
O deputado federal Emiliano José participa nesta terça-feira (25/10/2011), na cidade de Montevidéu, Uruguai, da Conferência Regional Mercosul Social: fortalecimento institucional, planejamento estratégico (ESAP) e Projetos Regionais. O encontro tem como objetivo aprofundar o debate sobre as políticas sociais adotadas pelos países que integram o bloco regional. Único deputado da Bahia a integrar o Parlamento do Mercosul – o PARLASUL, Emiliano José representará a comissão brasileira do Parlamento no encontro.
A Conferência prevê, ainda, a apresentação de projetos voltados à área de desenvolvimento social por representantes de entidades sociais e especialistas de diferentes países. O Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil será representado por sua assessoria internacional, que falará sobre as políticas públicas brasileiras para o desenvolvimento social e redução da pobreza.
Para o deputado, esta é uma oportunidade de comparar as políticas públicas sociais adotadas por países do Sul e aquelas assumidas pelos EUA e países da Europa, que enfrentam hoje uma das piores crises do capitalismo. Na opinião de Emiliano José, as políticas de distribuição de renda e desenvolvimento econômico adotadas pelos governos Lula e Dilma mostram que o Brasil, assim como outros governos progressistas do Mercosul acertam no enfrentamento da crise econômica. “Em um continente marcado por grandes desigualdades sociais precisamos destacar o papel desempenhado pelo nosso país, com programas como o de erradicação da pobreza, por exemplo”.
O Plano de Erradicação da Pobreza Extrema lançado pelo governo federal este ano prevê a universalização do acesso aos programas de transferência de renda; ampliação e qualificação dos serviços públicos; e a chamada inclusão produtiva, para capacitação de mão de obra. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o plano contemplará 1,5 milhão de famílias brasileiras que não têm acesso ao Programa Bolsa Família.
Os resultados da Conferência serão, ainda, reunidos e irão subsidiar reuniões da Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais – grupo criado pelos presidentes do Mercosul para promover a inclusão social e garantir melhores condições de vida para o seu povo. Emiliano José foi indicado em junho deste ano como titular do Partido dos Trabalhadores na Comissão Mista de Representação Brasileira no PARLASUL, formada por 37 membros.