Em Salvador, Circuito Ciência Móvel vai estar nesta terça-feira no Nordeste de Amaralina

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Jovens do Calabar foram os primeiros a entrar em contato com o universo da ciência

Começou movimentada a Semana de Ciência e Tecnologia, que será realizada até o dia 23 de outubro, em Salvador. Jovens e estudantes do bairro do Calabar tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o universo científico nesta segunda-feira, 17, durante a visita aos ônibus da Fiocruz e Uneb. Os veículos foram à comunidade levar noções de higiene, informações sobre as principais doenças que afetam a população e conhecimento lógico e matemático. Nesta terça-feira, dia 18, a visita será ao Nordeste de Amaralina, em frente ao Colégio Estadual Carlos Santana II (veja a programação completa abaixo).

Os ônibus possuem laboratórios adaptados para a realização de atividades de divulgação científica monitoradas. Eles fazem parte dos programas Ciência na Estrada, da Fiocruz, e Ciência Móvel, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Após visitar o ônibus da Fiocruz, a estudante Vitória Santos, de 13 anos, disse que aprendeu, com os monitores, sobre higiene, como lavar as mãos e sobre algumas doenças, como a dengue. “Vou ter mais cuidado agora para não deixar água parada em casa”, disse.

O pesquisador Marcos Vannier, da Fiocruz, destaca que essa iniciativa é uma forma de levar saúde pública, ajudando a população a se proteger das doenças endêmicas. “A Fiocruz não produz só vacina, mas leva conhecimento útil para a comunidade”, destacou, lembrando que hábitos simples, como lavar bem as mãos antes das refeições pode reduzir em até 50% a incidência de diarreia.

O líder comunitário Gilson Magalhães, 40 anos, mais conhecido no Calabar como Ciba, elogiou a iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, UNEB e Fiocruz de levar esse tipo de serviço para a comunidade. “São ensinamentos para a vida toda e tenho certeza que vai ser muito útil para todos”.

Com o tema ‘Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos’, a SNCT na Bahia, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, terá o Circuito Ciências no Shopping Iguatemi, o Circuito Universidades e vídeo-aulas nas escolas públicas.

O programa Ciência na Estrada: Educação e Cidadania visa, entre outras coisas, a ampliação dos conhecimentos dos jovens sobre os microorganimos causadores de doenças e estimular o gosto pela ciência. Os ônibus foram financiados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e FAPESB e percorrem os municípios baianos divulgando informações básicas como princípios de higiene – lavar as mãos, beber água filtrada ou fervida – que permitam à população se proteger de parasitoses e infecções.

Já o ônibus Ciência Móvel, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), tem a proposta de levar sobre rodas o Museu de Ciência e Tecnologia Itinerante, com um acervo de física, biologia e raciocínio lógico-matemático. Tem bússola, lente cilíndrica, equipamentos que produzem ilusão de ótica, entre outros que encantam e divertem a garotada.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, destaca que a intenção da Secti é levar o conhecimento para o maior número de pessoas e que esses ônibus ajudam nesse propósito. “Nossa intenção é que a semana de ciência e tecnologia seja o ano todo, sobretudo nas escolas”, diz o secretário.

Serviço:

Circuito Ciência Móvel – Os ônibus Ciência na Estrada da FIOCRUZ e Ciência Móvel da UNEB percorrerão os bairros da Paz e Nordeste de Amaralina levando experimentos e ações aos menos assistidos, atuando na popularização da Ciência.

Dia 18/10 – Bairro Nordeste Amaralina – Atendimento das 8:30h às 17h

Dia 19/10 – Bairro Nordeste Amaralina – Atendimento das 13:30h as 20h

LOCAL: Beco da Cultura, Rua Bamboche, Nordeste de Amaralina – Salvador/BA (os dois ônibus em frente ao Colégio Estadual Carlos Santana II)

Dia 20/10 – Bairro da Paz- Atendimento das 13:30h as 20h

Dia 21/10 – Bairro da Paz – Atendimento das 8:30h as 17h

LOCAL: Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos – Rua da Resistência, s/n – Bairro da Paz – Salvador/BA (os dois ônibus no estacionamento do colégio)

Circuito Ciências – O evento acontecerá nas praças e alamedas do Shopping Iguatemi. Será montada uma estrutura dividida em 6 etapas, criando um caminho a ser percorrido pelos visitantes de forma a facilitar apropriação de cada conteúdo exposto.

Circuito Universidades – composto por palestras ligadas aos temas estratégicos de ciência, tecnologia e inovação, o circuito trará para a Bahia doutores e pesquisadores para debater os temas: Pesquisa Interdisciplinar na Bahia (Reitoria da UFBA, dia 17, às 18h30); Biotecnologia e Saúde (Auditório da Fiocruz, dia 18, às 18h30); Gestão e Engenharia do Conhecimento: Inovação do Setor Produtivo (Auditório do CIMATEC 1, dia 19, às 18h30); Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos (Auditório do PAF 3 – UFBA, dia 20, às 18h30) e Ciência Aplicada: Simulações Computacionais (Auditório da UNEB, dia 21, às 18h30).

Circuito Virtual – composto de vídeo aulas e planos de aula distribuídos para as escolas públicas, privadas e instituições de ensino. As aulas abordam temas como: A Ciência do Clima, Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Catástrofes e Desastres.

Sobre Carlos Augusto 9705 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).