Deputada Vânia Galvão denuncia: Salvador ainda não implantou as 138 creches disponíveis no PAC II

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em sessão especial realizada ontem (18/10/2011), pela vereadora Vânia Galvão (PT), em alusão ao Dia Mundial da Alimentação (16), foi apresentando o resultado parcial de uma pesquisa, realizada pela professora Liane Monteiro, da Comissão de Educação do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-BA), sobre educação infantil em Salvador no contexto da segurança alimentar e nutricional e das condições sociais das famílias e das creches.

Para Vânia Galvão, a pesquisa revela a ausência do poder público no apoio às creches comunitárias. “Já está disponível, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), a implantação de 138 creches em Salvador. Mas, até o momento, não temos conhecimento de que o executivo municipal tenha tomado as providências cabíveis para construção dessas unidades”, destaca Vânia. Os dados disponíveis no site Pró-Infância, do Ministério da Educação (MEC), indicam ainda que estão disponíveis 41quadras poliesportivas para Salvador.

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Prefeitura de Salvador possui 73 creches mantidas pelo município e 155 creches comunitárias cadastradas no Conselho Municipal da Educação (CME). Dados do Censo 2010 revelam que existem 165.269 crianças de 0 a 4 anos, porém, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), o município de Salvador possui apenas 4137 crianças (2748 em tempo integral e 1389 em regime regular) matriculadas em 73 creches municipais. Ou seja, apenas 2,5% das crianças de 0 a 4 anos que vivem na cidade de Salvador estão matriculadas nas creches municipais. “Esses dados são extremamente preocupantes. É necessário que a Prefeitura assuma sua responsabilidade para com o cuidado e educação de nossas crianças”, reforça Vânia.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]