Dia das Crianças no Creas Lagoa Grande começa nesta quarta-feira (05/10), com realização de bazar. Confira outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Elaborar políticas públicas eficazes voltadas para os direitos da criança e do adolescente. Este é o principal foco da VIII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que acontece no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, situado na rua Deraldo Alves Costa, 171, Baraúnas.

O evento começou na segunda-feira (03/10/2010) e termina nesta terça-feira (04/10/2010) com a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Neste ano o tema do encontro é “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na Bahia”.

Para a diretora do Departamento de Atividades Culturais, Luluda Barreto, a iniciativa é importante para fortalecer as políticas públicas referentes também à cultura. “Diversas atividades culturais foram desenvolvidas durante o encontro. Hoje tivemos apresentações de coreografia com as crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nos bairros onde o programa é desenvolvido”, destaca.

Paulo Henrique Oliveira, 20 anos, que é membro do Parlamento Juvenil, diz que o evento é uma ótima oportunidade para discutir melhorias para o jovem. “Está sendo ótimo participar do encontro com outros jovens e discutir assuntos pertinentes ao nosso universo”, afirma.

Já a estudante Patrícia de Jesus observa que o jovem tem que ocupar seu espaço na sociedade. “A conferência serve para estimular os jovens a exercerem sua cidadania, além de conhecer e exigir seus direitos”, ressalta.

Participam do evento, crianças e jovens membros do Parlamento Juvenil, Casa de Atendimento Sócio Educativa Juiz de Melo Matos, Centro de Recuperação Crer, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além de estudantes da rede municipal e estadual.

Curso de capacitação para técnicos de enfermagem

Motoristas e técnicos de enfermagem que atuam nas ambulâncias prestando assistência às comunidades dos distritos estão sendo capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Enfermagem. O Curso de Urgência e Emergência acontece nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5), no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a enfermeira e coordenadora de eventos da Divisão de Enfermagem, Andréa Borges, um grupo formado por aproximadamente 40 pessoas foi convidado a participar do curso.

“A capacitação visa preparar a equipe em urgência e emergência, pois cada chamado traz uma exigência. O profissional, portanto, deve estar preparado para lidar com várias situações e precisa dominar as técnicas do suporte básico de vida”, salienta.

Segundo Andréa Borges, o curso é ministrado pela equipe de treinamento do Samu. “A abordagem é dividida em dois momentos: teoria e prática. Como o foco do curso está voltado ao atendimento emergencial, 90% da abordagem estará concentrada na parte prática”, enfatiza.

Os técnicos de enfermagem que atuam nas unidades dos Programas de Saúde da Família (PSF) localizadas nos distritos também foram convidados a participar da capacitação, realizada a cada seis meses. Atualmente sete ambulâncias dão assistência aos distritos.

ViaMed gera 200 empregos em Humildes

Considerada uma das referências na região nordeste na produção de peças para eletrodomésticos e material cirúrgico, a fábrica da ViaMed instalada no distrito de Humildes, as margens da BR-101, tem gerado cerca de 200 empregos diretos. De acordo com o empresário Paulino Prado de Andrade, a perspectiva é ampliar a produção dentro em breve.

A unidade recebeu a visita do prefeito Tarcízio Pimenta e do secretário extraordinário de assuntos interinstitucionais, Nivaldo Vieira, na manhã desta terça-feira (4). Na oportunidade, Paulino destacou que a empresa busca valorizar e capacitar a mão de obra da região.

“Todos os nossos funcionários são do distrito de Humildes. Aqui na empresa eles são treinados e capacitados. E a qualidade do material que produzimos tem sido reconhecida pelo mercado. Hoje temos como clientes as principais empresas do ramo no país. A meta é crescer cada vez mais”, observa.

Ele informa ainda que o crescimento da ViaMed em Feira de Santana tem atraído outras empresas para a região. “A cidade tem uma localização muito estratégica, o que é muito bom para determinados segmentos. A nossa matéria-prima, por exemplo, é trazida do Pólo Petroquímico de Camaçari”, explica.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância da pujança do setor industrial para o desenvolvimento da cidade. “Essa fábrica gera emprego para mais de 200 mães e pais de família de Humildes e isso é sem dúvidas uma importante contribuição para o desenvolvimento da região”, avalia.

PSF da Pampalona começa a ser reformado

Os moradores do bairro Pampalona acompanharam na manhã desta terça-feira (4) o início das obras de reforma da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Carlito Guimarães Oliveira, situado na Travessa Santo Antônio. O serviço foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

Para os usuários da unidade, a reforma da estrutura possibilitará mais conforto no atendimento. “Este PSF é muito importante para todos nós. Como nosso bairro fica afastado dos principais hospitais, esta unidade de saúde acaba sendo a nossa alternativa para atendimento médico. A reforma irá beneficiar todos os moradores”, avalia a pedagoga Juliana Lima.

O PSF foi inaugurado em 2008 e desde então nunca passou por reforma. As intervenções consistem na pintura do imóvel e recuperação de todas as salas de atendimento. A unidade de saúde atende uma média de 80 pessoas por dia. No local são oferecidos serviços de enfermagem, atendimento com médico clínico geral e odontologia.

Ao autorizar a obra, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou as intervenções que vem sendo feitas naquela região da cidade. “O bairro Pampalona tem sido contemplado com várias obras, como pavimentação de ruas, urbanização de vias, reforma do PSF, e vamos atender a outras solicitações da comunidade”, destacou o prefeito. Na oportunidade ele visitou o trecho da rua Aeroporto no bairro, que receberá pavimentação asfáltica.

Também acompanharam o início das obras o vereador David Neto, o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, a diretora da Rede Própria de Saúde do Município, Gilberte Lucas, além dos moradores e lideranças locais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109993 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]