Em Salvador, Conferência Jaime Wright 2011 vai discutir Direitos Humanos e Inclusão Digital

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Evento é gratuito e acontece na Faculdade 2 de Julho, entre 25 e 27 de outubro.

Acontece entre os dias 25 e 27 de outubro (2011) a sétima edição da Conferência e Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos. O evento, realizado anualmente pela Faculdade 2 de Julho, tem entrada franca, com inscrições no local, e neste ano aborda “Direitos Humanos e Inclusão Digital na Sociedade do Conhecimento”.

“A Conferência e o Prêmio Jaime Wright foram instituídos pelo Conselho de Curadores da Fundação 2 de Julho, com o objetivo de criar um fórum de debates gratuito e aberto ao público, envolvendo pessoas de todo o país, e de outras nacionalidades, comprometidas com a criação de uma sociedade fundamentada na solidariedade e na paz”, explica o professor Josué Mello, diretor do Colégio e da Faculdade 2 de Julho.

O evento reúne estudantes, professores, líderes comunitários, agentes de movimentos sociais, autoridades, imprensa e sociedade em geral. Entre as novidades deste ano estão a realização da Semana de Inclusão Digital (de 24 a 28 de outubro, das 15 às 17 horas), com oficinas gratuitas para os moradores do Garcia e adjacências, e a realização de um concurso para os estudantes do Colégio e da Faculdade 2 de Julho, que premiará as melhores redações e artigos sobre o tema dos Direitos Humanos.

A programação inclui palestra sobre “Direitos Humanos e Inclusão Digital na Sociedade do Conhecimento”, a ser conduzida pelo professor Marcos Silva Palácios; “Direito e Ética nas Redes Sociais”, ministrada pelo advogado João Glicério de Oliveira Filho; “Acessibilidade e Inclusão Digital: Um direito de todos!”, feita pela publicitária Tereza Cristina Barretto dos Santos; e “Os desafios da educação no novo mundo digital”, realizada pelo professor Penildon Silva Filho.

No encerramento, ocorre a outorga do Prêmio Jaime Wright 2011, que é conferido a pessoa e entidade que mereçam destaque por terem contribuído significativamente para a sociedade brasileira na promoção e defesa de uma Cultura de Paz e de Direitos Humanos. Os contemplados deste ano são o jornalista Ivan Moraes (na categoria pessoa física), por sua trajetória na luta pelo direito à comunicação e sua atuação como voluntário na África; e a SaferNet Brasi (na categoria entidade), associação fundada por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito que desenvolvem pesquisas e projetos sociais para o combate à pornografia infantil na Internet brasileira.

A menção honrosa vai para o programa Usina Digital, o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Nordeste, instalado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A unidade integra o Programa Nacional Computadores para a Inclusão, resultante de uma parceria entre a União, através do Ministério do Planejamento, e da OSCIP PANGEA – Centro de Estudos Socioambientais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.