Deputado Emiliano José representa o Brasil em Conferência Social de Montevidéu

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Emiliano José é suplente de deputado federal, jornalista, professor e escritor.
Emiliano José é suplente de deputado federal, jornalista, professor e escritor.

O deputado federal Emiliano José participa nesta terça-feira (25/10/2011), na cidade de Montevidéu, Uruguai, da Conferência Regional Mercosul Social: fortalecimento institucional, planejamento estratégico (ESAP) e Projetos Regionais. O encontro tem como objetivo aprofundar o debate sobre as políticas sociais adotadas pelos países que integram o bloco regional. Único deputado da Bahia a integrar o Parlamento do Mercosul – o PARLASUL, Emiliano José representará a comissão brasileira do Parlamento no encontro.

A Conferência prevê, ainda, a apresentação de projetos voltados à área de desenvolvimento social por representantes de entidades sociais e especialistas de diferentes países. O Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil será representado por sua assessoria internacional, que falará sobre as políticas públicas brasileiras para o desenvolvimento social e redução da pobreza.

Para o deputado, esta é uma oportunidade de comparar as políticas públicas sociais adotadas por países do Sul e aquelas assumidas pelos EUA e países da Europa, que enfrentam hoje uma das piores crises do capitalismo. Na opinião de Emiliano José, as políticas de distribuição de renda e desenvolvimento econômico adotadas pelos governos Lula e Dilma mostram que o Brasil, assim como outros governos progressistas do Mercosul acertam no enfrentamento da crise econômica. “Em um continente marcado por grandes desigualdades sociais precisamos destacar o papel desempenhado pelo nosso país, com programas como o de erradicação da pobreza, por exemplo”.

O Plano de Erradicação da Pobreza Extrema lançado pelo governo federal este ano prevê a universalização do acesso aos programas de transferência de renda; ampliação e qualificação dos serviços públicos; e a chamada inclusão produtiva, para capacitação de mão de obra. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o plano contemplará 1,5 milhão de famílias brasileiras que não têm acesso ao Programa Bolsa Família.

Os resultados da Conferência serão, ainda, reunidos e irão subsidiar reuniões da Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais – grupo criado pelos presidentes do Mercosul para promover a inclusão social e garantir melhores condições de vida para o seu povo. Emiliano José foi indicado em junho deste ano como titular do Partido dos Trabalhadores na Comissão Mista de Representação Brasileira no PARLASUL, formada por 37 membros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121833 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.