Exposição na Biblioteca Nacional celebra os 500 anos do precursor da história da arte, Giorgio Vasari

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Reconhecido mundialmente como o primeiro historiador da arte, o italiano Giorgio Vasari, que nasceu em 1511 e morreu em 1574, é tema de uma exposição na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. A mostraGiorgio Vasari e a Invenção do Artista Moderno celebra os 500 anos do pintor e arquiteto e faz parte do calendário de atividades do Momento Itália no Brasil.

Incentivador de Michelangelo e outros artistas no renascentismo, Vasari fez o projeto arquitetônico da Galleria degli Uffizi, hoje sede do principal museu de Florença. Também foi o autor das pinturas que decoram o Palazzo Vecchio, sede do governo da cidade italiana, onde fundou em 1563 a primeira academia de belas artes.

Estão expostas 110 peças de Vasari que integram o acervo da Biblioteca Nacional, entre elas três edições de Vida dos Mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos. Lançada em 1550, a obra é considerada o livro fundador da historiografia artística.

“Até hoje, esse livro é referência nos estudos sobre a arte do renascimento. Sem ele, a ideia sobre esse período teria contornos diferentes e outros protagonistas”, destaca a curadora Elisa Byington.

Outros destaques da mostra são as reproduções de gravuras como Laocoonte, de Pierre Perret, que trata do episódio da mitologia relatado na Ilíada de Homero e na Eneida de Virgilio. Para o presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, a exposição reforça a qualidade do acervo da instituição, detentora de obras raras existentes só nos maiores museus do mundo.

“Vamos investir cada vez mais em exposições desse porte para apresentar o imenso material histórico que está à disposição dos brasileiros”, ressalta.

Com entrada franca, a exposição Giorgio Vasari e a Invenção do Artista Moderno fica aberta ao público até 11 de dezembro de 2011 no Espaço Cultural Eliseu Visconti, com acesso pelo jardim da Biblioteca Nacional (Rua México, s/n, centro). O período de visitação é de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados, das 10h às 17h, e aos domingos, das 12h às 17h.

*Com informações: Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114949 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.