Desertificação foi tema da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UEFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Dados sobre as mudanças climáticas e a desertificação em todo o mundo foram apresentados na tarde desta segunda-feira (17/10/2011), na Universidade Estadual de Feira de Santana, durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do 15º Seminário de Iniciação Científica da Uefs.

Segundo a palestrante da tarde, a professora do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Jocimara Souza Britto Lobão, doutora em Geografia, os relatórios divulgados pelo Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas confirmam o aquecimento global. Durante o século 20, a temperatura da Terra aumentou entre 0,6 e 2 graus Celsius.

O aquecimento global, de acordo com a professora, tem provocado impactos ambientais como derretimentos de geleiras, mudanças nos processos biológicos e eventos extremos como seca, enchentes, furacões, ondas de calor e de frio.

Sobre a desertificação, Jocimara Lobão explica que em diversas situações o fenômeno é provocado pela ação do homem. Isto se dá em função de atividades desenvolvidas sem critérios nos setores industrial, agrícola e extrativista, associadas às queimadas e ao desmatamento. Dentre as consequências estão a redução da produção de alimentos e aumento da pobreza.

A Semana de Ciência e Tecnologia prossegue nesta terça-feira com apresentações de resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes da Uefs dentro da programação do Seminário de Iniciação Científica. Estão previstas visitas de estudantes de escolas públicas e privadas a laboratórios e exposições montadas no canteiro central do campus e na Praça do Engenho e da Arte, localizada no módulo 3.

Confira a programação no portal www.uefs.br, seção Notícias.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.