Dilma Rousseff diz que União não cederá mais sobre royalties e pede acordo entre estados

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse hoje que o governo não vai ceder mais sobre sua parte nos royalties do petróleo do pré-sal e defendeu que cabe agora aos estados e municípios chegarem a um acordo sobre a distribuição dos recursos.

“Nós chegamos até um determinado ponto. Agora, mais do que daquele determinado ponto, nós não vamos passar. Acreditamos que todo o mundo tem que fazer a sua parte. Nós fomos capazes de abrir mão de algo próximo a R$ 2 bilhões. Acreditamos que cada um [estados e municípios] tem que abrir mão de parte de alguma coisa”, disse a presidenta, após anunciar, em Porto Alegre, investimentos do governo federal em obras de mobilidade urbana.

Dilma disse que o governo não quer divergências entre os estados. “A União está querendo funcionar nessa discussão como solução e não como problema, por isso abrimos mão de recursos. A posição da União tem a ver com a construção de um acordo. A gente sempre considera que é melhor do que uma briga”.

A votação da nova Lei dos Royalties deve ocorrer na próxima semana no Plenário do Senado. Houve um acordo para evitar a apreciação ao veto da chamada Emenda Ibsen, que prevê a distribuição igualitária dos recursos entre todos os entes federativos. Os estados produtores de petróleo têm reclamado da perda de recursos por causa da distribuição dos royalties aos estados não produtores na partilha.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123249 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.