Curso online sobre infografia e visualização de dados será novamente oferecido em português

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Pensar de forma mais visual é indispensável para o futuro do jornalismo. Essa é a opinião do jornalista espanhol Alberto Cairo, que ministrará, entre 24 de outubro e 4 de dezembro de 2011, o curso online em português “Introdução à Infografia e Visualização de Dados para Jornalistas”, por meio da plataforma de ensino à distância do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. As inscrições poderão ser feitas até as 17h (horário de Austin, no Texas) de 12 de outubro por meio do seguinte link: http://knightcenter.utexas.edu/es/node/7560

É a terceira vez que o Centro Knight Center oferece o curso de Alberto Cairo em 2011 – a segunda em português. “Infelizmente, na primeira vez que oferecemos o curso em português, em julho, a demanda foi tão grande que pudemos aceitar apenas a metade dos interessados”, diz o professor Rosental Alves, diretor do Centro Knight. “Tomara que quem não conseguiu participar naquele momento se inscreva de novo e faça este excelente curso agora”.

O curso dura seis semanas e será inteiramente pela internet. Será cobrada uma taxa administrativa de 60 dólares.

Nas aulas, Alberto Cairo ensinará os jornalistas a utilizar os infográficos para comunicar e analisar informações. Não é preciso saber desenhar ou usar softwares complicados. “O importante é se educar para pensar de maneira mais visual, algo que está ao alcance de praticamente qualquer um. Essa mudança de mentalidade é fundamental para o futuro do jornalismo”, argumenta Cairo.

O curso é voltado para jornalistas sem experiência em design que desejam entender melhor como planejar coberturas com infográficos e para designers gráficos e artistas interessados em uma visão mais jornalística e funcional da infografia. O programa é dividido em módulos semanais, que incluem apresentações audiovisuais e links para recursos digitais. A cada semana, haverá exercícios e discussões, entre outras tarefas.

“Entendo que todos temos responsabilidades profissionais, mas, no mínimo, cada pessoa deve acessar a plataforma do curso nas manhãs de segunda, quando os pontos mais importantes do treinamento serão publicados”, orienta Cairo. Espera-se que o aluno dedique entre 10 e 20 horas semanais ao curso.

Além de comandar o departamento de Infografia da revista brasileira Época, Cairo foi professor do programa Master em Jornalismo, no Brasil, e da Universitat Oberta de Catalunya, na Espanha. Também lecionou na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, assim como na Universidade Carlos III, em Madrid. Entre 2000 e 2005, atuou como Diretor de Infografia Interativa do El Mundo, período em que o jornal espanhol ganhou muitos prêmios da Society of Newspaper Design (SND) e do Malofiej. Cairo escreve regularmente no blog Periodismo con Futuro, do El País, e é autor de dois livros sobre infografia.

“Alberto Cairo é um dos melhores jornalistas do mundo especializado em infografia”, afirma Alves. “Depois de conquistar reconhecimento na Espanha, mudou-se para os Estados Unidos e então para o Brasil. Ele foi um dos primeiros a entender a arte de utilizar infográficos digitais e interativos na narrativa jornalística”.

Para mais informações, veja a ficha de informações do curso.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado pelo professor Rosental Alves na Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin em agosto de 2002, graças a generosas doações da Fundação John S. e James L. Knight. O Centro Knight também recebe contribuições de outros doadores, incluindo as Fundações Open Society e a Universidade do Texas em Austin. O principal objetivo do Centro Knight é ajudar jornalistas da América Latina e do Caribe a elevar a qualidade do jornalismo em seus países.

*Com informações: Knight Center

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]