Deputado federal Emiliano José critica proposição que cria estado do Oeste da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) criticou, em Brasília, a proposição que prevê a criação do Estado do Oeste da Bahia. Além do parlamentar, os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Valmir Assunção (PT-BA) e Geraldo Simões (PT-BA) também integraram a lista dos que acham a ideia uma “ironia com os destinos da Bahia”.

Para Emiliano José, chega a parecer uma “brincadeira” pensar em dividir um estado que garantiu, no passado, a independência do Brasil e que é hoje, sob a gestão do governo Wagner, exemplo de superação e de consolidação de políticas públicas. “Estamos mudando a Bahia, unificando a Bahia cada vez mais, e não se justifica que queiramos agora separar o oeste do resto do estado”, defendeu o deputado.

Emiliano lembrou ainda que em meados dos anos 80, também se tentou criar um estado independente, o Estado de Santa Cruz. No entanto, naquela época, sob a administração do então governador Waldir Pires foi feita uma marcante campanha chamada de A Bahia não se divide. Resultado: a Bahia permaneceu unida.

O parlamentar destacou ainda que a divisão do estado baiano não deve significar dividendos políticos, já que a região oeste vem recebendo investimentos muito fortes do governo federal, por meio dos governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, além dos recursos oriundos do governo do estado, sejam na área de infraestrutura, ou investimentos na área de educação, com a criação da Universidade do Oeste, que terá unidades em Luís Eduardo Magalhães, campus em Barra, campus em bom Jesus da Lapa.

“Queremos insistir que vamos iniciar uma campanha ampla na Bahia, destinada a manter a unidade do povo baiano em torno das fronteiras que conquistamos com tanta força, com tanto vigor”, afirmou o deputado. Afinal, é o povo baiano quem ganha com um estado, cuja face mais generosa vai sendo desenhada pelo governador Jaques Wagner.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110905 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]