaz, Clóvis Nunes, a Campanha tem contribuído para a redução dos índices de homicídios no Município. “O número de homicídios praticados em Feira de Santana neste ano caiu 18% com relação ao mesmo período do ano passado. Na última terça-feira, a campanha bateu recorde com a arrecadação de 63 armas em um único dia. Já distribuímos 600 cópias do Estatuto do Desarmamento. Esta é a prova de que a Campana está alcançando seus objetivos”, destaca.

A Campanha do Desarmamento é dividida em três eixos: primeiro por meio da divulgação e distribuição do estatuto em escolas, empresas, bairros, dentre outros. Em segundo, a retirada da arma da mão do infrator através de blitz realizadas pela Polícia Militar. E por fim, a entrega voluntária da arma nos pontos de coletas instalados em bairros e na Casa da Paz.

Sábado é dia de vacinar cães e gatos

Mais de 70 mil cães e gatos da sede e zona rural de Feira de Santana deverão ser vacinados contra a raiva animal, no período de 21 de outubro a 23 de novembro. Neste sábado (22/10/2011), várias localidades já começam a receber as equipes volantes que irão atuar na campanha de vacinação. Nos locais onde há postos do Programa de Saúde da Família (PSF) será utilizado, além do carro volante, a estrutura das unidades.

As primeiras localidades a serem contempladas com a campanha de vacinação antirrábica serão Mantiba, Santa Rita/ Pindoba (Alto do Papagaio), Rosário, Sim, Santo Antônio dos Prazeres, Parque Lagoa Subaé, Parque João Martins, Fulô, Terra Dura e Limoeiro. Estão incluídos também na relação os distritos de Jaíba e Humildes. A vacinação acontecerá das 8 às 17 horas. Já no dia 5 de novembro, a ação estará concentrada nos distritos de Jaguara, Bonfim de Feira, João Durval Carneiro (Ipuaçu), Maria Quitéria, Matinha e Tiquaruçu. Na mesma data, a vacinação também ocorrerá nas localidades de Galhardo, Pé de Serra, Alecrim Miúdo e São Cristovão. No Dia D da campanha, 19 de novembro, cem postos de vacinação estarão funcionando na zona urbana, instalados em escolas municipais e estaduais, associações de moradores, PSFs e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mirza Carvalho, a meta do município é vacinar 74 mil cães e gatos.

“O município não registra casos de raiva animal desde 2004e casos de raiva humana desde 2001. É preciso a participação da população, levando os seus animais para serem vacinados todos os anos, para que essa marca possa ser mantida”, destaca. Mirza Carvalho enfatiza, ainda, sobre a gravidade da raiva e a importância da vacinação. “Se umapessoa adquirir raiva, ela vem a óbito. Não há cura para raiva. É uma obrigação do dono do animal ter essa responsabilidade perante o animal e principalmente perante sua família, já que o animal pode desenvolver uma zoonose”, alerta, acrescentando que “a vacina é direcionada aos animais com idade superior a dois meses”. O Centro de Zoonoses funcionará como posto fixo de vacinação durante o período da campanha, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Nesta sexta-feira (21/10/2011), o órgão já estará realizando a vacinação. Para maiores informações, o CCZ atende pelo telefone 3614-3613.

Cavalgada em Boa Vista no final de semana

A 4ª edição da Cavalgada de Boa Vista, no distrito de Tiquaruçu, será realizada neste sábado (22/10/2011) e domingo (23/10/2011). Além de shows dançantes, o evento contará com a tradicional Missa do Vaqueiro e cavalgada. A expectativa do organizador da festa, Edmilson Borges, é que cerca de 2 mil pessoas participem dos festejos.

No primeiro dia do evento, haverá apresentação de quatro grupos musicais e, no domingo, a programação começa com a cavalgada às 11h. Os vaqueiros vão se reunir em frente à Igreja Senhor do Bonfim, de onde seguem para o Km 13 e retornam para a comunidade de Boa Vista. Serão premiados o cavaleiro mais novo e cavaleiro mais velho, melhor amazona e amazona mais nova, grupo mais organizado, cavalo mais bonito e cavaleiro mais distante com carneiros e troféus. A missa vai ser celebrada pelo padre Luiz Carlos às 13h30 e, após a cerimônia religiosa, acontece o tradicional leilão com brindes doados pela comunidade. No mesmo dia o público vai se divertir ao som de mais quatro bandas. Os nomes das atrações serão definidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Segundo o organizador do evento, a festa ganhou bastante notoriedade após obter o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

“Hoje temos uma estrutura adequada para nossa festa e passamos a receber um grande público todos os anos. Também há a presença de vários barraqueiros de outros lugares comercializando bebida e comida”, declara Borges. Ele acrescenta que a festa conta com participantes de Salvador, Serrinha, Araci, Santanápolis, Irará e Riachão do Jacuipe, além dos distritos. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através das Secretarias Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT), Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), Serviços Públicos (Sesp), Saúde (SMS), e Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114864 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.